quinta-feira, 27 de abril de 2017

Obituário | Ribeirão Bonito: João Roberto Mascaro

Nota de Falecimento:

É com muito pesar que o BMR comunica o falecimento - ocorrido nesta quinta-feira (27) em Jaú - de JOÃO ROBERTO MASCARO, aos 73 anos de idade. Filho de Paschoal Mascaro e de Rosa Lazaretti Mascaro, deixa os irmãos Airton, Carlos, Cristina, Leide, Maria Eliza, Norival e Regina, e 14 sobrinhos. Seu corpo está sendo velado na Igreja Matriz, onde haverá Missa de Corpo Presente às 15h, e o sepultamento está previsto para esta sexta-feira (28), às 16h, seguindo para o Cemitério Municipal de Ribeirão Bonito.

À família enlutada, nossas condolências e nossas orações.

Diário | Hoje é dia 27/04/2017, Quinta-Feira

► Dia da Emprega Doméstica;
► Dia do Sacerdote;
► Dia Mundial do Design Gráfico.

RELIGIOSOS:
► Dia de Santa Zita.

PERÍODO ZODÍACO DE: TOURO (20/04 - 20/05).

Ribeirão Bonito perde para Leme na Taça EPTV de Futsal

Equipe ribeirão-bonitense aguarda resultado de confronto entre as suas adversárias na quinta-feira para confirmar eliminação ou classificação

Marcel Rofeal, da Redação

Foto: Arquivo
O time que representa Ribeirão Bonito na 21ª edição da Taça EPTV Central de Futsal sofreu mais uma derrota na competição e a disputa pelo título ficou ainda mais complicada. Na noite da última segunda-feira (24), em partida realizada no Ginásio Municipal “Novênio Pavan Filho” em Américo Brasiliense, a equipe ribeirão-bonitense perdeu para Leme por 2 a 1. Para permanecer na disputa, Ribeirão Bonito precisa torcer para Santa Lúcia vencer Leme na próxima quinta-feira (4).

A campanha de Ribeirão Bonito na Taça EPTV 2017 está difícil desde a primeira fase, onde a equipe estreou com vitória por 4 a 1 sobre Analândia na casa do adversário, mas perdeu por 3 a 2 na partida contra Bueno de Andrada, conseguindo se classificar em segundo lugar no Grupo 5. Já na segunda fase, venceu Santa Lúcia no último dia 17, por 6 a 3, o que dificulta sua permanência na competição, dependendo do placar do confronto entre Leme e Santa Lúcia na próxima quinta.

Caso Leme venha a vencer o confronto, estaria automaticamente classificado para a terceira fase do torneio. Já Santa Lúcia precisaria vencer com ampla vantagem sobre a adversária para buscar uma classificação matemática. A chance de Ribeirão Bonito está na vitória de Santa Lúcia sobre Leme, mas por uma vantagem mínima. A partida decisiva acontecerá em Leme, no Ginásio de Esportes “Valdomiro Macarengo”, e está prevista para a próxima quinta-feira (4), a partir das 20h45.

Diário | Ontem foi dia 26/04/2017, Quarta-Feira

► Dia da Primeira Missa no Brasil;
► Dia do Goleiro.

RELIGIOSOS:
► Dia de Nossa Senhora do Bom Conselho;
► Dia de Santo Anacleto, Papa.

PERÍODO ZODÍACO DE: TOURO (20/04 - 20/05).

Vereadores promovem audiência pública em Guarapiranga

Projeto do Legislativo leva parlamentares aos bairros de Ribeirão Bonito. Moradores do distrito denunciam abandono por parte da Prefeitura

Marcel Rofeal, de Guarapiranga

Foto: Marcel Rofeal/BMR
Cerca de 40 moradores do distrito de Guarapiranga, localizado a 12 quilômetros da cidade, participaram da primeira audiência promovida pela Câmara de Ribeirão Bonito a partir do projeto “Câmara Itinerante”, uma iniciativa dos parlamentares da 17ª legislatura. O encontro ocorreu na noite da última segunda-feira (24) no Salão Paroquial da Comunidade São João Batista. Três dos nove vereadores conversaram com os populares e ouviram suas principais reivindicações.

Além do Diretor Geral da Câmara, Carlos Alberto Mascaro, representaram o Legislativo os vereadores João Victor Machado Borges (PSB), Manoelito da Silva Gomes (PTB) e Regivaldo Rodrigues da Silva (PSDB). Os políticos explicaram à população as dificuldades nos trabalhos legislativos e revelaram que as reivindicações apresentadas ao Executivo não são ouvidas. Vereadores e moradores comentaram a administração do prefeito Francisco José Campaner (PSDB), que foi criticado.

Para o vereador Reginho, único parlamentar do mesmo partido do prefeito, os primeiros meses da nova administração lhe deixaram “envergonhado”. As críticas ao governo Chiquinho Campaner foram quase que uma unanimidade entre os moradores, que se queixaram do abandono de Guarapiranga e cobraram os investimentos prometidos. Segundo populares, havia um compromisso de investimento a partir da economia do subsídio destinado ao subprefeito, que não foi nomeado.

Também presente ao encontro, o diácono Francileudo Gomes Oliveira de Lacerda, representante da Igreja Católica no distrito, disse que a única voz ativa de Guarapiranga tem sido a Igreja, e moradores reforçaram a falta de representatividade. “Nós não temos representantes”, se queixou uma moradora. “Todos os vereadores são representantes da população”, destacou o vereador Manezinho. Na visão do Legislativo, a reunião foi considerada um “embrião” e “muito proveitosa”.

Diário | Anteontem foi dia 25/04/2017, Terça-Feira

► Dia da Contabilidade;
► Dia do Despachante Aduaneiro;
► Dia Mundial das Vocações.

RELIGIOSOS:
► Dia de São Marcos Evangelista.

PERÍODO ZODÍACO DE: TOURO (20/04 - 20/05).

Prefeitura orienta instalação de reservatórios particulares

Comunicado recomenda que residências de pequeno porte tenham uma autonomia de abastecimento para até 24 horas de consumo normal

Marcel Rofeal, da Redação

Foto: Arquivo/BMR
Em comunicado emitido na terça-feira (25), a Assessoria de Planejamento, Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Ribeirão Bonito recomenda aos moradores que instalem reservatórios particulares de água em suas residências. A orientação, com base em norma técnica da ABNT, foi divulgada em nota sobre a possibilidade de falta de água em determinadas regiões da cidade devido a um desligamento programado de energia elétrica pela CPFL em 26 de abril.

De acordo com o Executivo, o desligamento seria necessário para a manutenção na rede de energia, entre 12h e 17h30, o que resultaria na suspensão das atividades da bomba de recalque na Represa do Cidoca, o que afetaria o abastecimento em alguns bairros. Por essa razão, para não faltar águas nas residências, a Prefeitura recomendou que os munícipes instalassem caixas d’água particulares para o reservatório de água em volume mínimo para até 24 horas de consumo.

Segundo o assessor Carlos Eduardo Martins, que assina a nota, a ABNT - Agência Brasileira de Normas Técnicas - orienta que o volume de água reservado para o uso doméstico deve ser o suficiente para 24 horas de consumo normal. No caso de residências de pequeno porte, a recomendação é para que essa reserva mínima deve ser de 500 litros. De acordo com levantamentos extraoficiais, é grande o número de residências sem esses reservatórios particulares no município.

Atenção para com a Agenda Paroquial de 24/04 a 30/04

Paróquia Senhor Bom Jesus da Cana Verde

24/04, Segunda-Feira:
► 07h00 - Missa no Cemitério de Ribeirão Bonito.

26/04, Quarta-Feira:
► 19h00 - Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na Igreja Matriz;
► 19h30 - Encontro de Oração e Louvor com a Comunidade Canção Nova na Igreja São José no Centenário.

27/04, Quinta-Feira:
► 19h30 - Hora Santa com a Pastoral Vocacional na Igreja Matriz.

28/04, Sexta-Feira:
► 15h00 - Celebração com o Terço da Divina Misericórdia na Igreja São Benedito.

29/04, Sábado:
► 09h00 - Confissões na Igreja Matriz;
► 19h00 - Celebração na Igreja São Francisco de Assis nas Malvinas;
► 20h00 - Celebração na Igreja São João Batista em Guarapiranga.

30/04, 3° Domingo da Páscoa;
► 08h00 - Missa na Igreja São José no Centenário;
► 08h00 - Curso de Noivos no CPP: Recomendamos este curso, que é gratuito, para quem está morando junto e pretende se casar na Igreja. O próximo curso será em outubro. Faça suas inscrições na Secretaria da Matriz ou no CPP na hora do curso;
► 10h00 - Missa na Igreja Matriz;
► 19h00 - Missa na Igreja Matriz.

Outros recados:

  • Almoço Beneficente Costela no Chão: Será no dia 7 de maio na Comunidade São Francisco de Assis. As adesões estão à venda por 30 reais. A renda será revertida à construção dos novos banheiros.

Ribeirão Bonito figura entre cidades com cursos de aviação

Levantamento aponta 12 municípios com 20 escolas e aeroclubes na região de São Carlos e Campinas

Marcel Rofeal, da Redação*

Foto: Arquivo/BMR
Apenas 12 municípios da região de São Carlos e Campinas possuem cursos teóricos e práticos voltados a carreiras da aviação civil e Ribeirão Bonito é um deles. De acordo com um levantamento divulgado pelo Portal G1, há 20 escolas e aeroclubes cadastrados em situação regular na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) operando nestas cidades. Em Ribeirão Bonito, uma escola de formação de pilotos iniciou suas operações há pouco mais de três meses na Fazenda Santa Eliza Eco Resort.

De acordo com a reportagem, além de Ribeirão Bonito, estão na lista as cidades de Araraquara, Araras, Leme, Matão, Pirassununga, Rio Claro, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, Campinas e Americana. Apesar da crise financeira, apontam profissionais do segmento, o mercado do setor aéreo está aquecido e a aviação oferece carreiras em diversas áreas, tanto no solo quanto no ar, de piloto a comissários de voo, mecânicos de manutenção e outros.

(*) Com informações do G1 São Carlos e Araraquara

Diário | Segunda-Feira foi dia 24/04/2017

► Dia do Agente de Viagem;
► Dia Internacional do Jovem Trabalhador.

RELIGIOSOS:
► Dia de Santa Maria Eufrásia Pell;
► Dia de São Bento Menni;
► Dia de São Fidelis de Sigmaringa.

PERÍODO ZODÍACO DE: TOURO (20/04 - 20/05).

Ribeirão Bonito avança à 2ª fase da I Copa Uefa de Futsal

Equipe venceu as duas partidas da primeira fase com goleadas incríveis

Marcel Rofeal, da Redação*

Foto: Reprodução
Ribeirão Bonito está entre as 16 equipes classificadas à fase das oitavas de final da 1ª Copa Uefa de Futsal, evento solidário organizado por jovens do Cidade Aracy em São Carlos. As duas atuações da equipe ribeirão-bonitense na primeira fase da disputa, cujos confrontos ocorrem no Ginásio Municipal de Esportes “Hugo Dornfeld” na Vila São José, em São Carlos, foram marcadas por vitórias de goleada de Ribeirão Bonito sobre as adversárias, por 10 a 4 e 13 a 2.

A competição teve início com um Congresso Técnico em 13 de março e reuniu 20 equipes, divididas em dois grupos, e as disputas começaram no dia 18 de março. O time de Ribeirão Bonito estreou em 25 de março com a vitória sobre a equipe Barsenlona por 10 a 4, onde dois atletas ribeirão-bonitenses, Luiz Fernando Cruz e Wilker da Silva Santos, marcaram três gols cada e se destacaram na artilharia do torneio. A equipe voltou às quadras depois de duas semanas.

No dia 8 de abril, já pela segunda rodada, Ribeirão Bonito voltou a aplicar uma goleada e a se destacar no torneio. A equipe ribeirão-bonitense venceu o Projeto Cica por 13 a 2, com três gols registrados pelo atleta Luiz Fernando Cruz, que passou a liderar a artilharia da competição. Com o término da primeira fase no último sábado (22), a equipe se classificou com 100% de aproveitamento às oitavas de final do torneio, fase eliminatória, que será retomado apenas no dia 6 de maio.

(*) Com informações do São Carlos Agora

Diário | Domingo foi dia 23/04/2017

► Dia Mundial do Escoteiro;
► Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor;
► Dia Nacional da Educação de Surdos;
► Dia Nacional do Choro.

RELIGIOSOS:
► Dia de Santo Adalberto;
► Dia de São Jorge.

PERÍODO ZODÍACO DE: TOURO (20/04 - 20/05).

Amistoso beneficente tem chuva de gols em Ribeirão Bonito

Partida de futebol feminino teve sua renda destinada ao menino Fabinho

Marcel Rofeal, da Redação

Foto: Divulgação
Mais de 20 gols marcaram o amistoso beneficente de futebol feminino disputado entre as equipes Femi Feras e Mineiros do Tietê no Estádio Municipal “Tonico Varella”, de Ribeirão Bonito, na manhã da última sexta-feira (21), Feriado Nacional de Tiradentes. A partida, que teve ingressos no valor de R$ 3, teve a renda revertida em prol do menor Fabio Rodrigues Oliveira Júnior, o Fabinho, um ribeirão-bonitense de apenas três anos de idade que luta contra um câncer.

Fabinho foi diagnosticado com um tumor na cabeça e passou por uma cirurgia para a retirada de parte dele, mas segue em um tratamento rigoroso que deve demorar mais dois anos e é realizado no Hospital do Câncer em Barretos. A família, de Ribeirão Bonito, não tem condições de arcar com todos os custos do tratamento médico e a situação mobilizou a cidade em uma série de eventos beneficentes, como um almoço promovido pelo Sindicato Rural Patronal neste domingo (23).

Nesta sexta-feira (21), dezenas de pessoas prestigiaram a partida beneficente de futebol feminino, mas a renda do evento ainda não foi divulgada. De acordo com informações, o placar da partida superou os dois dígitos, registrando mais de 20 gols, mas os números oficiais do resultado da disputa também não foram divulgados até o momento. A equipe Femi Feras tem se destacado na promoção de partidas em benefício de causas sociais e entidades filantrópicas de Ribeirão Bonito.

Uma das ações desenvolvidas pela equipe ocorreu na manhã do dia 12 de março, também no Estádio Municipal “Tonico Varella”, quando a Femi Feras recebeu Boa Esperança do Sul em partida beneficente, que terminou empatada em 4 a 4, em prol da Escola de Educação Especial “Joana Bivanco Machado”, de Ribeirão Bonito. O evento resultou na arrecadação de cerca de 150 quilos de alimentos à unidade local da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Diário | Sábado foi dia 22/04/2017

► Dia da Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira;
► Dia da Comunidade Luso-Brasileira;
► Dia da Terra;
► Dia do Descobrimento do Brasil - 517 anos.

RELIGIOSOS:
► Dia de São Caio;
► Dia de São Sotero.

PERÍODO ZODÍACO DE: TOURO (20/04 - 20/05).

Prefeito sanciona Lei que institui Refis em Ribeirão Bonito

Contribuintes poderão parcelar dívidas com Município em até 120 meses

Marcel Rofeal, da Redação

Foto: Marcel Rofeal/BMR
O prefeito de Ribeirão Bonito, Francisco José Campaner (PSDB), sancionou em 22 de março a Lei que autoriza a instituição do Programa de Recuperação Fiscal, o Refis, o qual busca regularizar a situação de pessoas físicas e jurídicas que estejam em dívida com o Município por impostos e taxas vencidos até 31 de dezembro de 2016. Contribuintes terão até 120 dias, a contar da vigência da Lei, para optar pelo Refis e formalizar o parcelamento em até 120 vezes.

Pela Lei, publicada na edição 127 do Diário Oficial do Município em 24 de março, os pagamentos podem ser feitos à vista, com 90% de descontos de multa e juros vinculado em conta, ou em até 120 parcelas, com descontos que variam de 30% a 80%. O parcelamento, no entanto, fica autorizado somente nos casos em que os débitos sejam superiores a 200 reais, sendo que as parcelas devem ser de, no mínimo, 30 reais para pessoas físicas e de 80 reais para pessoas jurídicas.

A inadimplência de três parcelas consecutivas acarretará na exclusão do contribuinte do programa, o que também pode acontecer quando não observada qualquer exigência da Lei. A exclusão também será considerada quando da falência ou extinção pela liquidação da pessoa jurídica, e falecimento ou insolvência do sujeito passivo quando pessoa física, entre outros. Essa exclusão também acarretará a exigibilidade imediata da totalidade dos débitos confessados e não pagos.

Confira a íntegra da Lei 2540, sobre o Refis 2017, clicando aqui

Diário | Sexta-Feira foi dia 21/04/2017

► Dia da Latinidade;
► Dia das Polícias Civil e Militar;
► Dia de Tiradentes - Feriado Nacional;
► Dia do Metalúrgico.

RELIGIOSOS:
► Dia de Santo Anselmo;
► Dia de Santo Apolônio;
► Dia de São Conrado de Parzham.

PERÍODO ZODÍACO DE: TOURO (20/04 - 20/05).

Dom Paulo reinaugura Salão Paroquial em Guarapiranga

Bispo, padres e diáconos celebraram Missa para centenas de pessoas

Marcel Rofeal, de Guarapiranga

Foto: Marcel Rofeal/BMR
Centenas de pessoas, entre fiéis e autoridades, lotaram a Igreja de São João Batista em Guarapiranga, localizada a 12 quilômetros de Ribeirão Bonito, para a Missa presidida pelo bispo da Diocese de São Carlos, Dom Paulo Cezar Costa, em sua primeira visita oficial ao distrito para a reinauguração do Salão Paroquial local. De acordo com a Paróquia Senhor Bom Jesus da Cana Verde, de Ribeirão Bonito, as obras receberam um investimento de pouco mais de R$ 99 mil.

Dom Paulo Cezar chegou para sua primeira visita oficial ao distrito por volta das 19h. O bispo já havia estado em Guarapiranga durante sua primeira visita a Ribeirão Bonito, em setembro do ano passado, mas não chegou a se encontrar com os fiéis, uma vez que o compromisso foi destinado a conhecer as dependências da Igreja apenas. No Largo São João Batista, o prelado foi acolhido pelo pároco João Francisco Trovilho Morales e pelo diácono transitório Francileudo de Lacerda.

A cerimônia religiosa, concelebrada pelo cônego Bento Braz Belluci, natural de Ribeirão Bonito, e teve a presença do então diácono transitório Rudival Pessoa da Silva, começou por volta das 19h30 e durou em torno de uma hora e meia. O prefeito de Ribeirão Bonito, Francisco José Campaner (PSDB), e dois vereadores, João Victor Machado Borges (PSB) e Regivaldo Rodrigues da Silva (PSDB), líderes locais e fiéis de outras denominações cristãs também participaram da celebração.

Já no Salão Paroquial, a fita de inauguração foi desatada pelo próprio bispo, pelo pároco e pelo diácono, que também descerraram a placa oficial junto a autoridades políticas. Dom Paulo Cezar fez uma prece e abençoou as novas dependências, que foram ampliadas e receberam novos sanitários. Segundo a Paróquia, responsável pela administração da Comunidade São João Batista, as obras foram orçadas em cerca de R$ 99,3 mil oriundos de doações dos fiéis e de campanhas.

Diário | Quinta-Feira foi dia 20/04/2017

► Dia do Diplomata;
► Dia do Disco.

RELIGIOSOS:
► Dia de Santa Inês de Montepulciano;
► Dia de São Teodoro.

PERÍODO ZODÍACO DE: TOURO (20/04 - 20/05).

Presidente da Câmara busca recursos para a Santa Casa

Vereador Dimas foi recebido por deputado na Assembleia Legislativa

Blog Marcel Rofeal*

Foto: Divulgação
Em visita à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o presidente da Câmara de Ribeirão Bonito Dimas Tadeu Lima (DEM) foi recebido pelo vice-líder do Governo Alckmin, deputado estadual Antonio Cezar Correia Freire (DEM), o Cezinha de Madureira. Durante o encontro, do qual participou o pastor Rubens de Moura, presidente da Igreja Assembleia de Deus Ministério de Madureira em Ribeirão Bonito, Dimas pediu recursos para a Santa Casa da cidade.

De acordo com a assessoria do deputado, recursos para a Saúde e melhorias na área de infraestrutura marcaram a pauta da reunião. Recentemente eleito presidente da Comissão de Saúde na Assembleia Estadual, o deputado recebeu o ofício solicitando verbas para custeio da Santa Casa ribeirão-bonitense. “Faço questão de reforçar meu compromisso com a Saúde, principalmente, porque visito os municípios e tenho noção da necessidade de recursos para esta área”, afirmou.

Já o presidente da Câmara de Ribeirão Bonito destacou sua preocupação com a situação financeira da Santa Casa e lembrou seu compromisso em atuar junto à entidade na busca por recursos. Também o pastor Rubens se colocou à disposição para ajudar no que for preciso. O provedor da Santa Casa, Marcel Rofeal, agradeceu o empenho do parlamentar e do líder religioso em prol da entidade. O pedido, segundo o Gabinete do deputado, foi encaminhado ao Governo do Estado.

(*) Com informações da Assessoria do Deputado

Diário | Quarta-Feira foi dia 19/04/2017

► Dia do Exército Brasileiro;
► Dia do Índio;
► Dia do Psicomotricista.

RELIGIOSOS:
► Dia de Santa Ema da Saxônia;
► Dia de Santo Expedito;
► Dia de São Leão IX.

PERÍODO ZODÍACO DE: ÁRIES (21/03 - 20/04).

Câmara de Ribeirão Bonito instaura três processos para investigar irregularidades de Chiquinho Campaner

Duas comissões de inquérito estão baseadas em denúncias de morador. CEI sobre transporte escolar foi iniciativa do próprio Legislativo

Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito

Fotos: Marcel Rofeal/BMR
Após acolher quatro denúncias de irregularidades contra o prefeito Francisco José Campaner (PSDB), a Câmara de Ribeirão Bonito instaurou três Comissões Especiais de Inquérito (CEI) na noite da última segunda-feira (17). Das três investigações abertas, uma está embasada em apontamentos do próprio Legislativo a respeito de possíveis irregularidades na terceirização do transporte escolar. Cerca de 20 pessoas acompanharam a sessão no plenário da Casa.

Das quatro denúncias protocoladas por um morador nos dias 20 e 21 de março, duas serão pauta de CEI. Uma delas acusa o chefe do Executivo de Improbidade Administrativa na contratação emergencial de servidores para a limpeza pública e também tem por base um Inquérito Civil movido pelo Ministério Público (MP) e que se tornou Ação Civil Pública. Outra investiga possível crime contra a Saúde Pública e contra o consumidor devido à falta de tratamento da água do município.

Junto a elas, ainda seguem na Casa outras duas denúncias por danos financeiros devido a demissões em massa de funcionários ligados à Saúde, fato que é investigado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), e por assédio moral contra servidores públicos, que motivou ação do Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região (Sismar) na Justiça e investigação no MPT, que sustenta a tese de danos ao erário público diante do passivo que pode recair ao Município.

Com a adesão de cinco parlamentares, as CEI chegaram ao plenário aprovadas e o assunto foi tratado no Tema Livre. Valdinei de Oliveira (DEM), que tentou justificar o fato de não ter assinado ao pedido de abertura, disse que as investigações deveriam ter partido da Casa sem ser acionada por moradores. Tuca foi chamado de incoerente pelo colega José Eraldo Chiavoloni (DEM), que cobrou posicionamento do vereador e disse que ele tentou criar um conflito interno.

Leandro Donizette Mascaro (DEM), Nelson de Souza (PSB), o próprio Chiavoloni e Manoelito da Silva Gomes (PTB) também abordaram o assunto na tribuna. Pouco depois, sorteios definiram os membros das três comissões. Uma delas investigará indícios levantados pelos próprios parlamentares sobre os contratos com empresas terceirizadas para o transporte escolar. Nessa CEI, atuarão: Galego Mascaro, João Victor Machado Borges (PSB) e Regivaldo Rodrigues da Silva (PSDB).

Outra CEI, que investigará irregularidades na limpeza pública, contará com Tuca, Nelsinho e Reginho. Já a terceira comissão, que terá como foco o tratamento da água, é formada pelos vereadores Eraldo, Manezinho e Nelsinho. Os sorteios respeitaram o princípio da proporcionalidade partidária na Casa e os integrantes das comissões se reunirão posteriormente para definirem a presidência e relatoria, bem como o cronograma dos trabalhos de cada uma das frentes de investigação.

Ribeirão Bonito vence Santa Lúcia na Taça EPTV de Futsal

Equipe estreou na segunda fase do torneio e enfrenta Leme na segunda

Marcel Rofeal, da Redação

Foto: Divulgação
Em sua primeira atuação pela 2ª fase da 21ª edição da Taça EPTV Central de Futsal, o time de Ribeirão Bonito venceu Santa Lúcia na noite da última segunda-feira (17) pelo placar de 6 a 3. O confronto, disputado no Ginásio Municipal “Osvaldo Cardoso” em Descalvado, é válido pela primeira rodada da segunda fase da competição. Para permanecer na disputa pelo bicampeonato, a equipe ainda deverá enfrentar o time de Leme na próxima segunda-feira (24).

A partida começou tranquila para Ribeirão Bonito, que abriu o marcador e ampliou a vantagem sobre a adversária em poucos minutos, mas Santa Lúcia reagiu e diminuiu o placar ainda na primeira etapa: 2 a 1. O time ribeirão-bonitense voltou à quadra perdido e viu a vantagem virar empate. Mas o inesperado aconteceu e Pavão voltou a colocar a Cidade Presépio à frente. O ala ainda marcou outros três gols para Ribeirão Bonito. Santa Lúcia reagiu, mas só conseguiu marcar um gol.

Na primeira fase do torneio, Ribeirão Bonito estreou com uma vitória sobre Analândia, na casa do time adversário, por 4 a 1. Já em seu segundo confronto, perdeu por 3 a 2 para Bueno de Andrada, mas se classificou para a segunda fase em segundo lugar no Grupo 5. A equipe ribeirão-bonitense voltará às quadras na noite da próxima segunda (24), desta vez no Ginásio Municipal “Novênio Pavan Filho” em Américo Brasiliense, onde vai enfrenta Leme em sua última atuação nesta fase.

Diário | Terça-Feira foi dia 18/04/2017

► Dia de Monteiro Lobato;
► Dia Mundial dos Monumentos;
► Dia Nacional do Livro Infantil.

RELIGIOSOS:
► Dia da Beata Maria da Encarnação;
► Dia de Santo Apolônio;
► Dia de São Galdino.

PERÍODO ZODÍACO DE: ÁRIES (21/03 - 20/04).

PSF oferece água em garrafa reaproveitada no Centenário

Flagrante deixou usuários e moradores de Ribeirão Bonito indignados

Marcel Rofeal, da Redação

Foto: Redes sociais
Um flagrante deixou indignados os moradores de Ribeirão Bonito na tarde de segunda-feira (17). Uma garrafa pet de dois litros, sem rótulo e aparentemente reaproveitada, era a única opção para os usuários do “PSF Luiz Carlos Monteiro Novo”, no Jardim Centenário, que estivessem com sede. De acordo com informações, o bebedouro da unidade quebrou e a única forma encontrada para oferecer água, tanto para pacientes quanto para funcionários, era essa.

A imagem foi divulgada por meio de redes sociais e repercutiu na imprensa local e regional. Dezenas de moradores se manifestaram, cobraram providências e criticaram a atual administração pela redução de investimentos na Saúde, mas também denunciaram outros problemas que estariam presentes em outras unidades, como falta de medicamentos e de materiais básicos para exames, bem como demora no agendamento de consultas, algumas que chegam a superar dois meses.

Outros moradores também alertaram quanto à qualidade da água oferecida na garrafa pet e lembraram o problema do tratamento da água que abastece o município, serviço que ficou interrompido por mais de 70 dias só neste ano. Um morador ainda destacou as medidas de economia da Prefeitura e que essa situação já seria “mendigar”. O Departamento Municipal de Saúde não se pronunciou a respeito. Funcionários da unidade apenas afirmaram que o bebedouro havia quebrado.

Atenção para com a Agenda Paroquial de 17/04 a 23/04

Paróquia Senhor Bom Jesus da Cana Verde

17/04, Segunda-Feira:
► 07h00 - Missa no Cemitério de Ribeirão Bonito.

19/04, Quarta-Feira:
► 19h30 - Missa na Igreja São João Batista em Guarapiranga: Reinauguração do Salão Paroquial com a presença de Dom Paulo Cezar Costa, bispo da Diocese de São Carlos.

20/04, Quinta-Feira:
► 15h00 - Missa no Lar dos Velhos "Maria Afra Tostes";
► 20h00 - Reunião do Conselho dos Assuntos Econômicos da Paróquia (CAEP) no Salão Paroquial.

21/04, Sexta-Feira - Feriado de Tiradentes:
► 08h00 - Assembleia Diocesana de Liturgia na Paróquia Nossa Senhora do Carmo em Araraquara;
► 15h00 - Celebração com o Terço da Divina Misericórdia na Igreja São Benedito.

22/04, Sábado:
► 10h00 - Missa de Ordenação Sacerdotal de oito diáconos na Catedral de São Carlos;
► 19h00 - Missa da Festa da Misericórdia na Igreja São Francisco de Assis nas Malvinas.

23/04, 2° Domingo da Páscoa - Divina Misericórdia:
► 08h00 - Missa na Igreja São José no Centenário;
► 10h00 - Missa na Igreja Matriz;
► 15h00 - Celebração com Terço da Divina Misericórdia e Bênção do Santíssimo na Igreja Matriz;
► 19h00 - Missa na Igreja Matriz.

Obituário | Ribeirão Bonito: Nelo de Almeida

Nota de Falecimento:

É com muito pesar que o BMR comunica o falecimento - ocorrido no último dia 16 de abril em Ribeirão Bonito - do senhor NELO DE ALMEIDA, aos 74 anos de idade. Viúvo de Dirce Bogni de Almeida, deixou os filhos Isaque, Milena e Talita, e dois netos. Seu corpo foi velado no Velório Municipal de Ribeirão Bonito e o sepultamento deu-se na tarde de segunda-feira (17), por volta das 15 horas, seguindo direto para o Cemitério Municipal de Ribeirão Bonito.

À família enlutada, nossas condolências e nossas orações.

Diário | Segunda-Feira foi dia 17/04/2017

► Dia do Lojista de CD;
► Dia Internacional de Luta dos Trabalhadores do Campo;
► Dia Mundial do Hemofílico.

RELIGIOSOS:
► Dia de Santo Aniceto;
► Dia de São Roberto de Turlande.

PERÍODO ZODÍACO DE: ÁRIES (21/03 - 20/04).

Fiéis de Araraquara fazem Via Sacra em Ribeirão Bonito

Morro Bom Jesus passou por reformas em março. Grupo da Paróquia São José se inspirou em encontro do Clero Diocesano

Marcel Rofeal, da Redação

Foto: Divulgação
Na véspera do Domingo de Páscoa, um grupo formado por cerca de 30 fiéis da Paróquia São José, de Araraquara, esteve em Ribeirão Bonito para uma celebração penitencial no Morro Bom Jesus, principal ponto turístico da cidade. O cartão-postal passou por uma reforma em meados de março, ocasião em que a nona estação da Via Sacra, destruída por um deslizamento de terra no início do ano de 2013, foi reconstruída por meio de doações e de trabalho voluntário.

De acordo com a Associação Cultural e de Promoção Social “Casimiro Mikucki”, que é responsável pela administração do Morro Bom Jesus, as obras foram possíveis graças a doações por parte de 14 famílias da comunidade, que praticamente adotaram a cada uma das estações restauradas da Via Sacra, e de outros moradores que doaram latas de tinta e outros materiais empregados nas reformas, mas também a cinco pedreiros e pintores que atuaram sem cobrar pela mão de obra.

Os últimos retoques foram concluídos na tarde do último dia 30 de março e as obras foram entregues na manhã do dia 31, quando mais de 100 padres e diáconos do Clero Diocesano participaram de uma celebração penitencial com o bispo de São Carlos, Dom Paulo Cezar Costa, em Ribeirão Bonito. No encontro, os religiosos percorreram a Via Sacra e se confessaram no alto do Morro. Já na Capela Nossa Senhora Aparecida, deram uma bênção à população ribeirão-bonitense.

Um dos sacerdotes presentes na oportunidade, o padre Allan Murilo Ulprist, pároco da Paróquia São José de Araraquara, sentiu inspiração para convidar também a sua comunidade a repetir a experiência do presbitério. O grupo chegou a Ribeirão Bonito por volta das 8h de sábado (15), seguiu em procissão da Igreja Matriz ao Morro Bom Jesus, onde também percorreu a Via Sacra. A manhã penitencial foi concluída com uma meditação na Capela Nossa Senhora Aparecida.

Diário | Domingo foi dia 16/04/2017

► Dia Mundial da Voz.

RELIGIOSOS:
► Dia de Santa Bernadete Soubirous;
► Dia de Santa Engrácia de Saragoça;
► Dia de Santa Isabella Gilmore;
► Dia de São Benedito José Labre;
► Dia de São Frutuoso de Braga;
► Domingo de Páscoa - Ressurreição de Jesus.

PERÍODO ZODÍACO DE: ÁRIES (21/03 - 20/04).

Campanha promove “Dia D” de vacinação contra a gripe

Unidades de atendimento estarão abertas das 8h às 17h em 13 de maio

Marcel Rofeal, da Redação

Foto: Reprodução
O Departamento Municipal de Saúde de Ribeirão Bonito promove no sábado (13) o Dia D de vacinação contra a gripe no Município. Desde abril, o setor promove semanalmente etapas de vacinação com os determinados públicos alvos, seguindo orientações da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Até o momento, o Departamento Municipal não divulgou números oficiais sobre moradores imunizados. Nesta semana, professores começam a ser imunizados.

A Campanha de Vacinação teve início no dia 17 de abril, quando servidores públicos e privados ligados à Saúde e pessoas com 60 anos ou mais começaram a receber as vacinas. A segunda etapa começou no dia 24 de abril e atingiu gestantes, puérperas, crianças com idades de seis meses a cinco anos e também indígenas. Já no dia 2 de maio, começou a terceira etapa, que teve como público alvo as pessoas portadoras de doenças crônicas, denominadas comorbidades.

Nesta segunda-feira (8), professores e todos os outros grupos já assistidos são alvo da quarta e última etapa da Campanha de Vacinação, que terá seu ápice no próximo sábado (13). Todas as unidades de Saúde do Município estarão abertas para a imunização, que deve acontecer das 8h às 17h. Em nota, o Departamento de Saúde e a Vigilância Epidemiológica pedem a colaboração e a compreensão de toda a população diante das orientações já divulgadas pelo setor.

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Cem dias de governo | As fases e faces que marcam o início dramático e polêmico da gestão de Chiquinho Campaner

Prefeito de Ribeirão Bonito rompeu com aliados, se isolou politicamente e adotou uma postura autoritária e ditatorial na administração

Marcel Rofeal, da Redação

Fotos: Marcel Rofeal/BMR
Ares nebulosos e dramáticos pairam sobre a Prefeitura de Ribeirão Bonito. Na última segunda-feira (10), o prefeito Francisco José Campaner (PSDB) chegou ao centésimo dia de mandato sem o que apresentar de positivo. Isolado politicamente e sem ouvir auxiliares, Chiquinho é alvo de investigações no Ministério Público Estadual e no Ministério Público do Trabalho, e de quatro denúncias no Legislativo, onde duas Comissões Especiais de Inquérito (CEI) foram abertas.

Eleito no dia 2 de outubro com um discurso de mudanças, Chiquinho Campaner chegou ao poder com 3.132 votos em uma coligação que reuniu cinco legendas partidárias e conquistou oito das nove vagas no Legislativo. “Cada um de vocês é responsável por isso, eu sou apenas um representante seus e vou ser o instrumento dessa mudança que Ribeirão Bonito precisa”, afirmou em seu primeiro discurso após a apuração dos votos e proclamação dos resultados das urnas.

Considerado um homem simples, lutador por seus ideais e que acredita no que sonha e almeja, é ainda teimoso e de opinião forte. Dinâmico, assumiu a responsabilidade empregada pelo eleitorado já no dia seguinte à vitória e passou a promover reuniões diárias para discutir a transição de governo, projetos e ações para os primeiros cem dias da nova administração. Escalou uma equipe de voluntários para um diagnóstico da situação do Município e definir as prioridades do governo.

O novo tempo anunciado por Chiquinho é marcado por incertezas, deslealdade, mentiras e turbulência. Na posse, em 1° de janeiro, o novo prefeito reafirmou seu intuito de não decepcionar a população, mas confirmou a necessidade de adotar medidas amargas. Pediu compreensão à população e conclamou a todos para se unirem ao que chamou de Grupo Ribeirão Bonito, no sentido de ajudar a administração e resgatar o orgulho e a esperança do povo ribeirão-bonitense.

Já no dia 2 de janeiro, se reuniu com funcionários públicos e membros de sua equipe na abertura dos trabalhos, pediu espírito de colaboração e trabalho em equipe. Chegou ao Gabinete dizendo que não haveria perseguições ou opressão, mas o Poder apresentou uma nova face de Chiquinho Campaner. Destemperado, impaciente, autoritário, dissimulado. Agora, é Francisco José Campaner quem gerencia a cidade, sob as rédeas de Edmo Gonçalo Marchetti, o prefeito de fato.

Formado em Direito e assessorado por outros quatro advogados, o prefeito eleito praticou Improbidade Administrativa em seu primeiro ato oficial e fechou-se aos conselhos de profissionais e especialistas. A decisão de Campaner em não seguir orientações dos assessores motivou o primeiro desentendimento com o vice-prefeito Luiz Arnaldo de Oliveira Lucato (DEM). A briga, que ocorreu a portas fechadas no Gabinete, pode ser ouvida em todo o Paço Municipal e nas imediações.

Aliada à teimosia do chefe do Executivo, as articulações de Marchetti na sala ao lado tem agravado o isolamento político de Campaner. O braço direito de Chiquinho criou uma série de intrigas que levaram a exonerações de diversos assessores e ao afastamento de muitos colaboradores da administração. As interferências no andamento dos serviços públicos e desacatos ao próprio funcionalismo são outros fatores que têm gerado prejuízos à sustentação do governo.

No Legislativo, a relação com o prefeito também foi estremecida devido à inconsequência de Chiquinho e seu braço direito. As declarações de que Campaner e seu assessor teriam reunido provas contra os parlamentares em um dossiê caso a Câmara acolhesse denúncias e decidisse abrir uma investigação contra o chefe do Executivo deixaram vereadores indignados. Também a relação com o Judiciário não está nem perto de ser considerada institucionalmente adequada.

Investigado em quatro inquéritos instaurados no Ministério Público Estadual e no Ministério Público do Trabalho, Chiquinho Campaner voltou a demonstrar desequilíbrio ao sair do Paço Municipal, atravessar a Praça dos Três Poderes e afrontar a promotora Laís Fernanda Silva. Também o relacionamento com a imprensa deixou de existir. O chefe do Executivo não concede mais entrevistas, vira as costas para jornalistas e chegou a gritar e desligar o telefone na cara de uma profissional.

As mudanças no discurso de Chiquinho

Chiquinho assumiu a Prefeitura com aproximadamente R$ 2 milhões em caixa para investimentos em Educação, mas manteve sua decisão de reduzir em 35% as despesas e anunciou cortes na merenda, não forneceu uniformes escolares, rompeu com o sistema apostilado de ensino, suspendeu o auxílio a estudantes universitários e o custeio do Programa Bolsa Faculdade. Todas as áreas e contratos com fornecedores foram renegociados e sofreram redução de 35%.

Na Saúde, o chefe do Executivo renegociou o Contrato de Gestão com a Santa Casa de Misericórdia e reduziu o aporte mensal à entidade para R$ 296 mil. No início do ano, os médicos também conversaram com Chiquinho e concordaram com a redução nos seus salários em 35% por até três meses. Ambos os compromissos firmados por Campaner não estão sendo cumpridos. Os repasses à Santa Casa e, consequentemente, os vencimentos dos profissionais estão em atraso.

“A prioridade número um do meu governo vai ser solucionar a falta de água do Jardim Heliana”, dizia Chiquinho antes da posse. O prefeito anunciava que daria prioridade para a folha de pagamentos, mas reservaria os recursos oriundos de tributos e transferências de impostos para esse fim. Já na terceira semana de gestão seria possível sanar o problema em definitivo com a perfuração de poços profundos, um investimento estimado em R$ 400 mil, mas Campaner não quis.

“O homem comum pode falar do problema, conviver com o problema, mas o homem público tem que buscar a solução do problema”, disse Chiquinho em sua primeira entrevista após a eleição. Já depois de assumir, o prefeito parece ter mudado o pensamento. Ao ordenar demissões em massa na Saúde, gerando um passivo superior a R$ 700 mil aos cofres públicos, Campaner criou um novo problema ao atrasar os pagamentos e aguardar a soma das multas.

Também na Saúde, ao promover o fechamento de duas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF), a Prefeitura deixou de receber importantes repasses financeiros do Governo Federal. Mais um problema criado por Chiquinho foi o agravamento da situação de abandono das vias públicas. Primeiro o prefeito ordenou cortes no asfalto, visando ao início da operação tapa-buracos, para depois pensar em adquirir a massa asfáltica, gerando um embate que pode chegar ao Judiciário.

“Uma mudança é o que povo anseia, o povo clama de todos nós. Cada um de nós tem uma parcela dessa responsabilidade”, disse Chiquinho em seu discurso de posse. Ao longo dos cem primeiros dias de sua administração, Campaner mostrou mais do mesmo. Convidou quatro assessores de confiança das últimas três administrações a retornarem aos seus postos, mas manteve “vícios” de antecessores que havia combatido na campanha e acabou conquistando eleitores.

“A Prefeitura anda sozinha, o que prejudica às vezes o funcionamento da administração é o excesso da presença de político, isso incomoda, isso dificulta, porque o político pensa que ele é imprescindível e não o é. Ele cumprindo com sua obrigação, as coisas fluem melhor”, afirmou o então prefeito eleito. Ao tomar posse, Chiquinho centralizou toda a administração e dificilmente deixa o Paço para cumprir seu papel de prefeito. Hoje, Campaner atua como gerente de oficinas.

“Senti que o grupo tinha um projeto para Ribeirão Bonito, senti que ali diziam a verdade e deixei claro que quando há um grupo é preciso também compor, não seria minha imposição”, revelou em entrevista antes da posse. No entanto, ao assumir o mandato, Chiquinho rompeu seu compromisso, esqueceu o grupo e deixou de ouvir orientações. Passou a impor suas decisões, seu pensamento, seus erros, suas mentiras e a afastar quem apresentasse posicionamentos divergentes aos seus.

Vereador por três mandatos e presidente da Câmara de Ribeirão Bonito por duas oportunidades, o atual prefeito Francisco José Campaner também teve uma trajetória conturbada no Legislativo. Sua primeira passagem pela presidência da Casa, em 1983, foi tumultuada e ele renunciou em março de 1984 para evitar uma provável cassação e preservar seu primeiro mandato como parlamentar. Chiquinho era alvo de investigações e já enfrentava graves acusações por possíveis irregularidades.

Diário | Sábado foi dia 15/04/2017

► Dia da Conservação do Solo;
► Dia do Desarmamento Infantil;
► Dia Mundial do Desenhista.

RELIGIOSOS:
► Dia de Santa Anastácia;
► Dia de São Benedito José Labre;
► Dia de São Crescêncio;
► Sábado de Aleluia.

PERÍODO ZODÍACO DE: ÁRIES (21/03 - 20/04).

Fiéis lotam Matriz de Ribeirão Bonito e se revezam em vigília

Celebrações da Semana Santa reuniram multidões também em distrito

Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito

Foto: Marcel Rofeal/BMR
Centenas de fiéis voltaram a lotar a Igreja Matriz da Paróquia Senhor Bom Jesus da Cana Verde, em Ribeirão Bonito, para a tradicional Missa de Lava-Pés na noite da última quinta-feira (13). A celebração recorda a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, além de dar início ao Tríduo Pascal, concluído com a Solene Vigília na noite do Sábado de Aleluia. Logo após a cerimônia, que durou cerca de duas horas, comunidades e pastorais se revezaram por 16 horas em vigília.

Também denominada de Solenidade da Ceia do Senhor, por fazer memória à última ceia em que Jesus lavou os pés de seus apóstolos, instituindo o sacerdócio, e entregando pão e vinho como seus corpo e sangue, a Missa começou por volta das 21h e foi presidida pelo padre passionista José Carlos Pereira. Em alusão à Campanha da Fraternidade 2017, cujo tema foi “Biomas Brasileiros e Defesa da Vida”, 12 fiéis representando os seis biomas do país tiveram seus pés lavados.

Após a celebração, que durou em torno de duas horas e ainda contou com a cerimônia de renovação dos compromissos dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística (Mesce) perante a assembleia, o sacerdote seguiu em procissão pelo templo junto a auxiliares com ambulas, recipientes em que são armazenadas as hóstias consagradas, até uma capela preparada para a Vigília Eucarística, que começou às 23h e seguiu até o meio da tarde da última sexta-feira (14).

Semana Santa – Também em Guarapiranga, distrito localizado a 12 quilômetros de Ribeirão Bonito, a Igreja São João Batista ficou lotada por fiéis durante a Santa Missa, presidida pelo pároco da cidade, padre João Francisco Trovilho Morales, com auxílio do diácono Francileudo Gomes Oliveira de Lacerda. No distrito e na cidade, a Sexta-Feira da Paixão foi marcada por celebrações no meio da tarde e pela tradicional Procissão do Senhor Morto, que reuniu uma multidão à noite.