Bispo de São Carlos celebra 1ª Missa em Ribeirão Bonito - Blog Marcel Rofeal

Breaking

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Bispo de São Carlos celebra 1ª Missa em Ribeirão Bonito

Dom Paulo Cezar Costa conheceu os principais pontos do município 

Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito 

Fotos: Marcel Rofeal/BMR
Ao som dos sinos da Igreja Matriz e fogos, o bispo da Diocese de São Carlos, Dom Paulo Cezar Costa, iniciou sua primeira visita à Paróquia Senhor Bom Jesus da Cana Verde, de Ribeirão Bonito, na tarde do último dia 25 de agosto. Empossado no dia 6 do mês passado, o novo bispo percorreu vários pontos da cidade, visitou o distrito de Guarapiranga e celebrou uma Missa para dezenas de fiéis. Para Dom Paulo, a Igreja espera que os fiéis se doem com alegria ao serviço.

Pontualmente às 17h, Dom Paulo chegou à Matriz de Ribeirão Bonito e foi recebido pelo pároco padre João Francisco Trovilho Morales e pelo diácono Francileudo Gomes Oliveira de Lacerda. Diante do sacrário, o bispo fez uma oração pessoal por alguns instantes e seguiu para uma reunião privativa com o padre. O teor da conversa não foi divulgado. Logo depois, o bispo seguiu para uma recepção na Casa Paroquial e percorreu quase toda a cidade, passando pelos templos católicos.

Sua primeira visita foi ao Morro Bom Jesus, no Centro, onde visitou a Capela dedicada à Nossa Senhora Aparecida e pode observar melhor a cidade e as belezas do principal ponto turístico do município. Ainda no local, o bispo ouviu atentamente às informações sobre as obras de adequação e de escoamento das águas pluviais exigidas pelo Ministério Público Estadual e afirmou que a Paróquia pode contar com o apoio da Mitra Diocesana para estudar e solucionar o caso.

Já no distrito de Guarapiranga, que fica a 12 quilômetros de Ribeirão Bonito, Dom Paulo Cezar visitou a Igreja São João Batista, ouviu novas informações sobre a localidade, fez uma breve oração diante da gruta de Nossa Senhora de Lourdes e seguiu para o complexo que abriga a Casa Paroquial e secretaria e o Centro de Catequese. No Largo São João Batista, o bispo ainda conheceu o projeto de ampliação do Salão Paroquial e foi informado sobre as dificuldades locais.

De volta a Ribeirão Bonito, Dom Paulo Cezar percorreu as principais instalações da Igreja Católica no município, como o Salão Paroquial do Jardim São Paulo, a Igreja São José do Jardim Centenário e a Igreja São Francisco de Assis no conjunto de bairros das Malvinas. O percurso durou pouco mais de uma hora e foi concluído na Igreja Matriz, onde dezenas de fiéis já aguardavam o início da tão esperada primeira Missa do novo bispo da Diocese de São Carlos em Ribeirão Bonito.

Passava das 19h quando a celebração teve início. Filho de Ribeirão Bonito, o padre Danilo Rosa de Moraes, pároco do Santuário Nossa Senhora Aparecida de Bariri, fez a acolhida ao novo bispo logo no início da celebração. Dom Paulo Cezar, que foi recebido calorosamente com aplausos da assembleia, retribuiu as palavras do sacerdote com um abraço fraterno. Já o pároco apresentou ao bispo um breve relato histórico do município e a realidade da comunidade, religiosa e social.

Em sua homilia, o bispo comentou as leituras do dia e destacou a importância da dedicação ao serviço do Reino de Deus com alegria. Dom Paulo Cezar reafirmou a necessidade de que os fiéis se empenhem na comunidade com amor gratuito, sem esperar nada em troca, oferecendo os seus dons em benefício do próximo. O bispo ainda ressaltou que os fiéis, como dito no Evangelho do dia, vivam de acordo com a Palavra, atentos aos sinais dos tempos e às necessidades do outro.

A celebração durou em torno de duas horas e foi marcada por homenagens e gestos de carinho entre o rebanho e seu novo pastor. No término da Missa, Dom Paulo recebeu um quadro com seu brasão episcopal, que tem como lema “Omnia sustineo propter electos” (do latim, “Tudo suporto pelos eleitos”), trecho da segunda carta de São Paulo a Timóteo. Uma surpresa foi a mensagem de boas-vindas lida por Suzana Holzhausen, conterrânea do bispo que vive em Ribeirão Bonito.

Logo após a celebração, Dom Paulo Cezar Costa fez questão de cumprimentar a cada um dos fiéis, entre eles estava a primeira-dama do Município, Heloísa Guedes Torrezan Forte. O bispo ainda visitou as dependências da rádio comunitária Bom Jesus FM e seguiu para um jantar, oferecido pela Pastoral Vocacional. A primeira visita do novo bispo a Ribeirão Bonito terminou por volta das 22h30, mas ele deve voltar para a Missa do Crisma no município, prevista para 30 de outubro.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora