Ribeirão Bonito: Incêndio no Morro do Passarelli já dura três dias - Blog Marcel Rofeal

Breaking

terça-feira, 12 de setembro de 2017

Ribeirão Bonito: Incêndio no Morro do Passarelli já dura três dias

Brigada voluntária criada por moradores tenta combater as chamas, que começaram no domingo e a suspeita é de origem criminosa

Um dos principais cartões postais da cidade já havia sido afetado por incêndio há sete anos (Foto: Reprodução/Facebook)
Uma montanha de 715 metros de altitude em chamas, mais uma vez. O fogo que atinge o Morro do Passarelli, um dos principais cartões postais de Ribeirão Bonito, desde a tarde de domingo (10) segue destruindo a vegetação nativa e transformando os vários tons do verde de diversas espécies de árvores em cinzas. Nesta terça-feira (12), cerca de 60 horas desde o início do incêndio, focos de fumaça e pontos luminosos em diversos pontos indicam que a devastação ainda não acabou. Mobilizados, um grupo de moradores chegou a criar uma brigada voluntária para combater o fogo até durante a noite.

De acordo com relatos, a queimada teria começado no início da tarde de domingo (10) em uma área de pastagem às margens da Estrada Municipal RBB-149, conhecida por Estrada do Matadouro. Ainda segundo populares, há fortes indícios de que o fogo tenha sua origem criminosa. Em decorrência da estiagem, as chamas se alastraram muito rapidamente pela vegetação seca, ganhando dimensões preocupantes. Proprietários rurais e agricultores tentaram interromper o caminho de destruição, mas não tiveram êxito. O forte cheiro da fumaça e a baixa visibilidade também dificultam os trabalhos.

Ribeirão Bonito amanheceu a segunda-feira (11) tomado pela fumaça e pelas cinzas. Moradores, que criaram uma brigada voluntária de combate ao incêndio e que atuaram durante toda a noite, voltaram a trabalhar durante todo o dia na tentativa de controlar o fogo. No fim da tarde, populares registraram, de diversos pontos da cidade, que ainda havia focos de incêndio pelo morro. Novamente nesta terça-feira, o trabalho de brigadistas foi retomado. Por meio de redes sociais, moradores se manifestam e acusam omissão da Prefeitura, que não teria mobilizado equipes para combater as chamas.

Esta não é a primeira vez que o Morro do Passarelli é atingido por um incêndio de tamanho vulto. Há exatamente sete anos, as chamas devastaram a montanha por cerca de uma semana. O fogo começou, também com suspeita de origem criminosa, no dia 13 de setembro de 2010, na RBB-149 e se espalhou. A montanha queimou por cerca de uma semana, mas equipes da Prefeitura de Ribeirão Bonito, que acionou uma guarnição do Corpo de Bombeiros, e de usinas atuaram diuturnamente para controlar o fogo. Até o momento, a Prefeitura Municipal não se manifestou sobre o caso.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora