BMR relembra a cobertura da Jornada Mundial da Juventude - Blog Marcel Rofeal

Breaking

quinta-feira, 28 de julho de 2016

BMR relembra a cobertura da Jornada Mundial da Juventude

JMJ 2016 na Cracóvia começou nesta terça-feira e segue até domingo 

Especial, da Redação 

Fotos: Marcel Rofeal/BMR
Teve início na última segunda-feira (25), na Polônia, a XXXI Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O evento reúne milhões de jovens católicos de todo o mundo com o Papa Francisco em Cracóvia até o próximo domingo (31). Nesta quarta-feira (27), o sumo pontífice chegou à Polônia para participar do evento. A última JMJ havia sido realizada na cidade do Rio de Janeiro em 2013, oportunidade em que a reportagem do Blog Marcel Rofeal estava credenciada para a cobertura.

O início de uma nova Jornada, que neste ano tem como tema “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia” (Mt 5,7), nos faz recordar o trabalho de jornalismo desenvolvido durante a JMJ Rio 2013. Na época, o BMR acompanhou um grupo de cerca de 20 jovens peregrinos de Ribeirão Bonito a semana de evento. A peregrinação começou no dia 20 de julho, quando o grupo iniciou a viagem. A primeira parada foi no Santuário Nacional de Aparecida.

Já no Rio de Janeiro, o primeiro dia foi destinado ao turismo. O grupo também aproveitou para adaptar-se aos meios de transporte da Cidade Maravilhosa. Também no terceiro dia, houve passeio, como uma visita ao Cristo Redentor. Foi na segunda-feira (22) que o Papa Francisco chegou ao Brasil e neste dia, nossa reportagem acompanhou o primeiro contato do líder da Igreja Católica com os fiéis brasileiros no Centro do Rio, durante seu primeiro passeio de papamóvel por algumas ruas.

Há pouco mais de duas semanas, a reportagem do BMR voltou ao Rio de Janeiro para relembrar esses momentos que marcaram a nossa cobertura. Um dos pontos visitados foi o local exato em que nossas lentes registraram a primeira imagem do Papa em meio aos fiéis. Foi no corrimão, em frente à agência da Caixa na Avenida Rio Branco, que o jornalista Marcel Rofeal subiu e se manteve “agarrado” para filmar o momento. Hoje, apenas o VLT opera nesse trecho da via.

No 4° dia de peregrinação na JMJ Rio 2013, o grupo ribeirão-bonitense se dividiu. Parte visitou o Jardim Botânico, e outra esteve no Estádio do Maracanã, ainda em obras para a Copa do Mundo 2014. À noite, os jovens foram a Copacabana para a Missa de Abertura da Jornada com milhares de jovens de várias partes do país e do mundo. Só no 5° dia é que começaram as catequeses, por três dias consecutivos no período da manhã, e as atividades oficiais da programação da Jornada.

Um novo contato com o Papa Francisco ocorreu na noite do 6° dia, com a Cerimônia de Acolhida na Praia de Copacabana. No 7° dia, após visitas a exposições e eventos paralelos, o grupo voltou a Copacabana para acompanhar a Via Sacra, que também teve a presença do Papa. Os 8° e 9° dias foram marcados pelos eventos finais, transferidos de Guaratiba a Copacabana, como a Vigília e a Missa de Envio, ambos com o Papa. O grupo deixou o Rio de Janeiro logo após a Missa.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora