Procissão e Missa concluem 168 horas de vigília no Cerco da Misericórdia em Ribeirão Bonito - Blog Marcel Rofeal

Breaking

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Procissão e Missa concluem 168 horas de vigília no Cerco da Misericórdia em Ribeirão Bonito

Milhares de fiéis participaram durante a semana ininterrupta de oração 

Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito 

Fotos: Marcel Rofeal/BMR
Dias e noites de orações. Momentos de espiritualidade e forte emoção. Depois de aproximadamente 170 horas de vigília ininterrupta que envolveu toda a comunidade, foi concluído na noite deste domingo (23) o Cerco da Misericórdia promovido pela Paróquia Senhor Bom Jesus da Cana Verde de Ribeirão Bonito. Ao longo da semana, milhares de pessoas se confessaram e participaram de Missas diárias celebradas por nove padres de diversas paróquias da região.

Uma semana de intensas orações dedicadas, entre as intenções comuns, às famílias, ao Município e à paz no mundo. O Cerco da Misericórdia foi aberto com Missa na Igreja Matriz, concelebrada pelos padres Fábio de Carvalho, da cidade de Pirajuí, e João Francisco Trovilho Morales, pároco local, pouco depois das 19h30 do último dia 16. Desde então, moradores se revezaram em escalas de adoração ao Santíssimo Sacramento, que permaneceu exposto durante toda a semana.

Entre 0h e 6h, todos os dias, o Grupo de Oração Anrafel permanecia em vigília. Das 6h às 24h, outras comunidades fizeram revezamento. No altar da Igreja Matriz, totalmente decorado, orações, louvores e agradecimentos. Missas diárias eram celebradas logo pela manhã, às 7h. Fiéis também aproveitaram a semana para se confessar; centenas passaram pelo confessionário, aberto duas vezes ao dia, todos os dias, às 10h e às 19h30. À tarde, era celebrada uma Hora Santa às 15h.

No primeiro dia de Cerco da Misericórdia, na noite de segunda-feira (17), uma multidão de fiéis lotou a Igreja Matriz para a segunda Missa do dia. O padre Ricardo Alexandre Pinto, da Paróquia Santana e São Benedito de Trabiju, trouxe a celebração das Mãos Ensanguentadas de Jesus a Ribeirão Bonito. Já na terça-feira (18), o padre Geraldo Francisco da Silva, da Paróquia Santo Antônio de Pádua e São Vicente de Paulo de Itápolis, celebrou a Missa de São Miguel Arcanjo.

Além dos fiéis de Ribeirão Bonito, participaram da celebração, iniciada por volta das 21h30, dezenas de fiéis de Itápolis, Tabatinga e São Carlos. A cerimônia ainda contou com a presença do padre Marcelo Aparecido Vicentin da Paróquia São João Batista de São Carlos. Já na quarta-feira (19), o padre José Carneiro de Oliveira Filho, da Paróquia Senhor Bom Jesus de Mineiros do Tietê, voltou para casa. Ordenado em Ribeirão Bonito, ele falou das obras de misericórdia corporais.

O padre José Antonio, da Paróquia São João Batista de Dourado, reuniu uma multidão à Missa das Bênçãos na noite de quinta-feira (20). Já na sexta-feira (21), o Santíssimo deixou a Matriz em procissão até a Igreja São Benedito após a Missa presidida pelo padre Marcelo Aparecido Jolli, da Paróquia Santa Cruz de Matão, que abordou as obras de misericórdia espirituais. No sábado (22), o cônego Bento Braz Belucci, natural de Ribeirão Bonito, falou sobre Maria, Mãe de Misericórdia.

Para o encerramento, neste domingo (23), foi convidado o padre Paulo Dalla Déa, da Paróquia Divino Espírito Santo de Dois Córregos. Ele é o sacerdote autorizado pelo Papa Francisco para absolver todos os pecados na Diocese de São Carlos neste Jubileu Extraordinário da Misericórdia, que segue até o dia 20 de novembro. Por volta das 18h, os fiéis deixaram a Igreja São Benedito em procissão com o Santíssimo à frente, rumo a Igreja Matriz para a Missa de conclusão.

Já na Praça da Matriz a celebração teve início com o Ato Penitencial, onde o sacerdote pediu perdão em nome da Igreja pelo preconceito para com os indígenas, negros, mulheres, jovens e idosos. Após essa reflexão, os fiéis foram convidados a passar pela Porta Santa e adentrarem ao templo para a sequência da Missa, que durou cerca de três horas. Na homilia, o padre reafirmou que não importa quantas vezes se reza ou quanto dura a oração, mas a intensidade com que é feita.

Ao término da Santa Missa, padre Paulo voltou a apresentar o Santíssimo, abençoou os fiéis e percorreu todo o templo religioso, e conduziu os últimos momentos de oração. De acordo com o pároco João Morales, que agradeceu a participação da comunidade, o Cerco da Misericórdia também foi aproveitado para a arrecadação de alimentos, levados pelos fiéis às igrejas durante o período de vigília. O alimento arrecadado será encaminhado para os Vicentinos de Ribeirão Bonito.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora