Eleições 2016 | População vai às urnas e elege Chiquinho Campaner prefeito de Ribeirão Bonito - Blog Marcel Rofeal

Breaking

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Eleições 2016 | População vai às urnas e elege Chiquinho Campaner prefeito de Ribeirão Bonito

Candidato do PSDB obteve quase 48% dos votos e terá oito vereadores em sua base de apoio no Legislativo; quatro estreiam na Câmara 

Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito 

Fotos: Marcel Rofeal/BMR
Com aproximadamente 20% de abstenções, mais de 7,2 mil eleitores de Ribeirão Bonito foram às urnas neste domingo (2) para escolher os futuros prefeito e vereadores, que assumirão em janeiro. Francisco José Campaner (PSDB) foi eleito chefe do Executivo com pouco mais de 3,1 mil votos, quase 48% dos votos válidos, e consolidou uma base de apoio absoluta na Câmara, onde oito dos nove parlamentares são de sua coligação. Apenas três vereadores foram reeleitos.

A movimentação nas imediações das escolas que abrigaram as 25 seções eleitorais do município se manteve tranquila durante todo o dia. Os eleitores não enfrentaram longas filas e o processo de votação durava poucos segundos. O então candidato Chiquinho Campaner chegou para votar, na Escola Pirajá da Silva, pouco depois das 13h. Diante da urna, o candidato não gastou mais que poucos segundos e cumprimentou os mesários e alguns eleitores antes de voltar para casa.

Por volta de uma hora antes de o fechamento dos portões, o público começou a aumentar no em torno das escolas e uma verdadeira multidão passou a se concentrar nas praças Nove de Julho e da Matriz. Chiquinho Campaner acompanhou a reta final da votação e o início das apurações ao lado do colega de chapa, Luiz Arnaldo de Oliveira Lucato (DEM), e de candidatos a vereador pela coligação, além de amigos e companheiros. Campaner permanecia atento e apreensivo.

Entre o fechamento das urnas e a confirmação da vitória, Chiquinho aguardou por volta de 15 minutos até ser aclamado por moradores e, antes de seguir em carreata, ele falou a correligionários. Emocionado, Chiquinho dedicou sua vitória ao grupo que o acompanhou durante toda a campanha. “Cada um de vocês é responsável por isso, eu sou apenas um representante seus e vou ser o instrumento dessa mudança que Ribeirão Bonito precisa”, afirmou.

O primeiro adversário a falar com Chiquinho para cumprimenta-lo foi o candidato a vice-prefeito junto a Fábio Rohrer Zeraik (PSD), vereador e presidente da Câmara Marcelo Antonio Lollato (PMDB). Pouco depois, o prefeito eleito e seu vice, Nanado, junto a centenas de eleitores seguiram em carreata pelas principais ruas da cidade, cumprimentando os eleitores por onde passava. Na Praça da Matriz, onde a festa continuou, Campaner voltou a se dirigir aos eleitores do município.

Chiquinho reafirmou ser apenas um instrumento para a mudança que a população espera e pediu que a população o ajude a administrar a cidade. Já em casa, onde encontrou seus pais e familiares pela primeira vez após a vitória, o prefeito eleito recebeu a ligação do ex-prefeito e candidato derrotado Paulo Antonio Gobato Veiga (PTB). O também candidato a prefeito, que ficou em segundo lugar, Rogério Martins dos Santos (SD), também cumprimentou Chiquinho pelo telefone.

Francisco José Campaner foi eleito com 3.132 votos, o equivalente a 47,96% dos votos válidos, seguido por Nino Martins com 1.680 votos, 25,72% dos votos válidos. Paulo Veiga recebeu 1.377 votos, 21,08% dos votos válidos, e Fábio Zeraik obteve 342 votos, 5,24% dos votos válidos. De acordo com a Justiça Eleitoral, 1.809 eleitores não foram às urnas, o equivalente a 19,9% do eleitorado local. Outros 226 eleitores (3,1%) votaram em branco e 525 (7,21%) anularam o voto.

Câmara – Das nove cadeiras no plenário, oito serão ocupadas por partidos de apoio ao prefeito eleito e apenas uma pela oposição. Com o resultado das urnas, PMDB e Solidariedade deixam o Legislativo. O PSDB, que conta com três vereadores, passa a ter um; já o DEM, de um, passa a ter quatro. O PTB, que ocupa duas cadeiras, perde uma e o PSB reconquista duas vagas, que havia perdido em março, e o PTN conquista uma vaga. Dos nove vereadores, três foram reeleitos.

Ficam na Casa: Regivaldo Rodrigues da Silva (PSDB), com 382 votos, Dimas Tadeu Lima (DEM), com 333, e Manoelito da Silva Gomes (PTB), com 125. Os ex-vereadores José Eraldo Chiavoloni (DEM), com 355 votos e Nelson de Souza (PSB), com 239, voltam. Quatro são novatos: Armando Luís Lombardo Simões (PTN), com 355 votos; Leandro Donizette Mascaro (DEM), com 347; Valdinei de Oliveira, com 318; e João Victor Machado Borges (PSB), de Guarapiranga, com 224.

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns a todos os candidatos e aos eleitos como juntamente ao povo por ter comparecido e ter exercido seus direitos de cidadãos. PSDB com presença marcante no novo governo em R. Bonito, PSDB na capital Paulista também obteve vitória, isso é bem positivo para aquisições no intercâmbio empresarial para R. Bonito. Desejo boa sorte a R. Bonito e façamos a nossa parte colaborando para que esta cidade se desenvolva pautada na justiça e no dever. Parabéns.

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora