Redação | Espaço dedicado à opinião - Blog Marcel Rofeal

Breaking

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Redação | Espaço dedicado à opinião

Fui EXPULSO da Prefeitura de Ribeirão Bonito

Marcel Rofeal*

Após uma conversa de aproximadamente uma hora com o prefeito Paulo Veiga e o chefe de Gabinete, Júlio Barbosa, na Prefeitura Municipal de Ribeirão Bonito, fui expulso de maneira indelicada e grosseira por um encarregado pelo pátio da mesma. O episódio, que me deixou constrangido, ocorreu na tarde desta segunda-feira (24), quando aguardava meu pai – que é funcionário público – para poder voltar para casa. Ainda não entendi o que levou a essa tomada de atitude deselegante por parte de um chefe de pessoal.

Procurei a prefeitura para colher informações para posteriores reportagens e só permaneci na guarita de vigilância, ao lado do portão do pátio (cerca de dois metros da rua), por se tratar de um lugar protegido, com guarda e câmeras de monitoramento. Como estava, além do guarda, outro motorista, não vi algo que me impedisse de aguardar meu pai naquele local, como fiz em tantas ocasiões que se fizeram necessárias. Estávamos conversando, aguardando o tempo passar, para que fossemos embora, haja vista que o guarda também deixaria o posto naquele horário.

Há que se ressaltar que nem o guarda, nem o chefe de Gabinete e nem o prefeito, portanto, nenhuma autoridade competente havia me proibido ou alertado sobre a permanência naquele local. Muito bem, eis que fui surpreendido pelo chamado do encarregado do pátio, o senhor Carlos Henrique Raeli, o Bistecão, que me expulsou daquele local, causando um extremo constrangimento em mim e, também, nos funcionários que estavam naquele local. Cheguei a argumentar o motivo de minha permanência ali, o que não adiantou.

Com educação, deixei o local sem discussão e fui aguardar a vinda de meu pai em frente ao Fórum. Voltei a procurar o prefeito para lhe falar do ocorrido e o mesmo disse que existe uma norma para que os vigilantes não permitissem a entrada de estranhos no pátio, devido ao desaparecimento de “alguns objetos”, no entanto, não teria problemas estar com o guarda ao lado do portão. Oras, será que eu sou um estranho, um desconhecido, para o encarregado? Ainda nas imediações, observei o encarregado deixando o local conduzindo um microônibus, mas pergunto: será que ele está habilitado para conduzir esse tipo de veículo?

É lamentável que haja esse tipo de ocorrência. Sinto-me agredido, violado e inconformado com esse episódio. Perguntar não ofende: será que eu sou um estranho, um desconhecido para esse encarregado? Será que ele não sabia que meu pai é funcionário da Prefeitura há 35 anos? Qual seria o problema de eu permanecer no portão do pátio (a dois metros da rua), ao lado de dois funcionários públicos e sob vigilância de dezenas de câmeras? Ou, então, será que foi uma represália por eu ter postado algumas matérias neste blog há algumas semanas?

*Marcel Rofeal é colaborador do jornal “Correio D’Oeste”, redator do jornal “Agosto” e responsável pelo “Blog Marcel Rofeal – BMR”.

23 comentários:

Sergio Ronco disse...

Marcel, lendo o seu texto, sinto muito que isso tenha ocorrido com você. Ainda que haja uma norma da própria prefeitura para que pessoas estranhas não devam entrar no pátio, a forma relatada nos deixa uma má impressão.

Pelo descrito, dois metros do portão que separam a área restrita da pública, e na companhia de outros funcionários, não representava qualquer risco a nada e a ninguém.

O motivo que o levou a estar naquele local é perfeitamente compreensível(esperar o pai que também é funcionário público).

Concordo com você, que não deva ser desconhecido dos que ali trabalham.

Pena que tenha ocorrido dessa forma, conheço pessoalmente os dois, poderia ter tido outro desfecho.
Ronco

Eleitor indignado disse...

Marcel
Não há dúvida nenhuma que se trata de uma vingancinha infantil, por sua matéria de semanas atraz.
Apesar de você ter mantido sigilo sobre o nome do funcionário envolvido naquele episódio, a cidade inteira sabia de quem se tratava.
Então, aproveitou a oportunidade para lhe dar o troco.
São coisas que, infelizmente, as pessoas que lidam com a nitícia enfrentam no seu dia a dia.
Não se amedronte. Continue com seu trabalho digno e imparcial

Abraços

Eleito indignado

kika disse...

Marcel FALTAM graças ao bom Deus pouco tempo para o reinado do dito cidadão acabar .com certeza vc incomoda pessoas que se esquecem que amanhã poderá estar do outro lado do portão com um grande pé na b...
vamos aguardar
kika

funcionário disse...

É Marcel
Você sentiu na pele o q nos funcionarios sentimos a um bom tempo, costrangimento. Somos obrigados a enfrentar isso todos os dias... até quando???

Sábio disse...

ñ bastasse ser encarregado pelos motoristas, chefe do pátio, chefe da guarda, chefe de compras... agr é motorista? faz tudo!

Syssa disse...

Concordo com a KIka.Tem gente que vive o momento se esquecendo do amanhã.Vamos esperar e pedir a Deus saude para vermos o amanhã de muita gente, aqui em nossa cidade tb fui humilhada em lugar publico por pessoas que vieram de fora e estão mandandado no pedaço mas tenho certeza que a resposta esta por vir.Vamos esperar Marcel e aplaudir de pé a derrota desses coitados.

Anônimo disse...

É do feitio da atual administração(cargos de confiança)
perserguir e ameaçar,fike tranquilo e continue seu trabalho.jose

Mauro Cantor disse...

Marcel vai se acostumando, é assim que age quem tem culpa no cartório.

Mauro Cantor

Olivia Palito disse...

Caro Marcel, fiquei muito triste ao ler essa notícia, mas vou te falar uma coisa TODOS OS CARGOS DE CONFIANÇA estão se "SENTINDO" com um poder enorme de humilhar os outros, achando que podem tudo, mas esquecem que amanhã é outro dia e que o mundo da voltas. Eu também fui humilhada por um desses. Sabe o que penso são pessoas dignas de dó e piedade! Um grande abraço! Ah estou contigo.

Victor disse...

Eu como blogueiro e planejador de social media fico feliz ao ver um blog como este funcionando como ferramenta democrática. Parabéns pelo trabalho.

O POVO TÁ CANSADO disse...

Marcel poderíamos todos nós que já fomos humilhados por esse povinho todo e tomar providências com alguma medida judicial. Porque até quando vamos ser humilhados pelos queridos funcionários da nossa querida atual administração que tá dando náuseas....

Anônimo disse...

NAUSEAS?ESTOU INOJADO,COMO DIZ O MADALENA,ALIAS ELE PRECISAVA SABER DESSE FATO.ZOINHO

José Carlos disse...

Me solidarizo contigo Marcel, uma vez que essa pessoa teria que ter um mínimo de educação, em primeiro lugar. Daí, se formos lembrar tudo o que esse encarregado já fez, sempre com abuso de poder e falta de educação, é incrível que ainda esteja trabalhando para o povo. É uma pessoa que trata mal a muitos funcionários aos quais a administração não vai com a cara, existem 2 B.O. (1 prescrito) contra ele por ameaça de morte na Delegacia. O Diretor de Governo e o Prefeito sempre passam a mão na cabeça dele, pois ele sempre cumpre com as ordens dadas a ele, estando certas ou não. Porque não existe uma sindicância pra averiguar o caso do Sr. Marco, que apanhou e foi ameaçado de morte??? Ah, me esqueci, isso se chama corporativismo. Tanto é assim que ele ganhou um prêmio, foi nomeado, também, responsável pelo pátio. Fico triste, Marcel, que a Prefeitura esteja se transformando em um Quartel Militar, onde a hierarquia prevalece, inclusive, sobre as Leis e o bom senso, mandando quem "pode" e obedecendo quem "tem juízo". E mais uma vez o Prefeito e o Diretor de Governo vão passar a mão na cabeça dele e colocarão panos quentes sobre o caso. Espero que o desfecho dessa história seja sério, mas não acredito. Abraços Marcel e muita paciência, pois logo acaba o poder desses.

Bistecão disse...

Marcel, quanto aos fatos publicados em seu blog, esclareço que em momento algum voce foi EXPULSO da prefeitura.
Somente foi comunicado da existência de uma determinação da administração de 20/outubro/2011 afixada no celotex próximo ao relógio de ponto para conhecimento dos funcionários e na guarita, para conhecimento dos vigias. Tal determinação PROIBE a entrada de pessoas que não pertencem ao quadro de funcionários da Prefeitura fora do Expediente, exceto com autorização. O expediente encerra as 17.00 hs e naquele dia era por volta das 18.30 hs, quando solicitei, educamente, que viesse até o portão , longe dos funcionários e comuniquei sobre a determinação. Voce disse que estava tudo bem ,retirando-se do local. Não observei constrangimento em você e nos funcionários ali presentes, pois a determinação era do conheciento do vigia.
Quanto a sua observação de eu estar dirigindo um micro onibus e respondendo a sua pergunta, sou habilitado Categoria AD, exame médico válido até 11/02/2016, curso de transporte Escolar válido até 01.05.2016, curso de transporte de coletivo de passageiros válido até 28.08.2016 e estava dirigindo porque no dia havia 2 eventos: 1 na Guarda Mirim e outro no Cine Móvel na Praça da Matriz, no hário de entrada dos alunos do Pirajá. Como não havia motorista disponivel naquele horário fui até o distrito de Guarapiranga buscar 30 alunos para assistirem o filme, pois um decreto municipal me autoriza a dirigir.
Sou conhecedor de que seu pai é funcionário público da Prefeitura ha 35 anos, mas não justifica sua permanencia naquele local, pois se um dia ocorrer de todos os filhos dos funcionários sentarem na guarita para aguardarem seus pais não poderia falar nada, pois eles também teriam direito.
Quanto a voce achar que foi represália por ter postado algumas materias, engano seu pois em momento algum dirigi até voce com comentarios ou enviei ao seu blog. Respeitei o seu trabalho. Quem não entendeu o meu foi voce, pois muitas vezes observei voce utilizando-se de CARONA em onibus ESCOLAR, para deslocar até sua residencia o que é PROIBIDO e nunca disse nada. A lei é para todos .
CARLOS HENRIQUE RAELI - BISTECÃO

Edu disse...

Quem é vivo sempre aparece. Marcel, autorizando esse comentário, vc prova a imparcialidade. Fique tranquilo, pois sabemos quem é quem. Já que o Bistecão disse que a lei é para todos, o que é verdade, aumenta nossa certeza de que não é certo o uso de veículos públicos em compromissos particulares de alguns encarregados da prefeitura, ou estou errado?

Marcel Rofeal disse...

O BMR é um portal independente e a moderação dos comentários segue um padrão já estabelecido e divulgado. Por isso, os comentários devem estar relacionados à matéria.

A Verdade, somente isso... disse...

Ora ora, quem é o encarregado que está se utilizando de carro oficial para assuntos particulares?
Que venha toda a verdade, pois..pois..
O comentário logo aí em cima sugeriu isso, ou tô errado?

PROIBIÇÕES (várias e váris) disse...

Outra coisa que é PROIBIDO, é caminhão PIPA da PREFEITURA servir de auto-escola para filho de funcionário aprender a dirigir. Isso também é PROIBIDO. Só estou falando isso para aumentar a lista das coisas PROIBIDAS, não que alguém tenha feito isso. Nem passa pela cabeça de ninguém.

"Correr o gado" em pasto particular com automóvel da prefeitura também é PROIBIDO, estou falando isso pois essa prática também é PROIBIDA, não que alguém tenha feito isso, apenas porque é PROIBIDO, nem passa pela cabeça de ninguém.

Carregar revólver sem autorização em local público, muito menos sacar a arma a esmo, também é PROIBIDO, não que alguém tenha feito isso, apenas porque é PROIBIDO, nem passa pela cabeça de ninguém.

São tantas as coisas PROIBIDAS, não é verdade? Não que alguém esteja fazendo coisas erradas e PROIBIDAS, nem passa pela cabeça de ninguém, só estou falando isso, pois as PROIBIÇÕES são muitas que o Blog do Marcel não comportaria tantas PROIBIÇÕES.

Uma coisa ficou clara para todos, e isso é PROIBIDO, segundo disse o senhor Bistecão: a chamada CARONA está PROIBIDA PARA TODOS.

Só me entriga um detalhe: já que o senhor Bistecão escreveu que o Marcel se utilizava de CARONA e nunca disse nada, não estaria ele(Bistecão) contra a norma da prefeitura. Por que somente agora toca nesse assunto? Se o Marcel estava errado, deveria ter chamado a atenção do Marcel para o fato e ter dito que era PROIBIDO. Tê-lo feito na primeira vez que o encarregado Bistecão viu a irregularidade. Isso não seria PREVARICAÇÃO? Calma, apenas uma pergunta. PROIBIÇÃO é PROIBIÇÃO, não é SENHOR BISTECÃO?

E não vamos aqui falar em CARONA, nunca ninguém pegou CARONA para viagens para fora do município em carro da prefeitura? Calma é só uma pergunta, nem passa pela cabeça de ninguém essa prática PROIBIDA.

Meu povo "OLHO" nas CARONAS. Em todas, tá? Inclusive nas que vão para fora da cidade, tá? Se o Bistecão disse,pois ele é encarregado e tem o PODER, vamos seguir as normas ao pé da letra. Em TODAS as conduções da PREFEITURA: Caminhões, ônibus, carros, tratores, ambulâncias, motos, bicicletas, carriolas de pedreiro etc.

PROIBIDO é PROIBIDO. É PROIBIDO não PROIBIR, tá? Estou com você Bistecão e não abro!

Não concordo com o comentário que o senhor Bistecão trata mal as pessoas, acho muito educado e prestativo, mas PROIBIÇÃO é PROIBIÇÃO e ponto final.

TO PASSSAAAADAAAA ! disse...

Ahhh , acho que é PROIBIDO , mas me corrijam se eu estiver errada.
PESSOAS DA NOSSA CIDADE TIRAR VAGA DO CARRO DA SAÚDE DO QUAL LEVAM PACIENTES PARA FORA (DE QUEM PRECISA) , PARA IR ATÉ ARARAQUARA E DPS DE LÁ PEGAR TÁXI E IR ATÉ AMÉRICO BRASILIENSE COMPRAR MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO ! E CADE A NOSSA GRANDE FISCALIZAÇÃO , CADE O QUE É PROIBIDO !! HÃ HÃ

O Observador disse...

SÓ PARA CONHECIMENTO DO COMENTARISTA DE "PROIBIÇÕES" FICAR SABENDO.... NÃO SE PODE SACAR A ARMA SEM UM JUSTO MOTIVO, MAS OS POLICIAIS MILITARES PODEM ANDAR ARMADOS MESMO ESTANDO A PAISANA.

opciona disse...

o policiais pode .mais não dentro da prefeitura no meio dos foncionario . não são bixos sãos apenas trbalhador . para que andar armado la . isto é pessoas que tem medo de alguma coisa .quem não deve não treme. é só te boas amisade com o povo

Dag Blota disse...

Marcel,

Apesar de toda a sua competência profissional vc. está sendo ingenuo,o problema é que antes das luzes se apagarem já estão encontrando uma desculpa esfarrapada para justificar o injustificável...

1)pessoa estranha?Ele não sabe quem é vc.,quem é seu pai?

2)tem "sumido" material??ele continua conhecendo vc e seu pai!!!

O mal do ditador é sempre estar travestido de democrata...e este está sendo o final só falta apagar a luz!

Em um mundo como o de hoje o que ele deve ter estranhado já que educação não tem;é vc.estar indo buscar o seu pai,que coisa mais linda...,ele tem pai?se tem,cuida dele?
Meu filho,aprenda: "Puxa Saco","Tiririca" e "Praga" não precisa plantar...nasce sozinho!!!

Aceite a minha solidariedade!

Dagmar Blota

Observador disse...

Ops! carro da saúde levando gente pra comprar material de construção
danou-se porque eu sei quem é a mulher

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora