terça-feira, 30 de novembro de 2010

Ribeirão Bonito: Documento fotográfico que traz saudade

A despedida do médico Orazil da Santa Casa

Marcel Rofeal, da Redação

Foto: Arquivo/MR
Vasculhando meus documentos na tarde desta terça-feira (30), encontrei uma foto que sinceramente me surpreendeu e despertou-me muita saudade. Trata-se de um encontro entre os então funcionários e enfermeiras da Santa Casa com o médico Dr. Orazil Paula de Almeida, na data em que este se despedia das funções na unidade. Não sei exatamente a data desta fotografia, mas lembro da emoção entre todos os presentes naquela oportunidade. Quantas saudades!

Região: Projeto “Arte e Sabedoria” realiza recital de piano

Projeto oferece para os alunos apresentações artísticas com o objetivo de aumentar o conhecimento cultural

São Carlos Dia e Noite
 
Foto: Divulgação
O Projeto “Arte e Sabedoria” realizou mais uma edição na última segunda-feira (29) no EMEB Professora Dalila Galli, que recebeu o pianista Matheus Felipe de Oliveira Pagliacci e os professores do Departamento de Música da UFSCar – Alessandro e Arlete.
 
Matheus é aluno do curso presencial de música da UFSCar e apresentou-se aos alunos do período da manhã e da tarde, tocando um vasto repertório dentro de vários estilos musicais como MPB, sertanejo, musica erudita entre outras.
 
Os alunos participaram e interagiram cantando com o músico parte do repertório demonstrando alegria e emoção.
 
O projeto “Arte e Sabedoria” oferece para os alunos apresentações artísticas como dança, música, exposições com o objetivo de aumentar o conhecimento cultural dos alunos, além de tornar o espaço escolar mais lúdico e voltado para as artes. A iniciativa do projeto é de Solange Aparecida Trinta, professora de história do EMEB Dalila Galli.

Brasil: Raio atinge linha 5-Lilás do metrô de SP e interrompe circulação; linha-10 é liberada

Segundo o Metrô, rede foi atingida pouco antes das 16 horas

Folha.com
 
A circulação de trens na linha 5-Lílas (Capão Redondo-Largo Treze) do metrô de São Paulo foi interrompida às 18h47 desta terça-feira após um raio atingir a rede de abastecimento da energia elétrica de uma das vias. Não há previsão para a normalização da operação.
 
Segundo o Metrô, o raio atingiu a rede às 15h56 e as estações foram fechadas por medida de segurança. A circulação de trens está sendo feita por uma única via, nos dois sentidos, em toda a linha --que faz integração com os trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) da linha 9 -Esmeralda.
 
A empresa informou que ônibus gratuitos reforçam o transporte no trajeto. Segundo o Metrô, o sistema de som dos trens e das estações estão comunicando os passageiros sobre o problema. Equipes de manutenção estão no local para restabelecer os serviços.
 
A Polícia Militar foi acionada para conter um tumulto na estação Santo Amaro da linha 9 da CPTM, formado após o problema na circulação de trens. A PM informou que continua no local para garantir a segurança, mas que o tumulto foi encerrado após o fechamento das estações. 
 
Linha 10
 
A linha 10-Turquesa da CPTM --que foi fechada por volta das 16h de hoje-- foi liberada por volta das 18h. A circulação foi interrompida entre as estações Utinga e Mauá após parte da linha ter ficado alagada com a forte chuva que caiu hoje na Grande São Paulo.

Internacional: Linfomas de Lugo tiveram remissão completa, diz médico

Presidente do Paraguai está no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo

Reuters
 
Foto: Jorge Silva/Reuters
Exames realizados no presidente paraguaio, Fernando Lugo, revelaram uma remissão completa de seu câncer linfático, disse nesta terça-feira o chefe da equipe médica presidencial.
 
O médico destacou, no entanto, que o mandatário ainda não pode ser considerado totalmente curado.
Lugo, de 59 anos, está no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para a última das seis sessões de quimioterapia indicadas no seu tratamento. Ele também será submetido a uma cirurgia de baixo risco para retirar um cateter implantado para a administração da medicação.

"Acabamos de conhecer os resultados do Pet-Scan e outros exames que foram realizados (em São Paulo) e estes revelam uma remissão completa dos linfomas que foram detectados no mandatário no mês de agosto", disse o médico Alfredo Boccia, segundo o jornal paraguaio ABC Digital.

"Não se observa nenhuma lesão em nenhuma parte do corpo e para nós é o melhor cenário que poderíamos sonhar", afirmou a jornalistas paraguaios no hospital.

O médico acrescentou que o presidente deverá realizar um tratamento de manutenção por ao menos dois anos antes de ser declarado totalmente curado do câncer linfático.

Lugo, ex-bispo católico, foi diagnosticado com um linfoma não-Hodgkin com envolvimento ósseo que despertou temores sobre a possibilidade de que não poderia cumprir seu mandato de cinco anos, em 2013.

HOJE: 30/11/10 - TERÇA-FEIRA

Dia n°: 334 - Faltam 031 dias para acabar o ano.

FERIADOS E EVENTOS CÍCLICOS:
- Dia do Estatuto da Terra;
- Dia do Teólogo;
- Dia da Amizade Brasil-Argentina;
- Dia Nacional Evangélico;
- Dia do Síndico.

