Rapidinhas com Marcel Rofeal - 08/03/2019 - Blog Marcel Rofeal

Breaking

sexta-feira, 8 de março de 2019

Rapidinhas com Marcel Rofeal - 08/03/2019

Marcel Rodrigues Ferreira de Almeida
Por Marcel Rofeal
Jornalista, ativista político e graduando em Sociologia

Marcel Rofeal ressurgiu das Cinzas

De acordo com a Mitologia Grega, existia um pássaro de fogo cuja característica é sua força, permitindo-lhe carregar cargas muito pesadas. A Fênix, quando morria, entrava em autocombustão, ou seja, pegava fogo e, pouco tempo depois, renascia das próprias cinzas. Tal qual a Fênix, estou aqui, de volta, ressurgindo pós Quarta-Feira de Cinzas.

Dia do Município

Na última terça-feira, dia 5 de março, Ribeirão Bonito celebrou 129 anos de emancipação político-administrativa. Como, esse ano, a data coincidiu com o Carnaval, a Prefeitura decidiu não promover festividades. Aliás, diante da atual situação do Município, o que teríamos, os cidadãos ribeirão-bonitenses, a comemorar?

Afronta à população

Em seu perfil na rede social Facebook - que não é mantida por ele próprio, que não sabe sequer lidar com um computador -, o prefeito Francisco José Campaner (PSDB) divulgou uma mensagem de parabéns a Ribeirão Bonito com a legenda: "se sentindo feliz". A pequena descrição gerou críticas, inclusive deste que vos escreve. Chiquinho Campaner está feliz por, finalmente, realizar seu sonho de se vingar do Município e de seus concidadãos, acabando com o pouco que a população conquistou. A razão? Acho melhor perguntarmos a ele.

Bajuladores do alcaide

Como era Terça-Feira de Carnaval, o Cordão dos Puxa-Saco de Chiquinho inundaram sua postagem com parabéns ao prefeito pelo Aniversário da Cidade. Fico a me perguntar se são coniventes com as práticas irregulares da atual administração, se estão tão alienados e iludidos (ainda) a ponto de ignorar os fatos ou se realmente são apenas idiotas.

E os nossos parlamentares?

Que a Câmara de Ribeirão Bonito está composta pelos piores vereadores da história, ninguém tem dúvidas. O problema é que os próprios representantes do Poder Legislativo não compreendem qual o verdadeiro papel do parlamento e quais as verdadeiras funções do legislador - com uma ou outra exceção -. Não se vislumbra um projeto sequer de autoria dos parlamentares em benefício do povo, nenhuma iniciativa relevante. Na Cidade Presépio, a Câmara é usada como palanque eleitoral, seja pelos discursos na tribuna, seja pelas moções e homenagens.

Por falar em tribuna...

O parlatório da Câmara Municipal é uma verdadeira piada; não o espaço em si, mas a forma como tem sido usado. Só na sessão da última quarta-feira (6), dois vereadores se manifestaram (graças a Deus), pois os trabalhos foram interrompidos devido a um tumulto. Durante a fala de um deles, contei 16 (dezesseis) parabéns. Já no pronunciamento seguinte, destacou-se apenas a história de vida do tal parlamentar, sua conduta, seu passado, sua vida pessoal... O que isso interessa à população?

Representantes do povo

Os vereadores de Ribeirão Bonito precisam aprender a sê-los na prática. O Legislativo é palco para proposições e discussões de temas coletivos, que venham a beneficiar a comunidade, não para rebater críticas, gerar intrigas, levantar calúnias, fazer provocações ou tampouco alimentar o próprio ego. Da mesma forma, os parlamentares demonstram não entender a prática política, a qual não permite o corporativismo. Os senhores são representantes do povo, não advogados dos seus pares.

Campanha da Fraternidade 2019

A Igreja Católica no Brasil lançou formalmente na última quarta-feira (6) a Campanha da Fraternidade que tem como tema as Políticas Públicas. Na semana passada, participei do lançamento para os diocesanos de São Carlos e pude conhecer melhor os objetivos da iniciativa neste ano. Queira Deus que em Ribeirão Bonito a discussão dessa temática amadureça, pois até hoje as propostas referentes ao tema, especialmente quanto aos objetivos apresentados, foram ignorados.

Dia Internacional da Mulher

Não poderia deixar de congratular as nossas bravas guerreiras mulheres pelo seu dia, em especial à minha mãe, minhas tias, primas, sobrinhas, minhas irmãs de coração e todas as que fazem parte da minha vida.

Mensagem Final

Já diria o cantor Roberto Carlos: "Tudo estava igual como era antes, quase nada se modificou. Acho que só eu mesmo mudei, e voltei. Eu voltei, agora para ficar, porque aqui, aqui é meu lugar. Eu voltei para as coisas que eu deixei. Eu voltei"

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora