Bom público acompanha o encerramento do Natal Feliz 2012 - Blog Marcel Rofeal

Breaking

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Bom público acompanha o encerramento do Natal Feliz 2012

Exibição da Banda Marcial de Bocaina finalizou quatro dias de evento 

Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito 

Fotos: Marcel Rofeal/BMR
Cerca de 200 pessoas assistiram ao encerramento da primeira edição do Natal Feliz de Ribeirão Bonito na noite do último sábado (22). Durante quatro dias, 17 estabelecimentos comerciais instalados na Rua São Paulo promoveram uma série de eventos especiais para celebrar o período natalino na cidade. Na última noite do projeto, o público pode acompanhar a Orquestra da Assembleia de Deus e a Banda Marcial de Bocaina, além de demonstrações de Free Step.

O Natal Feliz 2012 surgiu da união de empresários, inspirados nas comemorações promovidas nesta mesma época em cidades da região. Participaram da primeira edição do evento: Água Benta; Aquamarine; Central Shopping; Chalé Calçados; Dina’s Bar e Restaurante; Eliana Modas; Galeria Única; Livraria Evangélica Vitória; Livraria Sarnelli; Loja da Marta; Loja Hering; Lu Modas; Mara Modas; O Boticário; Papelaria Garatuja; Sorveteria do João; e Tend Tudo.

A primeira iniciativa do grupo empresarial foi construir um presépio na Praça da Matriz. Na segunda-feira (17), o local passou a ser iluminado. A partir da quarta-feira (19), a instalação também serviu de abrigo ao Papai Noel, recebido por dezenas de crianças no início da noite para uma sessão de fotos. Também como parte da programação do Natal Feliz 2012, os estabelecimentos participantes ofereceram promoções para atrair clientes e estenderam os horários de funcionamento até às 21h.

Um palco foi instalado pela Prefeitura de Ribeirão Bonito na Rua Padre Guedes. Desde as 18h, dois quarteirões da Rua São Paulo – entre as ruas Governador Pedro de Toledo e João Alves Delfino – foram interditados para garantir a segurança dos pedestres e as apresentações. A primeira delas ocorreu na noite de quarta-feira (19), por cerca de 40 minutos, do Coral da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério de Madureira, com hinos de louvor e clássicos típicos de Natal.

Na quinta-feira (20), quem animou o público foi o Coral Infantil de Natal da Paróquia Senhor Bom Jesus da Cana Verde, formado por 18 crianças da comunidade. A apresentação serviu como ensaio para o grupo, que volta a ser apresentar nesta segunda-feira (24) na Igreja Matriz. Pouco depois, a população pode acompanhar uma exibição especial da Corporação Musical Banda 1° de Maio, que trouxe repertório variado, com toques tradicionais, natalinos e até carnavalescos.

Por causa da forte chuva, a programação de sexta-feira (21) foi cancelada. Na oportunidade, passariam pelo palco o Coral de Dourado com a professora Claudia Lucato e um grupo de dança de rua. Já no encerramento, a Orquestra da Igreja Assembleia de Deus Ministério de Madureira [à direita] deu início ao evento por volta das 19h30. A apresentação durou cerca de 50 minutos. Na sequência, jovens de Ribeirão Bonito praticaram Free Step, uma evolução do antigo Rebolation.

Mas a atração mais esperada estava por vir. Às 20h30, os cerca de 40 componentes da Banda Marcial Municipal de Bocaina (BMMB) iniciaram sua formação na Rua São Paulo. O grupo fez um breve desfile pelo trecho entre as ruas Governador Pedro de Toledo e João Alves Delfino, retornando e se concentrando na altura da Rua Padre Guedes para a execução de músicas populares e natalinas por cerca de meia hora. O show com um grupo evangélico encerrou o evento.

De acordo com a empresária Aila, que teve a ideia de promover o evento e a apresentou aos demais comerciantes, o Natal Feliz 2012 pode ser considerado bom por se tratar da primeira vez que ocorre no município. Ainda segundo ela, os proprietários dos estabelecimentos se reunirão nos próximos dias para uma avaliação do evento e iniciar a preparação para uma próxima edição. Sobre o número de espectadores, Aila disse que é compreendido pelo fato de não ser uma tradição na cidade.

Free Step – Do inglês, significa “Passos Livres”. A modalidade surgiu entre 2008 e 2009 em festas Rave no Brasil e consiste em deslizar sobre o chão fazendo movimentos com as pernas e geralmente com as mãos sob as batidas da música eletrônica. É uma evolução do Rebolation, que surgiu de outra dança estrangeira denominada Charleston Dance. Em Ribeirão Bonito, um grupo de jovens pratica o Free Step há cerca de um ano e meio e possui vídeos na internet.

Banda Marcial de Bocaina – Criada há 17 anos, a Banda Marcial Municipal de Bocaina é composta por cerca de 50 jovens, com idades entre 10 e 28 anos, e regida pelo maestro Ronaldo Lopes. Vencedora de diversos concursos nacionais, a BMMB conquistou o título de campeã nacional no último dia 16 de dezembro em Ipaussu (MG). A apresentação na noite deste sábado (22) em Ribeirão Bonito marcou o encerramento das atividades do grupo no ano de 2012.

Nota do Blog: Durante a semana, o BMR divulgará as imagens do evento.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora