Dia de Finados leva milhares a cemitérios de Ribeirão Bonito - Blog Marcel Rofeal

Breaking

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Dia de Finados leva milhares a cemitérios de Ribeirão Bonito

Multidão participou de celebrações religiosas e adornou sepulturas 

Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito 

Foto: Arquivo/BMR
Milhares de pessoas visitaram na última quarta-feira (2), feriado nacional de finados, os cemitérios de Ribeirão Bonito e Guarapiranga. A movimentação foi intensa durante todo o dia nas duas necrópoles, onde houve grande concentração principalmente de comerciantes de velas e flores. Três celebrações religiosas marcaram o dia nos dois cemitérios, duas delas no de Ribeirão Bonito que reuniram centenas de fiéis. Visitantes ainda se queixam da má conservação do local.

Durante os dias que antecederam o feriado, foi grande a movimentação de familiares nas limpezas e na manutenção das sepulturas. Algumas ainda apresentam avançado estado de abandono, incluindo o risco de desabamento. Por outro lado, também o descaso do Poder Público voltou a incomodar muitos dos visitantes. Em pleno feriado, dia de grande movimento no local, a sujeira impressionou. Calçadas cheias de terra e entulhos acumulados de forma irregular atraíram a atenção.

Foram celebradas duas missas ainda pela manhã, às 8h no Cemitério de Ribeirão Bonito e às 10h no de Guarapiranga, distrito que fica a 12 quilômetros da cidade, e uma às 18h também no Cemitério de Ribeirão Bonito. Durante as celebrações, o padre João Francisco Trovilho Morales voltou a falar sobre a importância de viver o luto e a crença na ressurreição, mas aproveitou para esclarecer as normas da Igreja Católica, divulgadas recentemente, sobre a cremação dos defuntos.

Segundo o sacerdote, a Igreja aceita que os fiéis sejam cremados, mas orienta que as cinzas fiquem nos cemitérios ou em templos religiosos, não nas casas e muito menos que sejam espalhadas. Ainda de acordo com o padre, o túmulo é um memorial onde as pessoas se dirigem para fazer suas orações pelo ente falecido e que, por esta razão, também deve ser preservado e receber a devida manutenção para que os restos mortais fiquem armazenados de forma digna.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora