Eleições 2016 | Cartas anônimas continuam gerando revolta e perfis falsos assombram candidatos em Ribeirão Bonito - Blog Marcel Rofeal

Breaking

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Eleições 2016 | Cartas anônimas continuam gerando revolta e perfis falsos assombram candidatos em Ribeirão Bonito

Com exclusividade, BMR conversou com responsáveis pelo perfil mais conhecido e responsável pelas maiores polêmicas deste ano 

Marcel Rofeal, da Redação 

Fotos: Reprodução/BMR
Uma prática que já era comum nos processos eleitorais no município e que chegou às redes sociais na corrida eleitoral deste ano, mas tem assombrado os candidatos e em nada agrada aos eleitores de Ribeirão Bonito. Cartas e publicações com ataques anônimos aos candidatos a prefeito e a vereadores, dos diversos partidos políticos, se intensificaram nos últimos dias com a assinatura de Gustavo Hilário, um nome fictício que tem polemizado por toda a cidade.

O nome é detentor de um perfil popularmente conhecido por fake (falso) e responsável por uma página denominada “Sabendo Legal”, ambos alimentados por conteúdo repleto de acusações contra todos os candidatos a prefeito de Ribeirão Bonito. Os primeiros alvos de publicações polêmicas, no entanto, foram um pastor evangélico, cuja esposa é candidata a vereadora, e um vereador candidato a reeleição, que teve conversas privadas e até uma foto íntima divulgadas pelo perfil.

Em conversa com a reportagem do BMR, um dos responsáveis pelas publicações, que manteve sigilo sobre a sua identidade, afirmou que são quatro pessoas que alimentam o perfil e a página. Questionado sobre o anonimato, “Gustavo Hilário” afirmou que o mistério em torno da autoria das postagens deve permanecer até a conclusão do processo eleitoral. “Minha identidade, todos vão saber pós eleição, não tenho candidato, mas aquele que ganhar e não cumprir, sofrerá muito”, disse.

Sobre cartas anônimas, “Gustavo Hilário” afirmou, em junho, que a primeira divulgada, à época com ataques à pré-candidatura de Priscilla Caron Ferraz de Queiroz (PMDB), já estaria pronta desde 2012. “Eu sei quem enviou a carta anônima, porém estou esperando uma brecha”, disse. “Não estou envolvido com política, porém não gostei das atitudes de certas pessoas. Existem várias coisas a serem ditas, esperemos algumas semanas, está tudo a esquentar”, seguiu.

Nos bastidores de campanha, os grupos acusam sempre os adversários de serem os responsáveis pela página e pelo perfil, mas segundo “Gustavo”, sua identidade já é conhecida por alguns. “Já descobriram minha identidade, já me ameaçaram, por isso dei uma parada nas postagens, mas voltarei com tudo daqui uns dias”, afirmou. Da internet para as ruas, as publicações com a assinatura de Gustavo Hilário foram distribuídas pela cidade na última semana com alvo certo.

Duas publicações, intituladas “Uma Gangue na Prefeitura” e “Chiquinho é Fran”, acusam os candidatos da coligação “Amor por Ribeirão e Guarapiranga”, Francisco José Campaner (PSDB) e Luiz Arnaldo de Oliveira Lucato (DEM), de envolvimento com mercadorias ilegais e com drogas. O texto afirma que os dois são financiados pelo ex-prefeito Francisco Assis de Queiroz numa tentativa de evitar que ele seja cobrado a devolver cerca de R$ 5 milhões aos cofres do Município.

Em comício na noite do último sábado (24), no Jardim Centenário, Nanado rebateu as acusações, que teriam partido de “canalhas”. O advogado afirmou que os autores dos panfletos são opositores políticos e que fariam parte do “grupo que administra a cidade há 20 anos”. Chiquinho Campaner não comentou diretamente o assunto, mas apresentou um vídeo e vinculou o ex-prefeito ao candidato e também ex-prefeito Paulo Antonio Gobato Veiga (PTB) e à Oscip Amarribo Brasil.

Um comentário:

Unknown disse...

Talvez a intenção desse "Gustavo Hilário" essa boa, no entanto creio ser a maneira errada de politizar. Todos tem direitos de se defenderem e de tornarem claras suas críticas. O direito de resposta é constitucional, sendo assim a limpidez nas discussões sociais, politicas e outras necessitam de transparência, afinal quem é do bem não tem nada a temer!

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora