Moradores de Guarapiranga reclamam de falta de remédios

Unidade de Saúde do distrito foi mais afetada em redução de despesas

Marcel Rofeal, da Redação

Foto: Divulgação
Considerada a “menina dos olhos” do prefeito Francisco José Campaner (PSDB), a unidade de Saúde do distrito de Guarapiranga “PSF Amábile Alves”, localizada a 12 quilômetros de Ribeirão Bonito, é alvo de queixas dos moradores. Em reportagem exibida na última quarta-feira (15) pela EPTV, a população reclama da falta de medicamentos e de ambulância, e dos atendimentos médicos apenas no período da manhã. A unidade foi a que mais sofreu cortes orçamentários.

De acordo com a Prefeitura, a unidade do PSF de Guarapiranga teria sido a mais afetada pela redução de custos por parte da administração, que cortou em torno de 60% os investimentos naquele local. Para o Executivo, o atendimento foi reorganizado e os profissionais de saúde readequados. Funcionários e médicos que atendiam no PSF foram demitidos, mas o atendimento à população teria sofrido impacto positivo, segundo afirmou em entrevista recente o prefeito Chiquinho Campaner.

Mas não é o que acha um grupo de moradores de Guarapiranga. Em entrevista à equipe da EPTV, elas disseram que a farmácia da unidade está sem medicamentos e que é preciso viajar até Ribeirão Bonito, no Centro de Especialidades Municipal (CEM), para retirar os remédios. Além das dificuldades para os constantes deslocamentos até a cidade, as moradoras ainda afirmam que não haveria sequer materiais para os curativos na unidade. Procurada, a Prefeitura entrou em contradição.

À EPTV, a assessoria da Prefeitura afirmou que pretende cadastrar os pacientes para que recebam os medicamentos de uso contínuo em casa e que abriu um processo licitatório para a compra de remédios e materiais em falta. Já ao Blog do Ronco, o próprio prefeito confirmou a falta de medicamentos, mas disse que não tem dinheiro para adquiri-los. Segundo o chefe do Executivo, tão logo as contas estejam equilibradas, a licitação será aberta para a compra dos medicamentos.
Moradores de Guarapiranga reclamam de falta de remédios Moradores de Guarapiranga reclamam de falta de remédios Reviewed by Marcel Rofeal on 15:30 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.