quarta-feira, 31 de março de 2010

Jornalismo: Nota à Imprensa

PELA PROMOTORIA DO MEIO AMBIENTE DE ARARAQUARA

A Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, através de seu representante, José Carlos Monteiro em acordo com a empresa Morada do Sol Turismos e Eventos S/A, proprietário do Centro de Eventos de Araraquara e Região, firmaram termo de compromisso e
resolveram que:

1- A empresa citada realizará com a FUNEP - Fundação de Apoio a Pesquisa e Extensão projeto técnico para regularização de seu estabelecimento comercial visando evitar poluição sonora e para se adequar às restrições de ruído aos níveis estabelecido pela resolução CONAMA N° 01/90;


2- Compromete-se a adotar, no prazo de 04 (quatro) meses, medidas visando manter isolado o som proveniente do interior do estabelecimento comercial, tanto dos pavilhões fechados como da área aberta e, com isso, atender as restrições de ruído aos níveis estabelecido
pela resolução CONAMA N° 01/90.

Fonte: Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Araraquara-SP

Sessão de Câmara: Vereadores aprovam 6% de recomposição ao funcionalismo

PRESIDENTE RESSALTOU QUE NÃO SE TRATA DE REAJUSTE

Foto: Marcel Rofeal
Plenário Vereador Emygdio Lucato na Câmara Municipal de Ribeirão Bonito

Foram aprovados dois Projetos de Lei de autoria do Executivo Municipal e outros dois da Mesa Diretora da Câmara que propunham uma recomposição salarial de 6% ao funcionalismo público municipal. A votação ocorreu durante duas Sessões Extraordinárias na noite da última segunda-feira (29).

Distintos, os projetos do Executivo propunham uma recomposição de 4,77% referentes ao índice inflacionário anual e um aumento real de 1,23%. Foram dois projetos, porém com a mesma redação e a única modificação era o valor apresentado. A Mesa Diretora do Legislativo apresentou os mesmos projetos.

O Presidente da Casa, Vereador José Luiz Mascaro (PT), fez questão de ressaltar que não se tratava de reajuste salarial aos servidores públicos, o que iria contra à emenda proposta e aprovada pela Mesa Diretora na Legislatura anterior, quando o Vereador Luiz Marcelino dos Santos Pallone (PSB) era Presidente.

A Câmara Municipal ainda não repassou o conteúdo da Ordem do Dia referente às Sessões Extraordinárias da última segunda-feira. Assim que repassado, o conteúdo será postado nesse espaço.

Ribeirão Bonito: Presidente da Câmara deve se afastar de cargo na Prefeitura

PARA JURISTA, A PERMANÊNCIA DO VEREADOR EM CARGO SUBORDINADO AO PREFEITO FERE A CONSTITUIÇÃO

Foto: Sérgio Ronco/BR
Presidente da Câmara, José Luiz Mascaro (PT), e Prefeito Paulo Veiga (PPS)

O Presidente da Câmara Municipal de Ribeirão Bonito, Vereador José Luiz Mascaro (PT), deve se afastar de uma de suas funções, segundo o jurista Marcio Cammarosano que também é conselheiro da Ong Amarribo - Amigos Associados de Ribeirão Bonito. De acordo com Cammarosano, a permanência de Mascaro nos dois cargos viola princípios constitucionais.

A questão levantada pela Amarribo e apresentada à apreciação do jurista é o fato de o Chefe do Poder Legislativo local estar diretamente subordinado ao Prefeito Municipal após um ato administrativo que coloca o Vereador a inteira disposição do Chefe do Executivo através de seu cargo de motorista na Prefeitura Municipal.

Em carta enviada a Marcio Cammarosano, a Amarribo cita a existência de "conflito de interesses" e afirma que considera o ato administrativo como "forma de burlar princípios não só de direito administrativo como também e fundamentalmente o princípio constitucional da independência dos poderes".

Na análise do jurista Cammarosano, após consulta ao artigo 38 da Constituição Federal, "verifica-se, em tese, que não há obrigatoriedade de afastamento do servidor eleito vereador de seu cargo, emprego ou função, pois esse afastamento só se aplica em se tratando de mandato eletivo federal, estadual ou distrital.

"O afastamento de seu cargo, emprego ou função, de servidor público eleito vereador, só é obrigatório, em tese, se não houver compatibilidade de horários para o exercício, concomitante, das atividades de servidor e de vereador", afirma Marcio Cammarosano em nota. "No caso submetido à nossa apreciação, segundo consta, o Presidente da Câmara Municipal, no exercício de suas atribuições na Prefeitura, está subordinado ao Chefe do Executivo", completa.

Segundo o jurista, o fato de o Presidente da Câmara estar subordinado ao prefeito não é compatível com a Constituição, tendo o mesmo que deixar o cargo de motorista enquanto Chefe do Legislativo. "E ainda que a subordinação ao Prefeito fosse apenas indireta, persistia, a nosso ver, o mesmo impedimento", conclui a nota do jurista.

Há cerca de um ano, o fato de José Luiz Mascaro exercer as funções de funcionário público e Vereador tomou grande proporção após divulgação em um veículo de comunicação local, classificando o caso como "legislação em causa própria". Na época, o vereador pediu afastamento do cargo na Prefeitura ao requisitar aumento salarial aos funcionários públicos na Câmara.

Região: Homem é preso em flagrante por tráfico de drogas em Araras

ELE AINDA TENTOU JOGAR FORA AS OITO PEDRAS DE CRACK

Um homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas na noite da terça-feira (30), no bairro Jardim Alvorada, em Araras. A polícia passava em um local conhecido como ponto de traficantes e, ao avistar a viatura, Márcio Roberto de Jesus, de 28 anos, entrou na sua casa para tentar jogar oito pedras de crack no vaso sanitário.

O rapaz, que está desempregado, foi levado para a delegacia. Outro homem que estava com ele foi detido, mas foi ouvido e liberado por ser somente usuário.

Da EPTV

Brasil: Em discurso duro, Serra diz: Meu governo não tem roubalheira

"NÃO TENHO CONVIVÊNCIA COM O MALFEITO", COMPLETOU

No discurso da cerimônia de desligamento do governo de São Paulo, o presidenciável José Serra usou tom duro. Disse que, em seu governo, "não se cultiva escândalo e roubalheira".

"Não tenho conivência com o malfeito", afirmou. "O governo tem que ter caráter. E esse é um governo de caráter".

Em referência indireta ao presidente Lula, repudiou a "espetacularização, a busca da notícia fácil".

"Sou considerado um grande obsessivo", falou. "Sou sério, mas não sou sisudo. Quem me conhece sabe. Monitor, não centralizador. Não sou centralizador", declarou. Neste momento, alguns parlamentares sorriam. Serra comentou, do parlatório: "O pessoal de Brasília sorri ironicamente, mas quem é de São Paulo sabe que não sou centralizador".

Serra assinalou que o Rodoanel é o grande momento do governo. "Governar não é mais 'abrir estradas', é saber quais estradas nós vamos abrir", discursou sobre o tema.

- Não tenho medo de ser alvo das falanges do ódio - avisou.

Ainda divertiu a plateia com sua cruzada antitabagista: "O Goldman não pode mais nem fumar escondido no banheiro do seu gabinete. Ele não sabia, mas havia câmeras escondidas lá".

O evento contou com a estrutura de lançamento de campanha eleitoral e presença maciça de prefeitos do interior e senadores do PSDB, como Sérgio Guerra, Tasso Jereissati e Alvaro Dias, e outros da base tucana, além do rabino Henri Sobel. A claque, no auditório, gritou: "Serra presidente!".

O presidente Fernando Henrique Cardoso não compareceu. A chegada do governador ao auditório Ulysses Guimarães, no Palácio dos Bandeirantes, foi anunciada por um telão que transmitiu, em tempo real, a caminhada de Serra pelos corredores.

O auditório está dividido em três partes: na frente, parlamentares e secretários; no meio, prefeitos e, atrás, visitantes e partidários. O local está lotado e conta com segurança reforçada. Há forte presença de militares.

O governador chegou com uma hora de atraso. Estão presentes também no auditório personagens que podem compor a chapa presidencial de Serra, como Orestes Quércia (PMDB), Rodrigo Maia (DEM), Kátia Abreu (DEM) e Roberto Freire (PPS).

Da Redação do Portal Terra

Internacional: Potências entram em acordo sobre novas sanções contra Irã

REPRESENTANTES DE CINCO PAÍSES CHEGARAM A UM ACORDO COM A CHINA DURANTE UMA CONFERÊNCIA POR TELEFONE

Os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) chegaram a um consenso nesta quarta-feira sobre a quarta rodada de sanções contra o Irã, por seu controverso programa nuclear, e devem começar a rascunhar o documento nos próximos dias, disse uma fonte ligada as negociações.

A fonte, que falou em condição de anonimato à agência de notícias Reuters, afirmou que representantes do Reino Unido, Estados Unidos, França, Rússia e da Alemanha (que não é membro permanente, mas participa dos esforços) chegaram a um acordo com a reticente China durante uma conferência por telefone.

A China, que tem no Irã um importante fornecedor de petróleo, mostra-se oficialmente relutante em aceitar uma quarta rodada de sanções contra o Irã e defende a diplomacia e negociações sobre o controverso programa nuclear iraniano. Como membro permanente, ela tem poder de vetar qualquer proposta de sanção apresentada no Conselho.

"Foi acordado com a China o começo do rascunho das sanções contra o Irã", disse a fonte. "O rascunho da resolução do Conselho de Segurança deve começar nos próximos dias".

As potências ocidentais acusam Irã de manter um programa nuclear para produzir armas. Teerã nega a acusação e diz ter apenas fins pacíficos.

O Irã recusou um projeto de acordo apresentado pelas seis potências em outubro do ano passado, com a mediação da Agência Internacional de Energia Nuclear (AIEA). O projeto previa que a entrega por parte do Irã à Rússia de 1.200 quilos de urânio enriquecido a 3,5% para o enriquecimento a 20%, antes de ser transformado pela França em combustível para o reator de pesquisas de Teerã, que fabrica isótopos para produtos médicos.

Teerã justificou a recusa com a afirmação de que o projeto de acordo não apresentava as garantias necessárias para a entrega do combustível. Depois disso, o país apresentou uma contraproposta para um intercâmbio gradual e oscilou acenos de diálogo com duras declarações sobre a soberania de seu programa nuclear.

Com a paralisação das negociações, o Irã começou a enriquecer o urânio a 20% em fevereiro passado, m,esmo diante da repreensão das potências. Desde então, os EUA lideram uma campanha pela nova rodada de sanções.

A Rússia, outro membro relutante com as sanções ao Irã, cedeu e admitiu a possibilidade de aprovar o novo pacote. O último obstáculo era justamente a China que, segundo diplomatas, está vagarosa e relutantemente aproximando sua postura com a das demais potências sobre o Irã.

Pequim, afirmam os diplomatas, quer que as medidas não sejam muito amplas.

A ideia de Washington é que o novo documento fosse aprovado até o próximo mês, antes de uma conferência da ONU sobre o Tratado de Não Proliferação, marcado para maio. Fontes ligadas ao processo dizem, contudo, que as negociações devem ser arrastadas até junho.

"Esta é uma grande vitória para os Estados Unidos e os europeus", disse a fonte, "China tomou grandes medidas".

Washington já sinalizava uma concessão de Pequim no tema. Mais cedo nesta quarta-feira, o porta-voz da Casa Branca, Bill Burton, disse que os chineses "sabem que não é de seu interesse ter uma corrida nuclear no Oriente Médio".

Da Folha Online e Agência Reuters

HOJE: 31/03/10 - QUARTA-FEIRA

DIA N°: 090 - FALTAM 275 DIAS PARA ACABAR O ANO.

FERIADOS E EVENTOS CÍCLICOS:
> Dia da Integração Nacional;
> Dia da Saúde e Nutrição;
> Dia da Doutrina Espírita.

SANTOS DO DIA:
> Dia de Santa Balbina.

terça-feira, 30 de março de 2010

HOJE: 30/03/10 - TERÇA-FEIRA

DIA N°: 089 - FALTAM 276 DIAS PARA ACABAR O ANO.

FERIADOS E EVENTOS CÍCLICOS:
> DESCONHECIDO / INEXISTENTE.

SANTOS DO DIA:
> Dia de São Quirino.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Esporte: Ribeirão Bonito e Douradense empatam em um gol no Tonico Varella

PELA LIGA JAUENSE, TRÊS PARTIDAS AGITARAM A REGIÃO

Terminou empatada em um gol a partida entre o Ribeirão Bonito E. C. e o A. D. Douradense na 2ª rodada do Campeonato Amador pela Liga Jauense de Futebol. A disputa teve início por volta das 15h10m no Estádio Municipal Tonico Varella em Ribeirão Bonito e contou com a presença de um público considerável ontem, domingo (28).

Logo no início, Cafú abriu o placar e marcou o gol para o time da casa: Ribeirão Bonito 1 X 0 Douradense. Os jogadores ainda tiveram muitas chances de aumentar o placar para o time local no primeiro tempo, mas sem sucesso. Em um lance próximo da grande área, Marcelo da equipe de Ribeirão Bonito se feriu e precisou sair de campo de ambulância.

Aos 12 minutos do segundo tempo, Jesus igualou o placar no Tonico Varella: Ribeirão Bonito 1 X 1 Douradense. Com o reinício da partida, a equipe de Dourado voltou mais determinada a virar o placar, também sem sucesso. A partida terminou por volta das 17 horas e o resultado permaneceu empatado.

Pela Liga Jauense, outras três partidas movimentaram a região na tarde de ontem. Em Matão, o S. E. Pereira também empatou em dois gols com o time de Boa Esperança do Sul. O Boracéia perdeu por 3 X 0 do time da casa em Torrinha. Já em Itapuí, o time da casa venceu por 3 X 1 do Mineiros Esporte Clube.

Na semana passada, pela 1ª rodada do Amador Regional, Ribeirão Bonito também empatou em um gol com o time da casa em Boa Esperança do Sul. De goleada, S. E. Pereira bateu o Douradense em Dourado por 5 X 1. Em Boracéia, o time da casa venceu o Itapuí por 3 X 0. Também houve empate entre Torrinhense e o time da casa em Mineiros do Tietê.

Pela próxima rodada, no próximo dia 11, Dourado recebe Boa Esperança do Sul, Ribeirão Bonito recebe S. E. Pereira, Mineiros recebe o Boracéia e o Itapuí recebe o Torrinhense. As partidas serão realizadas nos Estádios Municipais e terão início previsto para às 15h10. Todas as informações estão disponíveis no site da Liga Jauense.

Ribeirão Bonito: Poder Legislativo se reúne em Sessão Extraordinária às 20 horas

VEREADORES VOTAM REAJUSTE PARA FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS

Foto: Arquivo/MR
Câmara Municipal de Ribeirão Bonito - Sede do Poder Legislativo

Deve ter início por volta das 20 horas na Câmara Municipal, mais uma Sessão Extraordinária. O motivo para tal é a votação do reajuste salarial para o funcionalismo público, previsto para se fixar em torno de 4%.

Segundo o Presidente do Legislativo, Vereador José Luiz Mascaro (PT), vários cenários de reajuste foram apresentados ao Prefeito Paulo Veiga (PPS). Ainda de acordo com Mascaro, o valor não chega aos 5%.

Região: Polícia Civil doa mercadorias à Assistência Social em Ibaté

DE ACORDO COM DELEGADO, PRODUTOS SERIAM DESCARTADOS

A Prefeitura de Ibaté recebeu por meio do Departamento de Promoção e Bem-Estar Social, uma doação de mercadorias apreendidas pela Polícia Civil da cidade. As mercadorias foram doadas na segunda-feira (22), através de uma determinação judicial.

De acordo com o delegado Dr. Reinaldo Lopes Machado, os produtos iriam ser descartados, já que fazem parte de uma carga roubada em uma rede de supermercados com sede em São Carlos, porém, o mesmo solicitou que pudesse repassar essa mercadoria a assistência social do município.

A diretora do Departamento de Promoção e Bem-Estar Social, Vitória Maria Lopes Zanin afirmou que os produtos já começaram a ser entregues às famílias carentes. “São materiais bem diversificados e para não jogar fora, a justiça autorizou a entrega ao Departamento, que já iniciou os trabalhos de distribuição às famílias”, conta.

Antes da entrega, toda a mercadoria foi analisada pela Vigilância Sanitária do município, que deu aval para a doação. “Como os produtos estão dentro do prazo de validade e em ordem, a doação pode ser feita”, conta Vitória.

Marcas reconhecidas de torradas, bolachas, achocolatados, desodorantes, latas de milho, leite em pó, balas, molho de tomate, fermento em pó e sabonetes são alguns dos produtos que fazem parte da lista de materiais. O delegado afirmou que essa situação é rara na cidade.

O prefeito José Luiz Parella, o Zé Parrella, conta que a distribuição está sendo realizada de maneira organizada e justa. “Os produtos estão serão doados às famílias carentes já cadastradas no departamento. São pessoas que nós sabemos que precisam”, diz. “Agradeço a atenção do delegado por ter solicitado esses produtos à nossa assistência social”, finaliza.


Do São Carlos Agora

Brasil: 'Provavelmente pediremos um novo julgamento', diz advogado dos Nardoni

ALEXANDRE E ANNA JATOBÁ FORAM CONDENADOS A 31 ANOS, 1 MÊS E 10 DIAS, E A 26 ANOS E 8 MESES DE PRISÃO, RESPECTIVAMENTE

O advogado de defesa do casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, Roberto Podval, pretende apresentar até o fim desta semana a argumentação do recurso pedido após o julgamento que condenou os dois pela morte da Isabella. O crime aconteceu em março de 2008. "Provavelmente pediremos um novo julgamento", afirmou Podval.

Alexandre e Anna Jatobá foram condenados no início da madrugada deste sábado, 27, a 31 anos, 1 mês e 10 dias, e a 26 anos e 8 meses de prisão, respectivamente, pela morte da menina. O júri começou na segunda-feira, 22, no Fórum de Santana, na zona norte da cidade.

Após a decisão, o pai e a madrasta de Isabella voltaram para os presídios em Tremembé, no interior de São Paulo, onde já estavam há quase dois anos. Ambos retornaram para a mesma cela que ocupavam antes do júri.

Do Estadão.com

Internacional: Terrorismo domina debates entre ministros do G8 no Canadá

ATAQUE SUICIDA QUE MATOU 38 EM MOSCOU VIRA TEMA DE ENCONTRO DE CHANCELERES

Os atentados a bomba no metrô de Moscou nesta segunda-feira colocaram em evidência a urgência da luta contra o terrorismo, um dos principais temas em debate entre os chefes da diplomacia do G8, que se reúnem em Gatineau (Canadá).

Como preparação para a conferência dos chefes de Estado do G8 (países industrializados e a Rússia) em Muskoka (Ontário), nos dias 25 e 26 de junho, os ministros vão tratar de vários temas relativos à segurança global: os programas nucleares do Irã e Coreia do Norte, o terrorismo no Paquistão e Iemên, e as tensões potencialmente desestabilizadoras na América Latina e na Bósnia.

Após o bom sinal recebido na sexta-feira com o anúncio do novo acordo de desarmamento russo-americano START, os atentados desta segunda-feira no metrô de Moscou obscureceram o horizonte das discussões, fazendo lembrar que um ataque terorrista segue possível, inclusive próximo ao quartel-general do serviço russo de inteligência FSB, herdeiro do KGB soviético.

Em Gatineau, os ministros se dispõem a evocar o terrorismo essencialmente em relação à situação afegã, já que os canadenses querem melhorar a cooperação entre os membros do G8 para estabilizar a situação na fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão, aumentando o comércio entre ambos os países.

Parece existir um consenso em relação a este assunto: no dia anterior à reunião, um diplomata russo disse à AFP em Moscou que "era a falta de atividade econômica que levava a população a fazer a guerra".

"O G8 tentará um acordo sobre novas medidas para a economia e o desenvolvimento dessa região, com a aprovação de ambos os governos", disse o russo.

O outro grande tema da reunião deve ser a proliferação nuclear: a oportunidade de novas sanções contra o Irã deve ser debatida, segundo Lawrence Cannon, o ministro de Assuntos Exteriores canadense.

O encontro do G8 foi precedido por uma reunião em Chelsea, próximo a Ottawa, dos chefes da diplomacia dos cinco países vizinhos do Ártico: Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, Noruega e Rússia.

Os ministros devem se concentrar no fortalecimento da cooperação nessa imensa região, palco de rivalidades e tensões sobre a potencial exploração de seus recursos naturais, considerando o risco de que o tráfico marítimo e a busca de petróleo prejudiquem o equilíbrio ecológico do vasto deserto de gelo.

"Estados Unidos, Canadá e Rússia, três dos maiores emissores de dióxido de carbono, estão reunidos para falar da região considerada o epicentro da mudança climática", disse à AFP o professor Michael Byers, uma das principais autoridades científicas canadenses sobre o Ártico.

"Se não falam dele e se não evocam a redução das emissões (de gases poluentes), ignorarão o problema mais grave do Ártico atualmente", acrescentou o universitário de Vancouver.

Da AFP

Ribeirão Bonito: Cinco escolas recebem programa de resistência à drogas da PM

AULAS ESTÃO SENDO MINISTRADAS PELO SARGENTO SALLA

Foto: Lucas Castro/BCDO
Alunos da Escola Municipal Lélia Cecília durante o Proerd

Cinco escolas de Ribeirão Bonito recebem o Programa Educacional de Resistência às Drogas, o Proerd, pela Polícia Militar. As aulas, ministradas pelo Sargento Salla, assistem ao Colégio Kuarup e às Escolas Municipais Lélia Cecília, Maria Olympia, Manoel Negraes e Maria Apparecida Sousa Campos, em Guarapiranga.

De caráter social preventivo, o Proerd é posto em prática pela PM junto aos alunos na faixa etária entre 9 e 12 anos, oferecendo atividades educacionais em sala de aula que inserem a necessidade de desenvolver as potencialidades nas crianças, ajudando a prepará-las para o futuro na consciência do exercício da cidadania.

O programa foi criado em 1983 nos Estados Unidos, como base no projeto D. A. R. E. (Drug Abuse Resistance Education), e chegou ao Brasil nove anos depois, através da PM no Rio de Janeiro. No Estado de São Paulo, o programa foi implantado somente em 1993 e, hoje, atua em todos os estados do Brasil e em mais 58 países.

Em reunião no Distrito de Guarapiranga no último dia 18, o Capitão da 2ª Companhia do 38° Batalhão da PM, Luiz Alberto Andrade de Almeida foi questionado sobre a existência do programa, até então em atividade desconhecida pelos moradores locais. "Nós estamos voltando a implantar o Proerd nas escolas aos poucos", disse.

Com informações do Blog do Correio D'Oeste

Região: Santa Cruz das Palmeiras confirma 69 casos de dengue

CIDADE AINDA TEM 320 PESSOAS AGUARDANDO EXAMES

Santa Cruz das Palmeiras, na região Central do Estado de São Paulo, confirmou, nesta segunda-feira (29), 69 casos de dengue e outros 320 suspeitos. Nova Europa e Rincão, que vivem uma epidemia, somam 68 e 330 casos respectivamente. Em Araraquara, o número de contaminados chega a 142.

Da EPTV

Brasil: Dilma chora ao dizer que país não perderá conquistas do governo Lula

EM TOM DE PRÉ-CANDIDATA, DILMA CHEGOU ÀS LÁGRIMAS

Ao lançar nesta segunda-feira o PAC 2 (segunda versão do Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) fez duras críticas à gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) ao classificar de "estagnação" o período que o país foi governado pelo tucano. Emocionada, Dilma chorou ao comparar as duas gestões e encerrou o discurso na cerimônia do PAC 2 ao afirmar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "reconstruiu" o Brasil.

Em tom de pré-candidata, Dilma chegou às lágrimas ao dizer que os brasileiros não vão "deixar de escapar de suas mãos" o governo implementado pelo petista no país.

"Atravessamos o deserto da estagnação. O Brasil retomou a rota do desenvolvimento. Mas o governo Lula, um governo do qual nos orgulhamos muito de fazer parte, não aceita outro caminho que não seja o do desenvolvimento com distribuição de renda. Esse é o Brasil que o senhor, presidente Lula, reconstruiu para todos nós. E que os brasileiros não deixarão escapar mais de suas mãos", afirmou às lágrimas.

Na comparação entre a gestão petista e a do ex-presidente FHC --já que os tucanos serão os seus principais adversários nas urnas em outubro --Dilma classificou de "Estado mínimo" o período em que o PSDB esteve no poder. "Era o Estado do não. Não tinha planejamento estratégico, não tinha aliança com o setor privado, não incrementou investimento público, não financiou investimento privado. Hoje, por tudo isto, podemos dizer que antes de ser um Estado mínimo, ele foi um Estado omisso."

Segundo a ministra, depois da gestão dos tucanos, o país vivenciou "a construção de um modelo de Estado diferente, que cria as condições para que as coisas sejam feitas" ---na gestão do presidente Lula. "Um Estado que não se omite diante do mercado porque coloca no centro de suas preocupações o direito das cidadãs e cidadãos do Brasil".

Na opinião de Dilma, o Estado comandado pelo PT "superou o economicismo de governos anteriores" para priorizar as áreas sociais. "Graças a esse modelo de Estado podemos dizer que três expressões renasceram na linguagem, no coração e no cotidiano dos brasileiros no governo Lula: planejamento, investimento e desenvolvimento com inclusão social. Deixamos para trás décadas e décadas de improvisação", afirmou a ministra.

CRÍTICAS


A ministra listou uma série de ações do governo Lula que, na sua opinião, foram "muito diferentes do passado recente" encontrado no Brasil --numa comparação direta com a gestão tucana que promete marcar a disputa eleitoral de outubro.

"Solucionar os gargalos do Brasil foi desde sempre uma das principais metas do PAC. O descaso que encontramos era tamanho que a missão que temos pela frente é ainda colossal. Avançamos muito, mas nos impusemos agora o desafio de avançar ainda mais, deixando projetos concretos para o governo", afirmou.

Dilma citou como exemplo os recursos destinados por governos anteriores para a população de baixa renda ao exaltar a gestão petista. Ela lembrou do racionamento de energia realizado no país durante a gestão FHC ao afirmar que não há riscos de futuros problemas no setor.

"Energia não vai nos faltar, o PAC energia foi pensado para isso. O Brasil vai continuar a ser um exemplo para o mundo. Vamos deixar no passado os fantasmas de racionamento", afirmou.

À vontade ao falar para mais de mil convidados do governo para o lançamento do PAC 2, Dilma leu grande parte do seu discurso em dois teleprompters (monitores eletrônicos que exibem textos) transparentes colocados à frente do púlpito ocupado pela ministra. A cerimônia é um dos últimos eventos públicos antes de Dilma deixar o governo, na quarta-feira.

Pela legislação eleitoral, os políticos que vão disputar as eleições de outubro têm que deixar os cargos no Executivo até o dia 3 de abril. Dilma anunciou que a subchefe de articulação e monitoramento da Casa Civil, Miriam Belchior, vai assumir a coordenação do PAC com a sua saída do governo.

Da Folha Online

Internacional: Presidente promete "achar e destruir" autores de ataque na Rússia

ATENTADO EM MOSCOU DEIXOU PELO MENOS 38 MORTOS

O presidente da Rússia, Dimitri Medvedev, prometeu nesta segunda-feira (29) "achar e destruir" os responsáveis pelos ataques suicidas que mataram 38 pessoas no metrô da capital, Moscou.

"Eles são simplesmente animais", disse Medvedev, depois de colocar flores na plataforma em uma das estações de metrô atacadas.

Mais cedo, Medvedev havia dito, em comunicado, que tinha "declarado guerra' contra o terrorismo.

"A política de esmagamento do terror em nosso país e a luta contra os terroristas continuará. Prosseguiremos as operações contra os terroristas sem vacilações e até o final", disse Medvedev, segundo informou o Kremlin em comunicado.

O presidente russo se mostrou convencido de que os terroristas queriam causar a "desestabilização da situação no país e na sociedade", segundo as agências russas.

"Isto, evidentemente, é a continuação da atividade terrorista", disse Medvedev, que lamentou que as medidas antiterroristas adotadas até agora fossem "obviamente, insuficientes".

O presidente russo ressaltou a importância de "reforçar" a segurança antiterrorismo e aplicar essas medidas não só na escala local mas nacional.

"Prevenir atentados desta classe é um assunto complicado, da mesma forma que garantir a segurança no transporte", disse.

O chefe do Kremlin pediu às forças de segurança para "controlarem com firmeza a situação, mas sem violar os direitos dos cidadãos".

Também pediu às autoridades para oferecer toda a ajuda necessária às vítimas, a seus parentes e a outros afetados pelo pânico causado pelo atentado.

Em agosto do ano passado, Medvedev anunciou a ampliação da campanha contra o terrorismo no Cáucaso Norte, após outro atentado suicida ter sido perpetrado contra um prédio da Polícia na república da Inguchétia, no qual morreram 24 pessoas.

Do G1 - O Portal de Notícias da Globo

Ribeirão Bonito: EMEI Lúcia Jair Lucato é alvo de ação criminosa novamente

É A SEGUNDA INVASÃO EM MENOS DE UM MÊS NO PRÉDIO

Foto: Lucas Castro/BCDO
Parte do forro que foi danificado pela ação criminosa no interior da EMEI

Pela segunda vez em menos de um mês, marginais invadiram as dependências da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Lúcia Jair Lucato, o antigo Salmer. Os criminosos teriam invadido o prédio pelo telhado e danificaram parte do forro, a exemplo da ação no início do mês.

Claudia Haddad Succi, diretora da EMEI, registrou a ocorrência na manhã de hoje, segunda-feira (29), na Delegacia de Polícia de Ribeirão Bonito. Segundo ela, um aparelho de televisão de 21 polegadas foi levado e o alarme não disparou, o que caracteriza que a energia elétrica no local foi desligada.

No último dia 5, em comemoração ao aniversário da cidade, houve a solenidade de inauguração da EMEI. Poucas horas depois, um indivíduo invadiu o prédio e levou um aparelho de DVD e uma TV. A Polícia Civil esteve no local até poucos instantes, provavelmente em trabalho de perícia com o Instituto de Criminalística.

Com informações do Blog do Correio D'Oeste

Região: Briga em bar termina com homem esfaqueado em São Carlos

FATO OCORREU NA TARDE DE ONTEM, DOMINGO (28)

Uma tentativa de homicídio foi registrada na tarde deste domingo (28). Um homem desferiu três facadas contra Ronaldo dos Santos Nascimento de 25 anos após discussão no interior de um bar. As facadas atingiram as costas do rapaz.

O fato aconteceu por volta das 13hs. A equipe de reportagem do São Carlos Dia e Noite esteve no local e apurou que o jovem Ronaldo estava em um bar na rua Nuncio Cardinalli na Vila Isabel, quando por motivos a serem apurados começou a discutir com o tal de Rafinha.


Na primeira parte da discussão a esposa da vítima entrou no meio e chegou a derrubar a moto do agressor. Quando tudo parecia ter voltado a normalidade, a mulher foi para a casa de uma amiga se limpar.


Neste intervalo a briga entre os dois homens recomeçou, foi onde Rafinha desferiu três facadas nas costas de Ronaldo. Mesmo ferido ele ainda tentou fugir e caiu sangrando em uma das ruas da Vila Isabel.


A PM foi acionada e um cerco foi feito na região, porém o acusado não foi localizado. A vitima foi socorrida pelo SAMU e encontra-se em estado grave na Santa Casa, inclusive com risco de morte. O caso foi registrado no Plantão Policial.

Do São Carlos Dia e Noite

Brasil: Jornalista Armando Nogueira morre no Rio de Janeiro, aos 83 anos de idade

ELE LUTAVA CONTRA UM CÂNCER NO CÉREBRO DESDE 2007

Morreu em seu apartamento na Lagoa, na zona sul do Rio de Janeiro, o jornalista Armando Nogueira, aos 83 anos. Ex-diretor de jornalismo da TV Globo de 1966 a 1990, ele lutava contra um câncer no cérebro desde julho 2007. Nos últimos meses, estava aos sob os cuidados de uma enfermaria montada em sua residência. No entanto, o quadro se agravou recentemente.

Autor de dez livros, Nogueira nasceu em Xapuri, no Acre, e formou-se em direito no Rio. De acordo com sua biografia oficial, em 1950 começou a carreira de jornalista no Diário Carioca. Foi repórter, redator e colunista. Trabalhou na Revista Manchete, como redator principal na gestão de Otto Lara Resende. Em O Cruzeiro, foi repórter fotográfico de 1957 a 59.

Em 1959, Nogueira entrou para o Jornal do Brasil, onde foi redator e colunista. Lá, de 1961 a 1973, assinou a coluna diária "Na Grande Área". Como repórter, fez a cobertura de todas as Copas do Mundo a partir de 1954. Começou no telejornalismo em 1959, na antiga TV-Rio, canal 13. Ele dirigiu a Central Globo de Jornalismo da TV por 24 anos e foi responsável pela criação dos programas "Jornal Nacional" e "Globo Repórter".

Após a polêmica edição do debate entre os candidatos das eleições presidenciais de 1989, Nogueira passou a dedicar-se integralmente ao jornalismo esportivo.

O jornalista participou da cobertura dos Jogos Olímpicos desde 1980, em Moscou. Ele trabalhou ainda na trabalhou ainda na Rede Bandeirantes e atualmente estava no SportTV, onde apresentava o programa Papo Com Armando Nogueira, e na Rádio CBN, onde participava do CBN Brasil.

Da Agência Estado

Internacional: Chile anuncia US$2,5 bi para reconstruir casas após terremoto

GOVERNO AFIRMOU QUE MAIS DE 370 MIL CASAS FORAM AFETADAS

O presidente chileno, Sebastián Piñera, anunciou nesta segunda-feira um plano de reconstrução e subsídios no valor de 2,543 bilhões de dólares para milhares de habitações destruídas pelo terremoto e tsunamis que atingiram o país em fevereiro.

Durante uma cerimônia pública, Piñera disse que, de acordo com os últimos dados, um total de 370.051 casas foram afetadas pelo desastre do dia 27.

"O custo deste programa chega a 2,543 bilhões de dólares e esperamos poder assumir esta responsabilidade durante os próximos 24 meses complementando o orçamento normal que estava no Ministério da Habitação", afirmou o presidente.

Da Agência Reuters

HOJE: 29/03/10 - SEGUNDA-FEIRA

DIA N°: 088 - FALTAM 277 DIAS PARA ACABAR O ANO.

FERIADOS E EVENTOS CÍCLICOS:
> DESCONHECIDO / INEXISTENTE.

SANTOS DO DIA:
> DESCONHECIDO / INEXISTENTE.

domingo, 28 de março de 2010

HOJE: 28/03/10 - DOMINGO

DIA N°: 087 - FALTAM 278 DIAS PARA ACABAR O ANO.

FERIADOS E EVENTOS CÍCLICOS:
> Dia Mundial da Juventude;
> Dia do Revisor;
> Dia do Diagramador.

SANTOS DO DIA:
> DESCONHECIDO / INEXISTENTE.

sábado, 27 de março de 2010

Nota de Falecimento!

É com muito pesar que comunicamos o falecimento da Senhora Carolina Alboléia Ruíz Panceri, aos 72 anos de idade. Seu corpo está sendo velado no Velório Municipal e seu sepultamento está marcado para logo mais às 17h30. Provavelmente, as orações serão feitas no próprio Velório.

À família enlutada, nossas orações e nossas condolências.

Nota de Falecimento!

É com muito pesar que comunicamos o falecimento da Senhora Hilda Matheus, aos 86 anos de idade. Dona Hilda era irmã do Décio da loja. Seu corpo está sendo velado no Velório Municipal, onde serão realizadas as exéquias, e seu sepultamento está marcado para logo mais às 16 horas no Cemitério Municipal.

À família enlutada, nossas orações e nossas condolências.

Ribeirão Bonito: Construção de guias antecedem pavimentação no Heliana

MAIS DE R$650 MIL SERÃO INVESTIDOS EM ASFALTO NO LOCAL

Fotos: Marcel Rofeal
Caminhões e maquinário operando em trecho da Rua A, no Jardim Heliana

Teve início na última segunda-feira (22) as obras de pavimentação em ruas do Jardim Heliana e Malvinas. Neste primeiro momento, os trabalhos se concentram na construção de guias e sarjetas entre as Avenida Joana Bivanco Machado e Rua A.

De acordo com o Prefeito Municipal, Paulo Antonio Gobato Veiga (PPS), um recurso na importância de R$ 480 mil está sendo investido na obra e outros R$ 175 mil foram disponibilizados para a conclusão após assinatura de convênios na semana passada.

Ainda segundo Veiga, parte da Avenida Joana Bivanco Machado deverá permanecer pendente na primeira etapa de pavimentação. Já no caso da Rua F, obras de construção de galerias deverão retardar o início das obras, agora previsto para maio.

Esquina da Rua A com Avenida Saudade, onde há concentração dos trabalhos

Região: Juiz manda prender jovem de 19 anos por falso testemunho

PRISÃO OCORREU DURANTE AUDIÊNCIA NA TARDE DE ONTEM

Um rapaz de 19 anos foi preso a pedido do Juiz da 2º Vara Criminal de São Carlos, durante uma audiência pelo crime de falso testemunho. O acusado era testemunha de um processo relativo à Vara da Infância e Juventude. Ele foi conduzido ao 3º DP do Centro, ouvido e liberado.

A prisão aconteceu às 15h30 na sala de audiências da 2º Vara Criminal no prédio do Fórum na Rua Conde do Pinhal, centro da cidade. O jovem M.F.F., 19, morador no Jardim Gonzaga, estava sendo ouvido pelo juiz quando cometeu falso testemunho.

Foi o próprio Juiz quem deu voz de prisão ao rapaz e acionou a policial feminina que trabalha no fórum. O rapaz ficou em uma cela existente no Fórum aguardando a chegada de uma viatura da PM que fez sua condução até o 3º Distrito Policial.

O acusado foi apresentado na delegacia com um oficio assinado pelo Juiz, o delegado ouviu a parte envolvida e registrou o boletim de ocorrência de falso testemunho, cuja pena é de reclusão, de um a três anos, e multa, podendo ser aumentada dependendo das circunstâncias que o crime foi cometido.

Um inquérito policial será instaurado para apurar o caso. O acusado foi ouvido e depois liberado.

Do São Carlos Dia e Noite

Brasil: Casal Nardoni é condenado pela morte da menina Isabella

DEFESA RECORREU, MAS CASAL NÃO PODERÁ AGUARDAR EM LIBERDADE; ELES VOLTARAM PARA TREMEMBÉ-SP

O pai e a madrasta de Isabella Nardoni, 5, foram condenados pela morte da menina, em júri popular que terminou na madrugada deste sábado. Os jurados entenderam que a menina foi asfixiada e jogada do sexto andar do prédio onde moravam Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, na zona norte de São Paulo, em março de 2008.

O casal foi condenado por homicídio triplamente qualificado e fraude processual (por ter alterado a cena do crime). De acordo com a sentença, no total, Alexandre foi condenado a 31 anos, um mês e dez dias de prisão por homicídio triplamente qualificado, pelo fato de ter sido cometido contra menor de 14 anos e agravado por ser contra descendente. Ele também foi condenado a oito meses pelo crime de fraude processual, em regime semiaberto.

Já Anna Carolina foi condenada a 26 anos e oito meses de prisão, por homicídio triplamente qualificado, cometido contra menor de 14 anos, e mais oito meses pelo crime de fraude processual, também em regime semiaberto.

A defesa já recorreu, mas o casal não poderá aguardar a decisão em liberdade.

Enquanto o juiz Maurício Fossen lia a sentença, Alexandre Nardoni olhava para o chão --ele chorou desde que ouviu a condenação. Anna Jatobá olhava para o juiz durante a leitura e chorou somente ao final dela. A sentença acabou de ser lida à 0h40 pelo juiz Maurício Fossen, do 2º Tribunal do Júri do fórum de Santana (zona norte de São Paulo).

Na sentença, Fossen afirma que o crime teve a "presença de uma frieza emocional e uma insensibilidade acentuada por parte dos réus, os quais, após terem passado um dia relativamente tranquilo ao lado da vítima, passeando com ela pela cidade e visitando parentes, teriam, ao final do dia, investido de forma covarde contra a mesma, como se não possuíssem qualquer vínculo afetivo ou emocional com ela". Para Fossen, o "desequilíbrio emocional demonstrado pelos réus constituiu a mola propulsora para a prática do homicídio".

Ao menos 4 dos 7 jurados que integravam o conselho de sentença foram favoráveis à condenação do casal. Segundo o promotor Francisco Cembranelli, o juiz Maurício Fossen interrompeu a votação, após o quarto voto favorável, para manter o sigilo dos jurados.

Os réus, que não usaram algemas ao longo do júri --que havia começado na segunda-feira (22)--, entraram algemados no plenário para a leitura da sentença. Alexandre e Anna Carolina já estão presos há quase dois anos, logo após a morte da criança. Eles saíram do fórum e seguiram direto para Tremembé (147 km de São Paulo), onde estavam detidos.

Do lado externo do fórum, cerca de 200 pessoas acompanhavam o fim do julgamento, segundo a Polícia Militar. Ao ouvir a condenação, manifestantes soltaram rojões.

Da Folha Online

Mundo: Tanques israelenses avançam em Gaza no pior confronto em 1 ano

TANQUES BOMBARDEARAM PROXIMIDADES DE KHAN YOUNIS

Tanques israelenses avançaram sobre a Faixa de Gaza nesta sexta-feira após o pior confronto com combatentes palestinos em 14 meses ter deixado dois mortos de cada lado.

Fontes palestinas em Gaza disseram que cinco tanques e duas escavadeiras blindadas avançaram e bombardearam pontos perto da cidade de Khan Younis, no centro da Faixa de Gaza.

O grupo militante Comitês de Resistência Popular confirmou que um de seus combatentes ficou gravemente ferido pelos bombardeios. Fontes palestinas afirmaram terem visto helicópteros israelenses e aviões teleguiados sobrevoando a área.

O Exército israelense disse que um oficial e um recruta foram mortos em uma emboscada feita por atiradores palestinos contra uma patrulha militar de Israel. Dois soldados ficaram feridos e dois combatentes palestinos também morreram no confronto.

Autoridades palestinas não confirmaram as duas mortes mas afirmaram que ao menos cinco palestinos, entre eles um menino de 10 anos, ficaram feridos segundo representantes de hospitais de Gaza.

"Acho que é verdadeiro dizer que este é um dos dias mais violentos que tivemos desde a operação 'Cast Lead'", disse a porta-voz do Exército israelense, Avital Leibovich, referindo-se à operação israelense em Gaza, em janeiro de 2009.

Foi um incidente "trágico e doloroso" em um local onde há "uma guerra todos os dias", com atiradores palestinos posicionando explosivos perto da fronteira e ataques frequentes contra alvos israelenses ao sul.

Segundo a porta-voz, forças israelenses "têm que operar de ambos os lados da fronteira para ter um sistema defensivo máximo".

O confronto aparentemente não tem uma relação direta com o atual impasse diplomático entre Israel, palestinos e Estados Unidos sobre assentamentos israelenses na Cisjordânia ocupada, que paralisou esforços para a retomada das negociações de paz.

Israel se retirou unilateralmente de Gaza em 2005.

O grupo militante islâmico Hamas, que controla o território desde 2007, disse que seus homens atiraram contra soldados israelenses que cruzaram a fronteira.

Centenas de partidários do Hamas foram às ruas no campo de refugiados de Jabalya, no norte da Faixa de Gaza, para comemorar a morte de dois soldados israelenses, liderados por Mushir Al-Masri, importante legislador do Hamas, que elogiou o confronto.

"Entrar em Gaza não é um piquenique", afirmou. "Os sionistas não podem vir a qualquer hora que desejarem e deixar qualquer hora e como quiserem", disse Masri à multidão. "As Brigadas Qassam (braço armado do Hamas) estão prontas e lhes ensinarão uma lição e eles não repetirão tal ato tolo."

O Hamas reduziu seu poder de fogo desde a ofensiva de três semanas com Israel, que deixou 1.400 palestinos mortos, a maioria civis, e matou 13 israelenses, a maioria soldados, em janeiro de 2009.

Da Agência Reuters

Gerais: Promotor Francisco Cembranelli fala sobre a vitória da promotoria

ELE TAMBÉM ELOGIOU O TRABALHO DA PERÍCIA

Vídeo: Reprodução/Rede Record de Televisão

Em entrevista após sentença, ele disse que sentia confiante na condenação

Jornalismo: Julgamento do caso Barbon

REPORTAGEM DO "JORNAL REGIONAL" DA EPTV

Vídeo: Reprodução/EPTV
Baixe o Adobe Flash Player
Os detalhes do 2° dia de julgamento do caso Barbon direto de São Paulo

Gerais: Sentença final do caso Isabella

ÍNTEGRA DA LEITURA PELO JUIZ MAURÍCIO FOSSEN

Vídeo: Reprodução/TV Globo

O pai de Isabella pegou pena de mais de 31 anos e a madrasta, mais de 27.

HOJE: 27/03/10 - SÁBADO

DIA N°: 086 - FALTAM 279 DIAS PARA ACABAR O ANO.

FERIADOS E EVENTOS CÍCLICOS:
> Dia Mundial do Serviço Social;
> Dia Mundial do Teatro;
> Dia do Circo;
> Dia do Artista Circense.

SANTOS DO DIA:
> Dia de São João Damasceno;
> Dia de São João do Egito.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Nota de Falecimento!

É com muito pesar que comunicamos o falecimento do Senhor Rubens Varella, aos 81 anos de idade. Seu Rubens era pai do Carlos Varella, motorista de ambulância, e primo da professora Marlene Varella Galhardi. Seu corpo está sendo velado no Velório Municipal, onde ocorrem as exéquias a partir das 16 horas, e seu sepultamento está previsto para as 17 horas no Cemitério Municipal.

À família enlutada, principalmente os amigos Carlos e Thiago, nossas condolências e nossas orações.

HOJE: 26/03/10 - SEXTA-FEIRA

DIA N°: 085 - FALTAM 280 DIAS PARA ACABAR O ANO.

FERIADOS E EVENTOS CÍCLICOS:
> Dia do Mercosul;
> Dia do Cacau.

SANTOS DO DIA:
> DESCONHECIDO / INEXISTENTE.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Ribeirão Bonito: Caminhão tomba no Trevo

CONDUTOR DO VEÍCULO SOFREU APENAS FERIMENTOS LEVES

Foto: Sérgio Ronco
Caminhão passou reto em rotatória e tombou ao subir em barranco

Um caminhão carregado de madeiras tombou por volta das 11 horas da manhã desta quinta-feira (25) no Trevo de Acesso a Ribeirão Bonito. Segundo informações, o motorista teria atravessado a rotatória e perdeu o controle ao tentar ingressar em uma Estrada Vicinal.

O veículo, com placas de Dourado, seguia para São Carlos. A carga ficou espalhada no trecho em que o acidente foi registrado, porém a pista não chegou a ser interditada. O motorista do caminhão sofreu apenas ferimentos leves e as causas do acidente serão investigadas.

Este é o segundo incidente registrado desde a liberação do trevo, na última segunda-feira (22). De acordo com informações, uma carreta também havia atravessado o canteiro da rotatória, mas nenhuma ocorrência de maior gravidade foi registrada.

Com informações do Blog do Ronco

Região; Gavião Peixoto abre inscrição para o Programa Jovem Aprendiz Rural

AULAS DEVEM OCORRER ENTRE ABRIL E DEZEMBRO

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Gavião Peixoto, em união com a Inclusão Social, abre vagas para o Programa Jovem Aprendiz Rural. A parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) possibilitará que 35 jovens, entre 14 e 17 anos, participem das aulas no período da tarde. As inscrições devem ser realizadas até o dia 31 de março na Alameda Fagnani, 368, Centro.

As aulas técnicas serão ministradas por Jorge Bedran e a parte pedagógica será orientada por Paula Gulla. O inicio das aulas já está previsto para abril e deverão ser encerradas em dezembro. Todo o programa será realizado na Fazenda Santa Maria. O principal objetivo é promover a capacitação profissional de adolescentes para atuar no mercado de trabalho rural e competências para o empreendedorismo.

Karin Raja Cury, secretário da pasta, explica a importância do projeto. “Iremos dar prioridade aos jovens que estão no contexto rural e garantir que aprimorem técnicas. Além disso, durante 150 dias estarão em uma atividade que vai aproximar e fazer que dêem valor a terra. Irão aprender e entender a importância de produzir e criar”, afirma.

Abdo Najm, biólogo da Secretaria, conta que já participou do programa em assentamentos e ressalta a importância social. “Os trabalhos, as conquistas, as aulas técnicas e pedagógicas além de reduzir o êxodo rural, ocupam estes jovens em horários que estariam na rua e prepara para o mercado de trabalho. Muitas vezes retira ou evita que estejam na marginalidade”, afirma.

Alexandra Giro, secretária da Inclusão Social, comemora a realização. “Estamos incluindo muitas famílias no mercado de trabalho e está é mais uma ação para este tipo de conquista. Com muitos pais trabalhando, daremos à oportunidade para que adolescentes não fiquem ociosos no período contrário a aula e também tenham a oportunidade de estudar e estarem inseridos no trabalho do campo, podendo futuramente complementar a renda familiar”, afirma.


Do Blog do Ronco

Brasil: Chuva castiga cidade de SP e causa 38 pontos de alagamentos

AEROPORTO DE CONGONHAS FECHOU PARA POUSOS E DECOLAGENS POR 15 MINUTOS; METRÔ OPERA COM VELOCIDADE REDUZIDA

Às 15h30, uma hora após toda a cidade de São Paulo entrar em estado de atenção nesta quinta-feira, 25, já eram registrados 38 pontos de alagamento na capital.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que dos alagamentos, 17 são intransitáveis. A via mais afetada é a Avenida Professor Luiz Ignácio Anhaia Mello no sentido Sapopemba, com cinco pontos de alagamento. Alguns deles estão na via, perto da Rua Amparo, junto da Avenida Paes de Barros e da Rua Maria Daffré.

Devido as chuvas, operam com velocidade reduzida as linhas do Metrô 1 Azul (Tucuruvi - Jabaquara) e 3 - Vermelha (Palmeiras-Barra Funda - Corinthians-Itaquera).

Às 15h50, a cidade registra 92 quilômetros de vias congestionadas. O pior ponto estava na Avenida Salim Farah Maluf, sentido Vila Prudente, com 6,4 km de engarrafamento, na pista expressa, da Ponte do Tatuapé até a Anhaia Mello.

AEROPORTOS


O Aeroporto de Congonhas, na zona sul, fechou para pousos e decolagens das 15h19 até às 15h35, quando foi aberto e voltou a operar como auxílio de instrumentos. De acordo com a Infraero, as operações ficaram interrompidas das 15h19 às 15h35, quando reabriu e passou a operar por instrumentos. Antes, o terminal também operava por instrumentos desde as 14h39.

O Aeroporto Internacional, em Guarulhos, na Grande São Paulo, opera normalmente. Por volta das 15h10, ainda não havia registro de chuva na região.

EMERGÊNCIA


O Corpo de Bombeiros recebeu ligações após às 15 horas de hoje de pessoas ilhadas em diversos pontos da capital. A corporação, porém, não soube precisar o número de chamadas atendidas. Nenhum caso grave foi registrado.

Do Estadão.com

Internacional: No Haiti, ex-líderes dos EUA Bush e Clinton pedem atenção ao país

APÓS ENCONTRAREM RENÉ PREVAL, EX-PRESIDENTES CAMINHARAM POR ACAMPAMENTOS DE DESABRIGADOS

Os ex-presidentes dos Estados Unidos George W. Bush e Bill Clinton visitaram o Haiti nesta segunda-feira (22), em um esforço para chamar a atenção do mundo para as vítimas do tremor de 12 de janeiro e para a necessidade de um esforço internacional de reconstrução.

"Precisamos fazer com que todas as pessoas que querem ajudar o Haiti falem a mesma língua", disse Clinton, cuja esperança é de que todas as agências de auxílio internacional trabalhem juntas.

Após encontrarem o presidente René Preval nas ruínas do palácio nacional, Bush e Clinton caminharam pelos acampamentos de desabrigados no Champ de Mars, no centro de Porto Príncipe, onde cerca de 60 mil vítimas vivem de forma precária.

Bush disse que o propósito da viagem era ver de perto a devastação e "lembrar ao povo norte-americano que ainda há muito sofrimento e trabalho que precisa ser feito" no Haiti.

Outro objetivo seria o de encorajar empresários do país caribenho a criar empregos e fazer a economia crescer. Os dois ex-presidentes visitam o país caribenho num momento em que a grande maioria dos cerca de 1,3 milhão de sobreviventes do terremoto que matou 230 mil pessoas, ainda estão desabrigados. A preocupação com os que vivem nas cidades improvisadas em barracas é crescente, já que a estação de chuvas de abril se aproxima.

A ida de Bush e Clinton à capital haitiana busca trazer atenção internacional para a conferência de doadores que ocorre no próximo dia 31 de março em Nova York, onde oficiais do país atingido pelo desastre natural devem pedir cerca de US$ 11,5 bilhões [aproximadamente R$ 20,6 bilhões] para a reconstrução.

RECURSOS


Ainda nesta segunda-feira houve anúncios positivos em relação ao financiamento da reconstrução do Haiti. A Venezuela indicou que perdoará a dívida do país, orçada em cerca de US$ 200 milhões [cerca de R$ 359 milhões] pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

Já o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) afirmou que concorda em cancelar sua parcela de US$ 479 milhões [cerca de R$ 861 milhões] da dívida externa do país, que soma US$ 1,2 bilhão [aproximadamente R$ 2,1 bilhões] e ofereceu mais US$ 2 bilhões [cerca de R$ 3,5 bilhões] em novas linhas de crédito.

A União Europeia disse que doará US$ 1,36 bilhão [cerca de R$ 3,31 bilhões] em ajuda internacional nos próximos anos.

O Fundo de Água e Saneamento, criado pela Espanha para os países da comunidade iberoamericana, também anunciou nesta segunda-feira, Dia Mundial da Água, que o Haiti receberá US$ 35 milhões [R$ 62,9 milhões] a mais do que o inicialmente previsto para projetos de saneamento.

O fundo conta com US$ 1,9 bilhão [R$ 3,4 bilhões] para serem destinados a projetos de acesso à água durante quatro anos.Antes do terremoto de 12 de janeiro, o país caribenho tinha recebido 90 milhões [R$ 219 milhões], mas depois do terremoto foi decidido um aporte de fundos adicional, informou a secretária da instituição, Soraya Rodríguez.

ESPERANÇA E PROTESTOS


Alguns haitianos viram a visita dos ex-presidentes dos Estados Unidos com bons olhos. Um deles é Lucharles Jean-Laudius, que vive com a mulher e dois filhos sob uma barraca de plástico perto do palácio nacional.

Uma das centenas de milhares de desabrigados pelo terremotos, ele considera a presença de Bush e Clinton no país "um sinal" de que os EUA não interromperão a ajuda internacional.

Ao mesmo tempo, a visita dos dois ex-chefes de Estado --que tiveram uma forte influência no passado recente da história do país caribenho-- motivou reações negativas na capital.

Defensores do ex-presidente Jean-Bertrand Aristide juntaram cerca de cem participantes em um protesto, queimando pneus e exigindo o retorno do líder, atualmente exilado.

Da Folha Online

Ribeirão Bonito: Iniciada a formação da 4ª Associação de Moradores de Bairro

VEREADORES BALDAN E BENE ESTIVERAM PRESENTES

Foto: Marcel Rofeal

Reunião com cerca de 25 pessoas ocorreu na sede da Amarribo

Cerca de 25 representantes dos bairros Centro e Morumbi I e II se reuniram com a Diretoria de Integração de Bairros da Amarribo na noite de ontem, quarta-feira (24), na sede da entidade. Por cerca de uma hora e meia, os populares receberam orientações no sentido da formação e força de uma Associação.

O objetivo da reunião de ontem, que também contou com a presença dos Vereadores Benedita Dejanira de Oliveira (PRB) e José Sebastião Baldan (PMDB) representando o Poder Legislativo, era o de dar seguimento ao movimento de organização da sociedade civil através das Associações de Moradores de Bairro.

Exemplos como os das AMBI (Associação de Moradores dos Bairros Interligados), AMAG (Associação dos Moradores e Amigos de Guarapiranga) e AMBM (Associação dos Moradores do Bairro Malvinas) foram citados. De acordo com Sérgio Ronco, que falou durante a reunião, o papel da Associação não é o de criticar o Prefeito.

Moradores presentes questionaram sobre algumas dúvidas e chegaram a citar exemplos de outras cidades onde já existem órgãos de representatividade da população. Do Morumbi II, partiram críticas sobre as vias públicas que se encontram e péssimo estado de conservação. A próxima reunião para tratar da formação da Associação está prevista para o próximo dia 13 na Amarribo.

Região: Prefeitura de Dourado dá início à segunda turma do Curso de Marcenaria

POR 4 MESES, ALUNOS APROVADOS EM PROCESSO SELETIVO VÃO APRENDER PROFISSÃO COM DESTAQUE NA CIDADE

Começou n o dia 22, a segunda turma do Curso de Marcenaria, promovido pela Prefeitura de Dourado, em parceira com o Fundo Social de Solidariedade, Acind (Associação Comercial e Industrial) e Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Durante quatro meses e meio, os alunos aprovados em processo seletivo vão aprender os primeiros passos de uma profissão com destaque em Dourado. Além de aprenderem a fabricar uma peça, os alunos também terão aulas que estimulam a criatividade como concepção e interpretação das peças que irão produzir.

O prefeito Edmur Pereira Buzzá destacou que as aulas utilizam todo o conteúdo dos cursos do Senai. “É uma extensão de uma das escolas de ensino profissionalizante mais conceituadas do Brasil, aqui em Dourado. A maioria dos alunos que se formaram na primeira turma já começaram a trabalhar”, disse.

As aulas acontecem no período das 19h às 22h, sempre às segundas, quartas e sextas. Nesta segunda edição, a prova de seleção reuniu 36 candidatos para 10 vagas o que, na avaliação do Fundo Social, foi um bom resultado, pois a procura mostra que a população está acreditando na iniciativa.


Do Blog do Ronco

Brasil: Nardoni disse que não socorreu Isabella por estar em choque

NARDONI AFIRMOU TAMBÉM QUE NÃO SE RECORDA MAIS DE TER FALADO EM UMA TERCEIRA PESSOA PRESENTE NO APARTAMENTO

Perguntado pelo promotor Francisco Cembranelli por que não socorreu Isabella após a menina cair do sexto andar, Alexandre Nardoni disse que ficou em choque. O pai da garota disse que tentava saber se a filha estava viva e depois foi orientado por alguém a não mexer em Isabella.

TERCEIRA PESSOA


Durante seu depoimento no quarto dia de julgamento, Alexandre Nardoni afirmou que não se recorda mais de ter falado em uma terceira pessoa presente em seu apartamento, no Edifício London, no dia em que Isabella foi morta. A defesa do casal chegou a afirmar que uma terceira pessoa tinha entrado no apartamento e jogado a menina pela janela.

PAZ EM CASA


Em seu depoimento, na manhã desta quinta-feira, Alexandre Nardoni foi questionado pelo promotor Francisco Cembranelli se ele e Ana carolina Jatobá literalmente “quebravam o pau”. O pai de Isabella respondeu então que a pergunta teria de ser feita à Jatobá, mas negou que as brigas fossem frequentes. “O que o promotor quer dizer com quebra pau”, indagou, em seguida, Nardoni ao promotor.Cembranelli, por sua vez, afirmou que os vizinhos do casal haviam declarado no inquérito que as brigas eram frequentes.

Sobre o fato de Anna Jatobá ter se ferido em um vidro durante uma discussão, Alexandre disse desconhecer o depoimento da mulher sobre isso. No depoimento, o pai de Isabella afirmou que a mulher havia lhe dito que tinha encostado em um vidro temperado e se cortado. Em seguida, ele disse que ligou para o pai, Antonio Nardoni, e a levou chorando para o hospital. Cembranelli o questionou sobre as pessoas com quem tinha tido desavenças no Edifício London, citando o porteiro, o antenista e o eletricista. “Ela (delegada Renata Pontes) me perguntou com quem discuti e eu fui citando, mas não sei se ela foi atrás deles”, concluiu.

DISCUSSÃO


O juiz Maurício Fossen teve de intervir para interromper uma discussão entre o promotor Francisco Cembranelli e o advogado de defesa do casal Nardoni, Roberto Podval. A discussão ocorreu porque a cada manifestação de Cembranelli, Podval insistia em ouvir do promotor o número da folha do processo a que ele se referia. Em dado momento, Cembranelli se irritou com a cobrança e iniciou-se uma discussão, interrompida com uma advertência do juiz à promotoria e à defesa.

FALSO


O promotor Francisco Cembranelli disse nesta quinta-feira (25), durante depoimento de Alexandre Nardoni, que o choro do pai de Isabella “não tem lágrimas”. A afirmação foi feita depois de Alexandre responder ao promotor que sempre usou óculos e provocar: “O senhor não sabe tudo da minha vida? Sem os óculos meus olhos ficam irritados”. O juiz Maurício Fossen mandou que os jurados não considerassem o comentário do promotor.

Do G1 - O Portal de Notícias da Globo

Internacional: Vaticano ignorou caso de padre que molestou mais de 200

INFORMAÇÃO FOI PUBLICADA PELO "THE NEW YORK TIMES"

Uma reportagem publicada nesta quinta-feira (25) pelo The New York Times afirma que o Vaticano tinha conhecimento - mas não tomou nenhuma providência a respeito - do caso de um padre que, acredita-se, molestou cerca de 200 garotos ao longo de 24 anos em uma escola para surdos no Estado de Wisconsin.

O jornal americano afirma ter tido acesso aos documentos do processo que vítimas apresentaram à Justiça.

Entre eles estão correspondências entre os bispos do Estado e altas autoridades do Vaticano, incluindo algumas endereçadas ao cardeal Joseph Ratzinger, atual papa Bento XVI, na época em que era chefe da Congregação para Doutrina da Fé, responsável por tratar questões disciplinares na Igreja.

O caso envolve o reverendo Lawrence Murphy, que trabalhou em uma renomada escola para jovens surdos entre 1950 e 1974. Entretanto, o caso só começou a ser investigado em 1993, quando denúncias contra o padre começaram a chegar ao arcebispo de Milwaukee à época, Rembert Weakland.

"O arcebispo Weakland contratou um assistente social especializado no tratamento de crimes sexuais para avaliar (o padre Murphy). Após quatro dias de entrevistas, o assistente social afirmou que o padre admitiu seus atos, havia molestado provavelmente cerca de 200 garotos e não tinha remorsos", relata o New York Times.

Segundo o jornal, o arcebispo Weakland escreveu cartas ao cardeal Ratzinger pedindo a suspensão do padre Murphy em 1996, com o objetivo de "neutralizar a indignação entre a comunidade e restaurar a confiança na Igreja".

O New York Times diz que Ratzinger nunca respondeu a nenhuma das duas cartas que recebeu do arcebispo americano.

O jornal diz que o caso passou pelas mãos de outros funcionários de alto escalão do Vaticano, mas que os procedimentos foram interrompidos depois que o próprio padre Murphy escreveu ao cardeal Raztinger alegando saúde frágil e pedindo que o caso fosse abandonado. Ele morreu quatro meses depois e foi enterrado em vestimentas da Igreja.

Em resposta às acusações colocadas pelo jornal, o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, reconheceu que o padre havia violado a lei e crianças "particularmente vulneráveis", afirmando que o caso é "trágico".

Entretanto, ele disse que o Vaticano só tomou conhecimento do caso em 1996 e, àquela altura, a saúde frágil e a ausência de casos recentes envolvendo o padre pesaram na decisão de suspender o julgamento contra ele.

Da BBC Brasil

HOJE: 25/03/10 - QUINTA-FEIRA

DIA N°: 084 - FALTAM 281 DIAS PARA ACABAR O ANO.

FERIADOS E EVENTOS CÍCLICOS:
> Dia da Anunciação, no Cristianismo.

SANTOS DO DIA:
> Dia de São Dimas, o Bom Ladrão.

OBSERVAÇÕES:
> 1991 - Falecimento do religioso francês Marcel Lefebvre, aos 86 anos.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Ribeirão Bonito: Reunião define formação da Associação de Moradores do Centro

A PARTIR DAS 20 HORAS, NA SEDE DA AMARRIBO; SIGA A CRONOLOGIA DE FORMAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES

Moradores do Centro, Morumbi I e II, e Jardim Primavera estão convidados para a reunião que deve ocorrer a partir das 20 horas de hoje, quarta-feira (24), na sede da Amarribo. O objetivo da reunião é a formação da Associação de Moradores dos respectivos bairros, segundo informações da Diretoria de Integração de Bairros da Ong.

Os trabalhos de organização da sociedade civil tiveram início em outubro, com a formação da AMBI (Associação de Moradores dos Bairros Interligados) no Jardim Centenário. Logo em seguida foi a vez da AMBM (Associação de Moradores do Bairro Malvinas) e da AMAG (Associação dos Moradores e Amigos de Guarapiranga).

No caso de Guarapiranga, a Associação já havia sido formada há alguns anos, porém, permaneceu inativa. Sob o impulso do Presidente Marcelo Lollato, com apoio da Diretoria de Integração de Bairros da Amarribo, atualmente a AMAG é a entidade que mais avança, chegando à comparecer nos trabalhos do Poder Legislativo.

Por outro lado, o progresso da Associação dos Moradores do Jardim Centenário, Jardim São Paulo, Novo Ribeirão e Conjunto Habitacional Pe. Casemiro Mikuki também se torna evidente no comando de Leonor Brozzi. Nas Malvinas, os trabalhos presididos por Irene Martins seguem ainda em formação.

Região: Câmara de Araraquara aprova realização de rodeios com restrições

PEÕES TERÃO QUE USAR ESPORAS DE BORRACHA, ALÉM DE OUTROS MATERIAIS QUE NÃO CAUSEM FERIMENTOS NOS ANIMAIS

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou a proposta do prefeito que garante a realização dos rodeios na cidade, mas com restrições. Os peões serão obrigados a usar esporas de borracha, além de outros materiais que não causem ferimentos nos animais.

POLÊMICA


No dia 2 de março, os vereadores aprovaram, em segunda votação, a proibição dos rodeios e festa com animais na cidade. Na ocasião, dezenas de pessoas, contrárias e favoráveis ao projeto de lei lotaram o plenário da câmara.

Apesar da posição contrária dos vereadores, o prefeito vetou a lei e liberou a realização.

Da EPTV

Brasil: Maquetes e fotos ilustram acusação no segundo dia de julgamento dos Nardoni

DEPOIMENTOS MAIS TÉCNICOS DERAM O TOM NESTA TERÇA

No segundo dia de julgamento do caso Isabella, os sete jurados ouviram explicações mais técnicas sobre o crime, diferentemente do primeiro dia, quando a emoção deu o tom com o depoimento da mãe da criança, Ana Carolina Oliveira.

A delegada responsável pelas investigações, Renata Pontes, falou sobre os indícios que a levaram a ter “100% de certeza” de que o casal Nardoni matou a criança. Já o médico legista do IML (Instituto Médico Legal) Paulo Sérgio Tieppo explicou, com a ajuda de fotos do corpo de Isabella em um telão, que as lesões são sinais de que a menina de cinco anos foi esganada antes de cair do sexto andar.

O promotor Francisco Cembranelli levou ao júri maquetes que reproduzem o local do crime, o que o ajudou a ilustrar os depoimentos. As fotografias da necropsia impressionaram os jurados e a plateia, que contou com a avó materna da criança, Rosa Cunha, parentes de Alexandre e Anna Jatobá, além da novelista Glória Perez.

A acusação também convocou o perito criminal da Bahia Luiz Eduardo Carvalho Dórea que afirmou que a perícia contratada pela defesa do casal “distorceu” um estudo dele sobre manchas de sangue como indícios no local do crime.

A perita criminal aposentada Delma Gama havia sido chamada pela primeira equipe de advogados, liderada por Marco Polo Levorin. A atual defesa, de Roberto Podval, afirmou desconsiderar o trabalho.

Em outro momento em que a Promotoria procurou desconstruir a estratégia da defesa, a delegada Renata Pontes, afirmou, após ser questionada por Cembranelli, que investigou todas as hipóteses sobre o crime. O casal Nardoni nega ter matado Isabella e responsabiliza uma terceira pessoa, não identificada pelo crime.

A delegada, assim como a mãe de Isabella, não foi liberada pela defesa. Roberto Podval pediu que Renata ficasse até o final do depoimento dos peritos. Quanto à mãe de Isabella, a defesa diz que cogita acareação com Alexandre Nardoni. O promotor disse que Ana passou mal durante a noite em que ficou isolada no Fórum da Barra Funda, zona oeste, de segunda (22) para terça-feira (23).

- É lamentável a postura da defesa de não liberá-la. Ela está sozinha e precisou de acompanhamento psicológico esta noite. Rezo para que nenhum mal aconteça a ela.

SEGUNDO DIA


O segundo dia de julgamento terminou às 19h30 de terça-feira. O encerramento ocorreu uma hora e meia antes do horário previsto pela assessoria do Tribunal de Justiça de São Paulo, às 21h. O júri foi encerrado logo após o depoimento do perito criminal baiano Luiz Eduardo Carvalho Dórea, que durou poucos minutos.

Até agora, das 16 testemunhas convocadas pela defesa e acusação , apenas quatro prestaram depoimento. Na segunda-feira (22), a mãe de Isabella, Ana Carolina Oliveira falou aos jurados. Nesta terça, foram ouvidos a delegada, o médico legista do IML e o perito criminal baiano.

PREVISÃO DO TRIBUNAL


No final desta manhã, a assessoria do Tribunal de Justiça havia divulgado uma expectativa sobre o andamento do julgamento do caso Isabella. A previsão era de que, até o meio da tarde desta terça-feira, fossem ouvidas todas as testemunhas de acusação – uma só da acusação e três em comum com a defesa. A perspectiva era de que até a hora do almoço da quarta-feira (24) todos os depoimentos fossem concluídos, incluindo os da defesa. Caso a estimativa fosse cumprida, os réus Alexandre Nardoni, de 31 anos, e Anna Carolina Jatobá, de 26, serão ouvidos na tarde da quarta. Com o depoimento do perito criminal baiano, a meta desta terça foi cumprida.

Do R7 - O Portal de Notícias da Record

Internacional: Membros da família Bin Laden buscam país que os acolha

UM DE SEUS FILHOS LANÇOU APELO NESTA TERÇA-FEIRA

Um dos filhos do líder da rede terrorista Al Qaeda Osama bin Laden, Omar, lançou um apelo nesta terça-feira para que países como o Catar e os Emirados Árabes Unidos recebam em seu território 23 membros de sua família que estão em prisão domiciliar no Irã desde 2001.

Teerã libertou nos últimos meses uma de suas irmãs e um irmão, que partiram para a Síria, onde mora a mãe, cidadã daquele país.

"O governo iraniano não sabe para onde mandar os outros irmãos e irmãs", informaram Omar e sua mulher britânica, Zaina, em um comunicado, no qual os qualificaram de "vítimas inocentes".

"Pedimos a qualquer país que nos ajude, seja no Oriente ou no Ocidente (...). Pedimos em particular aos Emirados (Árabes) e ao Catar que nos ajudem", reforçou o casal Bin Laden.

O documento enumera os nomes das 23 pessoas que moram em um complexo de Teerã, onde a família está retida desde que fugiu do Afeganistão após os atentados de 11 de setembro de 2001, reivindicados pela Al Qaeda.

O grupo compreende os filhos de Osama bin Laden, suas mulheres e os filhos destes, alguns deles nascidos no Afeganistão ou, mais tarde, no Irã.

Da France Presse

HOJE: 24/03/10 - QUARTA-FEIRA

DIA N°: 083 - FALTAM 282 DIAS PARA ACABAR O ANO.

FERIADOS E EVENTOS CÍCLICOS:
> Dia Mundial da Tuberculose;
> Dia Mundial da Juventude;
> Dia da União dos Povos Latino-Americanos.

SANTOS DO DIA:
> DESCONHECIDO / INEXISTENTE.

terça-feira, 23 de março de 2010

Ribeirão Bonito: Banda Boka Ceka divulga nova música de trabalho

GRUPO DO JARDIM CENTENÁRIO SE LANÇA PARA O MUNDO

Vídeo: DIVULGAÇÃO/Boka Ceka

Nova música "Estar com Alguém" da banda Boka Ceka de Ribeirão Bonito

A banda de rock Boka Ceka, de Ribeirão Bonito, apresenta a nova música de trabalho do álbum "Velho Violão", "Estar com Alguém". Com cinco integrantes, a banda foi indicada para o programa global "Caldeirão do Huck", no quadro "Olha a Minha Banda".

Diretamente do Jardim Centenário, o grupo vem se lançando aos holofotes e participando de apresentações importantes como, por exemplo, no Dia Mundial de Combate à Corrupção, quando a Amarribo Júnior organizou um ato no Largo São Benedito.

Nota do Blog: Me coloco à aplaudir em pé a esta nova música da banda. Parabéns ao Nivaldo, Gugu, Natan, Zerbs e Lê pelo trabalho e esforço. À vocês, minha consideração com os dizeres do próprio grupo: "Aqui a banca é tudo a pampa e a paz aqui impera".

Região: São Carlos e Venezuela estreitam parcerias para fortalecer exportações

NO ANO PASSADO, EXPORTAÇÕES ALCANÇARAM US$ 15 MI

O prefeito Oswaldo Barba assinou, na manhã desta terça-feira (23), a carta de intenções com a Câmara de Comércio e Indústria Venezuela-Brasil visando a cooperação e o desenvolvimento das relações bilaterais de comércio e indústria. O evento aconteceu no Paço Municipal.

O vice-prefeito e Secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Emerson Leal, vê com entusiasmo o estreitamento das relações entre Venezuela e São Carlos. Segundo ele, mais de 60 empresas de São Carlos exportam seus produtos para Venezuela. Em 2008 foram US$ 25 milhões. No ano passado, mesmo com a crise financeira global, foram US$ 15 milhões. “As exportações de São Carlos para a Venezuela superaram países como França, Alemanha, Inglaterra e China”, comenta.

Leal acrescenta que o aprofundamento nas relações entre cidade e o país da América do Sul desburocratiza as relações. “Essa parceria com a Câmara Venezuelana serve para fortalecer e facilitar a exportações das empresas de São Carlos”, acredita.

O presidente da Câmara de Comércio, José Francisco Fonseca Marcondes Neto, explicou que a mesma carta de intenções fora assinada em Campinas, São Bernardo do Campo e São José dos Campos. Ele destacou que o Brasil exportou para a Venezuela, entre 2008 e 2009 cerca de US$ 5 bilhões, o que representa 20% do superávit da balança comercial do Brasil.

Neto observou que São Carlos é privilegiada por estar no Centro do Estado e por possuir um polo científico de excelência no Brasil. “Temos a intenção de formalizar intercâmbio entre os empresários locais e venezuelanos”, explicou. O objetivo é conhecer os produtos e os centros de pesquisa da cidade.

Barba ressaltou que São Carlos exporta para a Venezuela, em volume financeiro, o mesmo valor que países como Colômbia e África do Sul, o que anima a cidade para o fortalecimento das relações. “Além das universidades e dos centros de pesquisa a cidade oferece uma indústria pujante e competitiva no mercado internacional. Em breve teremos a Cidade da Energia, importante na produção de energias renováveis, que certamente intensificará a relação entre os países”, explica.


Do São Carlos Agora

Brasil: Governo quer nova proposta de divisão de royalties

ESTRATÉGIA NO SENADO É TENTAR CONSTRUIR PROPOSTA QUE SUBSTITUA O MECANISMO APROVADO NA CÂMARA

O governo quer construir no Senado uma alternativa que garanta, ao mesmo tempo, o estabelecimento de uma nova divisão de royalties do petróleo e a aprovação dos quatro projetos que formam o marco regulatório da exploração do pré-sal, antes das eleições de outubro. A ideia de apresentar um projeto específico sobre o rateio dos recursos obtidos com a compensação financeira só será colocada na mesa se os esforços para a construção de um novo entendimento falharem.

Segundo o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), a estratégia inicial é tentar construir na Casa, ao longo dos próximos 45 dias, uma proposta que substitua o mecanismo de divisão de royalties aprovado na Câmara. Essa solução precisa garantir que os chamados Estados produtores - como Rio de Janeiro e Espírito Santo - não sofram as perdas imputadas pela chamada emenda Ibsen e, paralelamente, aumente o volume de dinheiro a ser rateado entre os demais Estados, que pelas regras atuais recebem pouco ou quase nada de royalties, uma compensação devida pelas empresas que exploram petróleo.

Se nesse prazo nenhuma solução for apresentada, Jucá defende o desmembramento do projeto, o que significaria que a questão dos royalties seria tratada em uma proposta específica após as eleições. "Essa questão não se resolve de véspera. Vamos tentar construir um entendimento novo e, se não conseguirmos, partiremos para o desmembramento durante a votação em plenário", afirmou o líder governista.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou ontem à noite com os líderes dos partidos da base aliada no Senado e reiterou o apelo para que a Casa encontre uma solução que evite a batalha entre Estados e, ao mesmo tempo, garanta a votação dos projetos do pré-sal, antes do início da campanha eleitoral. Segundo Jucá, a preocupação do presidente é ter condições de iniciar, ainda em 2011, os leilões de novas áreas de exploração de petróleo. "É preciso ampliar os investimentos no Brasil e acabar com esse clima de guerra entre Estados", disse Jucá.

Durante o encontro, o líder governista defendeu a manutenção da proposta de elevação da alíquota dos royalties, de 10% para 15%, nas áreas do pré-sal que ainda não foram licitadas. Além disso, o senador Antônio Carlos Valadares, líder do PSB, sugeriu o estabelecimento de regras de aplicação para os recursos obtidos com os royalties para todos os Estados e municípios, o que foi aceito pelos participantes do encontro. A ideia é determinar que o dinheiro obtido seja aplicado em obras de infraestrutura, ciência e tecnologia, saúde e educação, disse o senador, evitando que os recursos sejam aplicados apenas com gastos corriqueiros.

As dificuldades para construção de uma nova sistemática de rateio dos royalties passam não somente pela posição dos Estados não-produtores como também pela divisão de posições dentro da própria base aliada. A situação dentro do PMDB, por exemplo, é preocupante, relatou um dos participantes da reunião de segunda-feira com o presidente Lula.

Segundo a fonte, a divisão dos royalties apresentada pelos deputados Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) e Humberto Souto (PPS-MG) encontra respaldo entre integrantes do PMDB, o que pode gerar dificuldades para o Palácio do Planalto construir uma solução dentro do Senado. O próprio líder do partido na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), votou a favor da emenda, apesar de ter sido o relator da proposta e um dos negociadores do acordo que previa outra forma de rateio do dinheiro.

Segundo Jucá, os líderes irão discutir a questão dentro dos partidos ao longo da semana e voltarão a se reunir com o presidente Lula e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha na semana seguinte. Até lá, Jucá espera que já estejam definidos os relatores dos projetos nas diversas comissões que irão avaliar as propostas no Senado.

Do Estadão.com

Internacional: Congresso americano está ao lado de Israel, diz Pelosi a Netanyahu

WASHINGTON TEME COMPROMETER NEGOCIAÇÕES DE PAZ

A presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, assegurou nesta terça-feira ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu que o Congresso estava "ao lado de Israel", no momento em que as relações entre os dois países atravessam uma grave crise.

"Nós, do Congresso, estamos ao lado de Israel. Esse é um ponto que está acima das divisões partidárias", afirmou Pelosi, na presença do chefe da minoria republicana, John Boehner, ao receber Netanyahu no Capitólio.

"A longa amizade entre os Estados Unidos e Israel se baseia em valores comuns: democracia, pluralismo e liberdade. E em desejos comuns de paz e segurança para nossas crianças", acrescentou Pelosi.

Esses comentários são feitos no momento em que as relações de Washington com seu aliado israelense passam por um mau momento, devido ao anúncio israelense da construção de 1.600 novas casas em Jerusalém Oriental, com Washington temendo que vá comprometer as negociações de paz.

Netanyahu manteve-se firme sobre a questão de Jerusalém na segunda-feira em Washington, em um pronunciamento no Congresso Anual do American Israel Public Affairs Committee (AIPAC), principal grupo de pressão pró-israelense nos Estados Unidos. Ele afirmou que "Jerusalém não é uma colônia", e sim a capital de Israel.

O primeiro-ministro saudou nesta terça-feira o apoio do Congresso americano, assegurando que foi "profundamente apreciado" pelo povo israelense.

O republicano Boehner reconheceu a dificuldade do momento, mas que a presença de Netanyahu poderá conduzir a um diálogo "franco e aberto", sobre a forma de se chegar à paz.

O primeiro-ministro israelense será recebido à tarde na Casa Branca pelo presidente Barack Obama.

Enquanto isso, o número dois da minoria republicana, Eric Cantor, único republicano judeu da Câmara, declarou nesta terça-feira à AFP após um encontro com Netanyahu, que os Estados Unidos deveriam falar "a uma só voz sobre Israel", referindo-se às divergências entre os políticos do Congresso e do governo.

"No momento em que (as ligações com Israel) estão em jogo (...) o presidente deveria aproveitar cada oportunidade para mostrar publicamente que estamos ao lado de nossos aliados", disse.

Também nesta terça-feira, a Casa Branca anunciou que as discussões entre o Biden e Netanyahu na segunda-feira foram "francas" e "produtivas", poucas horas antes do encontro entre o presidente Obama e o primeiro-ministro israelense.

"Ontem à noite, o vice-presidente e o general Jones (conselheiro para a segurança nacional James Jones) tiveram um jantar de trabalho com o primeiro-ministro israelense (Benjamin) Netanyahu e com o ministro israelense da Defesa (Ehud) Barak na residência do vice-presidente", indicou a Presidência americana em um comunicado.

Do UOL Notícias