SANTOS DO DIA:
- Dia de Santa Gertrudes.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Ribeirão Bonito: Alunos de 4ª série se despedem com arte

Projeto foi desenvolvido na Escola Lélia Cecília com dezenas de crianças

Marcel Rofeal, da Redação

Foto: Marcel Rofeal
Dezenas de crianças das 4ªs séries da Escola Municipal “Profª Lélia Cecília Torrezan Galdino Lucato”, no centro de Ribeirão Bonito, apresentaram dezenas de trabalhos artísticos desenvolvidos com embasamento na obra de Leonardo da Vinci, considerado o maior gênio da história por muitos. As pinturas sobre uma das obras mais famosas, a Mona Lisa, estão expostas na entrada da escola. Saiba mais a respeito na própria instituição, ou pelo telefone (16) 3344-1150.

Região: Curiosidade causa acidente na SP-310

Dois carros se chocaram e uma carreta bateu em uma Kombi

São Carlos Agora
 
Foto: Divulgação
O quilômetro 228 da rodovia Washington Luís (SP-310) foi palco de mais dois acidentes, na tarde desta segunda-feira (29). Dois carros se chocaram na pista sul e no sentido contrário uma carreta colidiu contra uma Kombi. Chovia no momento dos acidentes.
 
A reportagem do São Carlos Agora esteve no local e apurou que o motorista do Uno transitava no sentido interior/capital e no trecho de descida colidiu contra a traseira de uma Saveiro de São Carlos.
 
Enquanto isso, na pista sentido interior, curiosos diminuíram a velocidade para ver o acidente, o que provocou outra colisão.
 
Uma carreta carregada com vergalhões não conseguiu frear e bateu na traseira de uma Kombi, com placas de São Carlos. Desgovernado o caminhão fez um “L” e parte da carga caiu sobre a pista.
 
Por sorte nenhum dos dois acidentes deixou feridos, mas mesmo assim equipes do SAMU 192 e Corpo de Bombeiros foram acionados.
 
O trecho no sentido capital/interior precisou ser interditado em meia faixa, o que provocou engarrafamento. O trânsito no local foi orientado pela Polícia Rodoviária. A Concessionária Triângulo do Sol já providenciou a retirada da carreta.

Brasil: Peluso defende que solução de litígios por meio da conciliação seja critério na promoção de juízes

Presidente do CNJ e do STF abriu a 5ª Semana Nacional de Conciliação

Agência Brasil 
 
O presidente do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), ministro Cezar Peluso, defendeu nesta segunda-feira, dia 29, que a solução de litígios por meio da conciliação passe a ser critério para a promoção dos magistrados. Ao abrir a 5ª Semana Nacional de Conciliação, Peluso, que também é presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), disse que a atividade de conciliação deve ser um dos critérios a serem considerados na hora da promoção.
 
“[Devemos] considerar a atividade de conciliação, que, hoje, tem peso zero na promoção por merecimento, como um critério importante para avaliar o merecimento do juiz na hora da promoção. Ou seja, o juiz que não dá a sentença, mas concilia e resolve os litígios, tem tanto mérito quanto aquele que conduz um longo processo”, disse.
 
A 5ª Semana Nacional de Conciliação terá cerca de 6 mil audiências em São Paulo, segundo o CNJ. O evento, que ocorre até a próxima sexta-feira (3), terá audiências conciliatórias de ações do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), do Tribunal Regional Federal (TRF) e do Tribunal Regional do Trabalho (TRT).
 
Durante cerimônia que deu início à semana de conciliação, Peluso ressaltou a aprovação, pelo CNJ, na última semana, de uma resolução que obriga os tribunais de todo o país a oferecer núcleos específicos para resolução consensual de conflitos.
 
A semana tem como objetivo chamar a atenção sobre meios alternativos de solução dos conflitos judiciais, de primeira ou segunda estância, e os pré-processuais, ou seja, aqueles que ainda não se transformaram em ações judiciais.
 
“A longo prazo, [queremos] transformar a conciliação em uma atividade organizada do próprio Poder Judiciário, para permitir que a sociedade possa se dirigir ao Judiciário para ter órgãos e pessoas capacitadas a usar esses métodos alternativos de resolução de conflito”, disse Peluso.
 
O coordenador do Gabinete da Conciliação do TRF da 3ª Região, desembargador Antonio Cedenho, lembrou que a conciliação é boa para as partes e também para o Judiciário. “Por intermédio da conciliação, é que as partes encontram uma solução para o litígio judicial. E é uma maneira mais civilizada e moral de pôr fim a uma pendência no âmbito da Justiça, porque a solução é ampla e definitiva, e é benéfica para as partes e para o próprio Judiciário”, afirmou.
 
Segundo o TRF da 3ª Região, a conciliação já está mostrando resultados expressivos. Em 2010, os litígios previdenciários na área rural, por exemplo, somaram de 1,5 mil a 1,9 mil processos por mês. Desse total, 80% foram resolvidos por meio da conciliação.

Internacional: Diamante rosa de 14,2 quilates é vendido por 23 milhões de dólares em Hong Kong

Leilão arrecadou, no total, quase 79 milhões de dólares

AFP 
 
Um diamante rosa de 14,2 quilates, batizado de "rosa perfeito", foi vendido por 23 milhões de dólares em um leilão nesta segunda-feira em Hong Kong, anunciou a casa de vendas Christie's, registrando um recorde na Ásia.
 
Um comprador, com identidade não revelada, levou a pedra preciosa esculpida em formato retangular durante um leilão que arrecadou, no total, 78,9 milhões de dólares.
 
"O 'rosa perfeito' é um fenômeno no mundo das pedras preciosas", garantiu a Christie's. O diamante havia sido estimado em 19 milhões de dólares antes do leilão.
 
A joia, no entanto, não bateu o recorde mundial de preço por quilate, estabelecido em 2009 durante uma venda em Hong Kong de um outro diamante de cinco quilates por 10,8 milhões de dólares.

Esporte: Paulista e Trabijú disputam o título do Campeonato Municipal de Futebol de Ribeirão Bonito

Centro Esportivo Comunitário e Força Jovem buscam o terceiro lugar

Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito

Fotos: Sérgio Ronco/Marcel Rofeal
Paulista ou Trabijú? Apenas uma dessas equipes sairá como a grande vencedora do Campeonato Municipal de Futebol 2010 “Archimedes Contin Júnior – Corméia” no próximo domingo (5). As duas equipes foram a campo na tarde deste domingo (28) e venceram os confrontos com Centro Esportivo Comunitário, atual campeão, e Força Jovem, respectivamente. Confira o compacto das partidas.

Pouco antes das 15 horas, a atual campeã Escolinha adentrou aos gramados do Estádio Municipal Tonico Varella, em Ribeirão Bonito, em atuação contra a equipe Paulista, atualmente comandada pelo técnico Dirceu. A partida começou com forte ataque do Centro Esportivo, que comandou grande parte do primeiro tempo. Paulista reagiu pouco depois e abriu o placar aos 32 minutos.

Em um belo lance, Marcelo (4) surpreendeu o goleiro Milton (1) e marcou para o Paulista. Os últimos minutos da primeira etapa ainda contaram com muitas chances de gol do Paulista, mas sem resultados. Com a retomada da partida, um lance surpreendeu a todos. Com apenas um minuto e meio de bola rolando, Cafu (11) ampliou a vantagem: CEC 0 X 2 Paulista.

A atual campeã mostrou habilidade e retomou o fôlego. Aos 16 minutos do segundo tempo, Buiú (8) diminuiu para o Centro Esportivo. Os ânimos começaram a se exaltar e uma confusão teve início por volta dos 30 minutos. O árbitro José Rubens foi cercado por jogadores e acabou expulsando Serginho (18) do Paulista, após acionar soldados da Polícia Militar.

Situação controlada, o jogo caminhava para o final que consagrava a chegada do Paulista à final do campeonato. Porém, a defensiva falhou e aos 44 minutos do segundo tempo, Bigode (3) empatou. CEC 2 X 2 Paulista. Na prorrogação, Bruno (10) abriu nova vantagem para o Paulista logo aos 55 segundos da primeira etapa. Com calma, o Paulista conseguiu terminar a partida com vitória. Final: Centro Esportivo Comunitário 2 X 3 Paulista.

No jogo de fundo, que definiria o adversário do Paulista, Trabijú e Força Jovem também apresentaram um futebol equilibrado. O primeiro gol saiu com 20 minutos de partida, quando Lôlo (10) abriu o marcador para Força Jovem. A resposta chegou a galope, aos 25 minutos, quando Marcelo (5) empatou para Trabijú. Todos os indícios apontavam para uma nova decisão na prorrogação.

Mas o atleta Vanderlei (10) decidiu também nos últimos minutos. Aos 42 do segundo tempo, ele virou o placar para Trabijú e conquistou a vaga na final. Final: Trabijú 1 X 2 Força Jovem. No próximo domingo (5), Centro Esportivo Comunitário enfrenta Força Jovem a partir das 14h30 na disputa pelo 3° lugar. Paulista e Trabijú brigam pelo título a partir das 16h30, com transmissão da Rádio BJ.

Ribeirão Bonito: Veículo cai em ribanceira e dois morrem

Automóvel acabou incendiando após queda de cerca de quatro metros

Marcel Rofeal, com Blog do Ronco

Foto: Sérgio Ronco
Dois homens morreram depois que o veículo que os transportavam, um automóvel Renault Sandero, caiu de uma ribanceira na Rodovia Luís Augusto de Oliveira, a SP-215, entre Dourado e Ribeirão Bonito. O acidente aconteceu por volta das 9 horas da manhã deste domingo (28) no Km 187,6. Apenas os dois indivíduos, que morreram na hora, estavam no carro.

Segundo testemunhas, o Renault trafegava com sentido a Ribeirão Bonito e perdeu o controle ao tentar retornar à pista quando saiu para o acostamento. O veículo caiu em um barranco de aproximadamente quatro metros e ficou totalmente destruído. Árvores foram atingidas pelo automóvel e, com a força do impacto, acabaram ligeiramente prejudicadas, algumas chegaram a cair.

A Polícia Militar Rodoviária, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil de Ribeirão Bonito e viaturas de Resgate chegaram rapidamente ao local. Veículos de imprensa também acompanharam o caso. Os corpos foram levados ao prédio da Funerária Cabrini em Ribeirão Bonito, onde as famílias foram identificadas e acionadas. Até o início da noite, muitos familiares das vítimas que residem em Minas Gerais passaram pelo local.

Região: Vigilante é morto com 15 facadas em frente de um bar

Jeová Soares era ex-guara municipal em Ibaté

EPTV
 
O vigilante Jeová Natalino Soares, de 42 anos, foi morto com pelo menos 15 facadas, no bairro Antenor Garcia, em São Carlos, na madrugada deste domingo (28). Segundo a polícia, o corpo foi encontrado em frente de um bar.
 
Soares era ex-guarda municipal em Ibaté e também trabalhava como servente de pedreiro.

Brasil: Cerca de 40 t de maconha foram apreendidas no Alemão

Balanço final da operação deve ser concluído em 15 dias

Solange Spigliatti, Agência Estado
 
Foto: Agência Estado
Cerca de 40 toneladas de maconha foram apreendidas durante a operação no Complexo do Alemão hoje, segundo balanço parcial da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro. Além da droga, aproximadamente 50 fuzis foram apreendidos e cerca de 20 pessoas foram presas no conjunto de favelas da zona norte da capital fluminense.
 
Conforme a secretaria, o balanço final da operação deve ser concluído apenas em dias 15 devido à grande quantidade de materiais apreendidos que chegam às delegacias para contagem.
 
Uma semana depois do primeiro ataque de traficantes que levou o terror às ruas do Rio, 2.700 homens da Polícia Civil, da Polícia Militar (PM), da Polícia Federal (PF) e das Forças Armadas entraram no Complexo do Alemão. Não houve o combate que a polícia esperava, o que evitou uma guerra sangrenta. No início da tarde, a polícia hasteou uma bandeira do Brasil e outra do Estado do Rio no ponto mais alto do morro.

Internacional: Portugueses pensam em emigrar devido à piora na economia

Os portugueses têm emigrado em ondas regulares ao longo das últimas décadas, procurando fugir da falta de oportunidades

Axel Bugge, Reuters

Os portugueses voltam a pensar seriamente em emigração, por causa dos problemas econômicos do país, devido à crise que vem atingindo os países da zona do Euro, empurrando para baixo o país mais pobre da Europa Ocidental.

Os portugueses têm emigrado em ondas regulares ao longo das últimas décadas, procurando fugir da falta de oportunidades no seu país.

E com as coisas indo tão mal agora, muitos analistas dizem que Portugal será o próximo a precisar de um socorro econômico, depois da Irlanda, fazendo com que uma nova onda de emigrações pareça inevitável.

"Estou cansada de Portugal. Acho que o país está com problemas sérios, estamos caindo num buraco fundo", disse Ana Maria Raposo de Oliveira, uma corretora imobiliária, que quer emigrar para o Brasil.

O medo que as medidas de austeridade estabelecidas pelo primeiro-ministro José Sócrates até agora -- o orçamento de 2011 inclui aumentos de impostos radicais e cortes de cinco por cento nos salários de funcionários públicos, foi aprovado na sexta-feira pelo parlamento -- seja apenas o começo.

Muitos economistas já acham que essas medidas vão levar o país novamente à recessão no ano que vem, forçando a taxa de desemprego acima dos 10,9 por cento registrados no terceiro trimestre desse ano, que já foi o nível mais alto desde a década de oitenta.

Essas realidades estão dividindo as opiniões dos portugueses, sobre se um socorro da UE e do FMI resolveria alguma coisa. Eles viram o impacto que esse socorro teve na Grécia e na Irlanda e muitos acham que o pior ainda está para acontecer.

"Acho que o governo fará todo o possível para resistir e não pedir ao FMI para entrar aqui, mas não sei se ele vai conseguir," disse uma mulher que se identificou como Inês e trabalha para uma multinacional estrangeira em Portugal.

"Não sei se o FMI seria uma coisa boa ou ruim," ela completou, lembrando que a recuperação depois que o FMI esteve em Portugal na década de oitenta, foi longa e dolorosa.

Havendo ou não uma ajuda, um estudo publicado no jornal Público no domingo, mostrou que os portugueses estão saindo do país em massa. Ele mostrou que 100.000 pessoas emigraram entre 2007 e 2008, o maior número de emigrantes desde a década de 60 -- que teve o maior número de emigrantes, na história recente.

Cerca de 700,000 pessoas ou 6,5 por cento da população emigraram entre 1998 e 2008, diz o estudo.

HOJE: 29/11/10 - SEGUNDA-FEIRA

Dia n°: 333 - Faltam 032 dias para acabar o ano.

FERIADOS E EVENTOS CÍCLICOS:
- Dia Internacional de Solidariedade à Palestina.

SANTOS DO DIA:
- DESCONHECIDO / INEXISTENTE.

domingo, 28 de novembro de 2010

HOJE: 28/11/10 - DOMINGO

Dia n°: 332 - Faltam 033 dias para acabar o ano.

FERIADOS E EVENTOS CÍCLICOS:
- Dia do Soldado Desconhecido.

SANTOS DO DIA:
- DESCONHECIDO / INEXISTENTE.

sábado, 27 de novembro de 2010

Ribeirão Bonito: Motorista perde o controle e carro vai parar em córrego no centro da cidade

Acidente aconteceu no mesmo local onde deve ser construída a barragem

Marcel Rofeal, da Redação

Um automóvel foi encontrado dentro do ribeirão Bonito na manhã deste sábado (27) na região central da cidade. Não sabemos exatamente o que aconteceu, mas testemunhas afirmam que a condutora perdeu o controle do veículo quando transitava pela Rua Joaquim Gomes Beato, sentido COHAB Victor Arnaldo Torrezan. O carro capotou e acabou dentro do córrego. Ninguém se feriu.

O local é o mesmo onde a Prefeitura pretende construir a Barragem “Engenheiro Archimedes Contin Júnior – Corméia”, cuja verba já está empenhada. Em outubro, mostramos um acidente envolvendo o circular da prefeitura no mesmo local. Na época, o veículo se chocou com um Kadett e acabou perdendo um eixo. A equipe de reportagem do Blog Marcel Rofeal estará buscando novas informações.

Região: Prefeitura pede redutor de velocidade em frente da ABASC na SP 318

Objetivo é melhorar a segurança dos usuários nesta região

São Carlos em Rede
 
A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito da Prefeitura de São Carlos enviou à concessionária Autovias um projeto solicitando a instalação de redutor de velocidade, no km 237, da rodovia engenheiro Thales de Lorena Peixoto Júnior (SP-318), também conhecida como rodovia São Carlos-Ribeirão Preto, próximo ao clube de Campo da Associação Beneficente dos Alfaiates (ABASC).
 
O objetivo, segundo o secretário municipal de Transporte e Trânsito, Nilson Carneiro, é melhorar a segurança dos usuários que se concentram nesta região da rodovia, principalmente aos finais de semana e dias de shows.
 
Outra preocupação é a de que alguns motoristas têm usado a via paralela a rodovia como rota de fuga aos radares instalados em frente ao clube, passando pelo local (portaria de entrada e saída) em alta velocidade com risco de causar acidentes.
 
Concessão - A rodovia Thales Lorena de Peixoto de jurisdição do Governo do Estado via Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) é administrada desde 1998 pela concessionária Autovias, pertencente ao sistema Obrascon Huarte Lain (OHL) Brasil. A estrada começa na SP-310 em São Carlos, e na sua maior parte dentro do mesmo município, também corta ao norte, os municípios de Américo Brasiliense, Santa Lúcia e Rincão, onde adentra a rodovia Antônio Machado Sant'Anna (SP-255).

Brasil: Cirurgia de Alencar atingiu seus objetivos, informa boletim médico

Vice-presidente irá se recuperar na UTI cardiológica do hospital

R7
 
A cirurgia para tratamento de obstrução intestinal a que foi submetido o vice-presidente da República, José Alencar, atingiu seus objetivos, informa boletim médico divulgado neste sábado (27) pelo hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
 
O procedimento teve início às 8h30 e durou cerca de cinco horas. A cirurgia fez uma ressecção do principal segmento de intestino comprometido. Alencar irá se recuperar na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) cardiológica do hospital.
 
Este foi o 16° procedimento cirúrgico a que Alencar é submetido desde que foi diagnosticado com câncer, há cerca de dez anos.
 
Alencar voltou a ser internado na terça-feira (23) com quadro de suboclusão intestinal, ou seja, os tumores provenientes de um câncer estão bloqueando o seu intestino. A operação é considerada de alto risco.
 
Embora Alencar estivesse em estado estável, segundo boletim divulgado na tarde desta sexta-feira (26), a suboclusão não regrediu e, por isso, os médicos decidiram por uma nova intervenção cirúrgica.
 
Alencar deu entrada no hospital no início da semana para fazer exames relacionados ao tratamento de combate ao câncer. Acompanharam a cirurgia os médicos Paulo Hoff, Raul Cutait, Roberto Kalil, Paulo Ayroza Galvão e Ademar Lopes.
 
Na sexta-feira (19) da semana passada, o vice-presidente já havia sido internado para uma transfusão de sangue, apenas um dia após ser liberado depois de passar 24 dias no hospital – ele um infarto agudo do miocárdio no último dia 11.
 
No sábado seguinte (20), porém, ele voltou a ter alta, depois de receber a visita da presidente eleita, Dilma Rousseff, que estava no local para fazer uma bateria de exames de rotina. 

Leia a íntegra do boletim divulgado hoje:
 
"O Vice-Presidente da República, José Alencar, submeteu-se hoje (27), no Hospital Sírio-Libanês, a cirurgia para tratamento de obstrução intestinal e enterorragia, decorrentes de nódulos tumorais. A cirurgia atingiu seus objetivos, através de ressecção do principal segmento de intestino comprometido.
 
A cirurgia foi conduzida pelos Profs. Drs. Raul Cutait e Ademar Lopes. Teve início às 8h30, com duração aproximada de 5 horas.
 
O pós-cirúrgico imediato será na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) cardiológica do Hospital.
 
As equipes médicas que o acompanham são coordenadas pelos Profs. Drs. Raul Cutait, Ademar Lopes, Paulo Hoff, Roberto Kalil Filho e Paulo Ayroza Galvão. Amanhã (28/11), às 10h30, está programada uma coletiva para maiores esclarecimentos, no Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP) – localizado na Rua Coronel Nicolau dos Santos, 69".

Internacional: Candidato à Presidência sobrevive a emboscada no sul do Haiti

Equipe de Michel Martelly acusa governistas pelo atentado na véspera da eleição

AFP
 
Michel Martelly, um dos candidatos mais bem cotados das eleições presidenciais deste domingo (28) no Haiti, foi vítima nesta sexta-feira (26) de uma emboscada em Cayes, no sul do país, que terminou com um morto e vários feridos, informou sua porta-voz, Karine Beauvoir.
 
- Martelly estava na rua com seus eleitores. As pessoas esperavam em uma rua. Houve uma emboscada. Dispararam contra a multidão com armas automáticas.
 
A porta-voz, afirmou que o atentado deixou "um morto e vários feridos".
 
O porta-voz da polícia da ONU (Organização das Nações Unidas) no Haiti, Jean-François Bezina, confirmou neste sábado (27) à imprensa que a equipe de Martelly havia sido vítima na véspera de "um incidente em Cayes", mas não forneceu um número oficial de vítimas.
 
- A polícia da ONU não está envolvida no incidente.
 
A equipe de campanha de Martelly acusa o partido Inite, do candidato governista Jude Célestin.
 
- Reconhecemos alguns dos homens armados, são do Inite.

HOJE: 27/11/10 - SÁBADO

Dia n°: 331 - Faltam 034 dias para acabar o ano.

FERIADOS E EVENTOS CÍCLICOS:
- Dia Nacional de Combate ao Câncer;
- Dia do Técnico de Segurança do Trabalho.

SANTOS DO DIA:
- Dia de Nossa Senhora das Graças.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Nota de Falecimento!

É com muito pesar que comunicamos o falecimento de MARCOS ROBERTO AFONSO, popularmente conhecido como Marquinho da Téia, aos 38 anos de idade. Solteiro, sem deixar filhos, deixa dois irmãos. Seu corpo está sendo velado no Velório Municipal de Ribeirão Bonito e seu sepultamento está marcado para logo mais às 14 horas, seguindo ao Cemitério Municipal de Ribeirão Bonito. As orações acontecem no próprio velório.

À família enlutada, nossas orações e nossas condolências.

Nota de Falecimento!

É com muito pesar que comunicamos o falecimento do Senhor ANTONIO MARCATO, aos 62 anos de idade. Deixa viúva, a Senhora Aparecida Oliveira Marcato, e seis filhos. Seu corpo está sendo velado no Velório Municipal de Ribeirão Bonito e seu sepultamento está marcado para logo mais às 12 horas, passando pela Igreja Matriz, seguindo ao Cemitério Municipal de Ribeirão Bonito.


À família enlutada, nossas orações e nossas condolências.

Ribeirão Bonito: Documentos do Legislativo nas ruas

Câmara Municipal sofre nova inundação em suas dependências

Marcel Rofeal, da Redação

Fotos: Marcel Rofeal
Mais uma vez, as dependências do Poder Legislativo de Ribeirão Bonito ficaram alagadas após uma forte chuva, que atingiu a cidade no início da noite desta quinta-feira (25) e se prolongou por toda a noite. Processos, requerimentos e equipamentos foram atingidos pelas águas, que desta vez invadiu salas que não haviam sido afetadas em enchente há exatamente um ano.

Em 23 de novembro de 2009, os vereadores foram obrigados a cancelar os trabalhos da noite devido ao estado caótico em que ficou o prédio. A água escorria pelas paredes e verdadeiras cachoeiras se formaram no teto. Secretaria, sala de reuniões, plenário e a sala do presidente ficaram totalmente inundadas. Documentos e equipamentos foram atingidos e houve a necessidade de se lavrar Boletim de Ocorrências junto à Polícia.

De acordo com a secretária da Câmara, o episódio encontrado nesta manhã de sexta-feira (26) não se compara com o ocorrido no ano passado. Ainda segundo ela, os estragos poderiam ser piores. Papéis, pastas e móveis foram colocados na frente do prédio, para secagem ao ar livre. O Presidente da Casa, vereador José Luiz Mascaro (PT), não falou a respeito, pois está em viagem. A vice-presidente, vereadora Renata Mesquita Magalhães (PSDB), também está em viagem.

Região: Analisador de alimentos da Embrapa será comercializado pela iniciativa privada

Anúncio foi feito em solenidade de posse do novo chefe na quinta-feira

São Carlos Dia e Noite
 
Foto: Divulgação
O Analisador de Alimentos e Café, tecnologia desenvolvida na Embrapa, será transferido para a produção e comercialização pela iniciativa privada.
 
O anúncio aconteceu na solenidade de posse do novo chefe geral da Embrapa Instrumentação, Luiz Henrique Capparelli Mattoso, que aconteceu na quinta-feira (25).
 
O equipamento será licenciado a Quimis Aparelhos Científicos, de Diadema, região metropolitana de São Paulo, que vai explorar a patente por 10 anos.
 
Em 25 anos, a Embrapa Instrumentação já disponibilizou 41 tecnologias para a sociedade, gerando emprego e renda, na cidade e no campo.
 
O Analisador de Alimentos e Café (Alic-C) é um equipamento que pode detectar o teor de impurezas no pó de café, torrado e moído, em segundos, indicando, assim, fraudes e adulterações.
 
O princípio de funcionamento é baseado na emissão de ondas térmicas, que detecta a presença de matérias estranhas.
 
De acordo com o pesquisador Washington Luiz de Barros Melo, responsável pelo desenvolvimento da tecnologia, as técnicas atualmente utilizadas para detecção de fraude em café em pó são morosas, porque precisam de tratamento prévio da amostra, são destrutivas, empregam substância química nociva e apresentam alta subjetividade.
 
“O sistema desenvolvido pela Embrapa Instrumentação é de fácil manejo, não é destrutivo, não necessita de tratamento químico da amostra, proporcionando um trabalho rápido, confiável e limpo”, assegura o inventor.
 
Segundo ele, a adulteração do café torrado e moído é prática que ocorre desde a década de 70. “O Ali-C possibilitará um maior avanço na fiscalização do produto devido a rapidez no processo de análise comparativamente a outras metodologias”, conclui.
 
Para o chefe geral, Luiz Henrique Capparelli Mattoso, a transferência do Analisador de Alimentos e Café representa o esforço que a Embrapa Instrumentação tem feito no processo de transferência de tecnologia, para que as pesquisas se transformem em produtos e a sociedade tenha acesso.

Brasil: Segundo suspeito do assassinato de ex-ministro é transferido para Brasília

Ele afirma que o triplo assassinato não teve mandante

G1
 
O segundo suspeito de ter assassinado o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), José Guilherme Villela, a esposa dele, Maria Carvalho Villela, e a empregada do casal, Francisca Nascimento Silva, no ano passado, foi transferido de Montalvânia (MG) para Brasília na noite da última quinta-feira (25).
 
O suspeito confirmou que foi convidado pelo tio, Leonardo Campos Alves, ex-porteiro que confessou o triplo assassinato, para participar do crime. Ele ainda disse que os dois saíram de Montalvânia com as facas que usariam naquela noite. O que reforça a ideia da polícia de que a ação foi premeditada.
 
Entretanto, na última quinta-feira, o diretor da Polícia Civil do Distrito Federal chegou ao município para buscar o preso, que negou o envolvimento de um mandante no crime. “Fomos só nós dois. Não teve mandante nenhum”, disse.
 
No início da noite, na chegada a Brasília, ele confirmou o que disse em Montalvânia. De que o crime não teria sido encomendado por ninguém. “Ninguém mandou não. Nós fomos para roubar”, afirmou.
 
Moradores de Montalvânia, cidadezinha pacata de Minas Gerais, ainda estão chocados com a descoberta de que o triplo assassinato da 113 sul, pode ter sido cometido por duas pessoas da cidade.
 
O bar que o ex-porteiro comprou com o dinheiro que teria levado do apartamento dos Villela é o único que permanece fechado no centro da cidade de 18 mil habitantes. O pai do sobrinho de Leonardo disse que o filho vivia na roça com a família e não consegue se conformar com a confissão. “É uma dívida que não tem como pagar. Não desejo isso para nenhum pai”, desabafa.
 
As suspeitas sobre Leonardo já teriam aparecido no depoimento de quatro pessoas, no início das investigações. Pois o casal Vilella havia brigado publicamente com o porteiro.
 
Em depoimento à Corvida, em 18 de dezembro do ano passado, a filha deles, Adriana Villela, contou que certa vez, o ex-porteiro mandou fazer uma chave extra para entrar no apartamento do casal de onde estava vazando água. Sem o consentimento deles.
 
A neta dos Villela confirmou a briga à polícia e disse que a avó, Maria Carvalho Villela, teria ficado furiosa e que pensou em instalar câmeras de segurança no apartamento.
 
Um pintor, que trabalhou para o casal assassinado, acrescentou no depoimento à Corvida que Leonardo conhecia a intimidade dos Vilella e que ele comentou sobre os bens do casal porque teria visto vários carnês de IPTU. O ex-síndico do prédio contou a mesma versão. Diante disso, Leonardo chegou a ser ouvido duas vezes, mas não foi considerado suspeito. Até ser preso pelas investigações da 8ª DP.

Internacional: Polícia prende dois e impede ataque no Paquistão

Segundo autoridades paquistanesas, atentados suicidas ocorreriam em mesquita e prédios do governo em Islamabad

IG com AP
 
Autoridades paquistanesas disseram nesta sexta-feira que a polícia impediu um ataque a bomba a uma mesquita e prédios do governo que ocorreriam na capital do país, Islamabad. Dois suspeitos foram presos.
 
De acordo com a polícia, um dos homens vestia um colete com explosivos e estava a caminho da um mesquita, onde realizaria um ataque suicida. Em interrogatório, o suspeitos disseram que ataques também aconteceriam em prédios do governo.
 
O ministro paquistanês do Interior, Rehman Malik, disse que as autprodades foram informadas sobre um possível ataque perto do Parlamento e reforçaram a segurança na área. "Tomamos todas as medidas necessárias sem causar pânico", afirmou.
 
Segundo Yamin, os suspeitos estão ligados ao Taleban do Waziristão do Sul, onde o Exército paquistanês enfrenta militantes desde o ano passado.

HOJE: 26/11/10 - SEXTA-FEIRA

Dia n°: 330 - Faltam 035 dias para acabar o ano.

FERIADOS E EVENTOS CÍCLICOS:
- DESCONHECIDO / INEXISTENTE.

SANTOS DO DIA:
- DESCONHECIDO / INEXISTENTE.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Gerais: Após 5 horas, polícia conclui ocupação da Vila Cruzeiro no Rio de Janeiro

"Neste momento, a Vila Cruzeiro pertence ao Estado", afirmou o subchefe operacional da Polícia Civil
 
Luís Bulcão Pinheiro, Terra


Foto: Reuters
Cinco horas após o início da invasão à Vila Cruzeiro, na zona norte do Rio de Janeiro, as polícias Militar e Civil concluíram a operação de ocupação da favela, por volta das 17h30 desta quinta-feira. Desde a tarde de ontem, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) mantinha unidades no topo do morro. A partir das 12h30 de hoje, outras equipes do Bope e da Polícia Civil, auxiliadas por blindados da Marinha e por fuzileiros navais, iniciaram a incursão na comunidade.

"Neste momento, a Vila Cruzeiro pertence ao Estado", afirmou ao fim da tarde o subchefe operacional da Polícia Civil, Rodrigo Oliveira. Ainda não há informações oficiais sobre mortos e feridos nos confrontos, mas pelo menos dois trabalhadores foram atingidos por balas perdidas. Eles deram entrada no hospital Getúlio Vargas logo no começo da operação e foram liberados após receberem atendimento.

O tiroteio foi intenso durante todo o dia. De acordo Oliveira, a polícia encontrou muita resistência, com carros e caminhões queimados, alem de barricadas montadas pelos traficantes. "A gente sabia que essa era uma das favelas mais bem armadas do Rio de Janeiro", disse o policial, que acredita haver feridos e mortos entre os criminosos em fuga. "A gente encontrou muito rastro de sangue", afirmou.

Durante a operação, enquanto o Bope dominava o topo do morro, policiais civis e militares atuavam na área de confronto. A segurança no perímetro da comunidade era feita policiais civis e do batalhão de choque. 

Violência

Os ataques tiveram início na tarde de domingo, dia 21, quando seis homens armados com fuzis abordaram três veículos por volta das 13h na Linha Vermelha, na altura da rodovia Washington Luis. Eles assaltaram os donos dos veículos e incendiaram dois destes carros, abandonando o terceiro. Enquanto fugia, o grupo atacou um carro oficial do Comando da Aeronáutica (Comaer) que andava em velocidade reduzida devido a uma pane mecânica. A quadrilha chegou a arremessar uma granada contra o utilitário Doblò. O ocupante do veículo, o sargento da Aeronáutica Renato Fernandes da Silva, conseguiu escapar ileso. A partir de então, os ataques se multiplicaram.

Na segunda-feira, cartas divulgadas pela imprensa levantaram a hipótese de que o ataque teria sido orquestrado por líderes de facções criminosas que estão no presídio federal de Catanduvas, no Paraná. O governo do Rio afirmou que há informações dos serviços de inteligência que levam a crer no plano de ataque, mas que não há nada confirmado. Na terça, a polícia anunciou que todo o efetivo foi colocado nas ruas para combater os ataques e foi pedido o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para fiscalizar as estradas. Foram registrados 12 presos, três detidos e três mortos.

Na terça, a polícia anunciou que todo o efetivo foi colocado nas ruas para combater os ataques e foi pedido o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para fiscalizar as estradas. Foram registrados 12 presos três detidos e cinco mortos.

Na quarta-feira, com o policiamento reforçado e as operações nas favelas, 15 pessoas morreram em confronto com os agentes de segurança, 31 foram presas e dois policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) se feriram, no dia mais violento até então. Entre as vítimas dos confrontos, está uma adolescente de 14 anos, que morreu após ser baleada nas costas. Além disso, 15 carros, duas vans, sete ônibus e um caminhão foram queimados no Estado.

Ainda na quarta-feira, o governo do Estado transferiu oito presidiários do Complexo Penitenciário de Gericinó, na zona oeste do Rio, para o Presídio Federal de Catanduvas, no Paraná. Eles são acusados de liderar a onda de ataques. Outra medida para tentar conter a violência foi anunciada pelo Ministério da Defesa: o Rio terá o apoio logístico da Marinha para reforçar as ações de combate aos criminosos. Até quarta-feira, 23 pessoas foram mortas, 159 foram presas ou detidas e 37 veículos foram incendiados no Estado.

Ribeirão Bonito: A polêmica do Plenário da Câmara

Moradores chegaram a mobilizar um abaixo-assinado de repúdio

Marcel Rofeal, da Redação

Foto: Marcel Rofeal
Eis a tão polemizada placa instalada no Plenário da Câmara Municipal de Ribeirão Bonito, recinto que atualmente possui o nome do ex-vereador e ex-prefeito Emygdio Lucato. Desde a última semana, o assunto tomou grande repercussão após a aprovação do então Projeto de Resolução n° 001/2010 que nomeia as salas do novo prédio do Legislativo, no piso superior do Banco do Brasil.

Segundo a redação do projeto, o novo plenário levará o nome do ex-prefeito Rubens Gayoso Júnior. A secretaria, atualmente com o nome de Benedito Alves Costa, terá o nome de Luiz Carlos Sanches Varella. A sala dos vereadores receberá o nome do médico Orazil Paula de Almeida, e a sala de reuniões, que no prédio atual tem o nome de Dalvo Lucato, receberá o nome de Florisvaldo Barbosa do Carmo.

A repercussão dividiu a população e um abaixo-assinado chegou a ser mobilizado para demonstrar repúdio ao Legislativo. No último sábado (20), o presidente do Conselho da Amarribo, Josmar Verillo, falou a respeito no programa “Amarribo e a Comunidade”. Verillo criticou duramente a atitude dos vereadores. No próximo dia 6, a Câmara deve se pronunciar em Sessão Ordinária.

Região: Prefeitura promove seminário regional de enfrentamento a violência contra a mulher

Debate aconteceu nesta quinta (25) no auditório da Prefeitura

São Carlos Agora
 
Foto: Divulgação
Nesta quinta-feira (25) considerado o Dia Internacional de Não-Violência Contra as Mulheres, a Prefeitura de São Carlos promoveu um debate regional no auditório Bento Prado, no Paço Municipal.
 
Com o tema “Mulheres negras e a mídia: violência física e simbólica”, o 2º Seminário Regional de Enfrentamento a Violência contra a Mulher foi realizado para capacitar servidores públicos da Prefeitura de São Carlos e de todas as cidades da região central.
 
A abertura da solenidade contou com a presença do vice-prefeito Emerson Leal, da diretora Tânia Castilho, representando a secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Rose Mendes, da vereadora Laíde Simões, da presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Mirlene Simões Severo e do chefe de divisão de Políticas e Promoção da Igualdade Racial, José Ricardo Marques dos Santos.
 
Segundo o vice-prefeito Emerson Leal, a importância deste seminário é muito grande, já que o país ainda registra milhares de situações de discriminação. “No Brasil, a cada 15 segundos acontece algum tipo de violência contra a mulher. Além disso, infelizmente, a diferença salarial entre homem e mulher que desempenham a mesma função ainda é grande. É por estes motivos que a Prefeitura de São Carlos desenvolve uma série de iniciativas para atender as mulheres. E nesta manhã eu fico muito feliz de participar de um evento que aborda esta questão e tem o objetivo de esclarecer a sociedade”.
 
Segundo a diretora Tânia Castilho, este seminário faz parte do projeto “Tecendo a Rede e Construindo a Cidadania das mulheres são-carlenses” que tem o objetivo de estruturar a rede de serviços e programas de atenção às mulheres em situação de violência em São Carlos e capacitar profissionais que atuam nas cidades da região central do Estado.
 
De acordo com a chefe de Divisão de Políticas para as Mulheres Raquel Auxiliadora dos Santos, este projeto é financiado pelo Governo Federal com verba de R$ 150 mil.
 
O evento
 
Neste seminário foram realizadas duas palestras. A primeira sobre o tema “Mulheres negras: violência e resistência” que foi ministrada pela coordenadora pedagógica da ONG Instituto de Educação e Cidadania Plural Vila Bela e Conselheira da Comunidade Negra do Estado de São Paulo professora Silvia Helena Seixas.
 
A outra palestra abordou o tema: “A mídia e a Violência contra as mulheres” e foi ministrada pela doutora em Sociologia pela Unesp, coordenadora do curso de comunicação social (habilitação em Jornalismo) das Faculdades COC de Ribeirão Preto professora, Andréa Túbero Silva.

Brasil: Venda de bilhetes de integração está suspensa no RJ

Quatro linhas do Metrô que partem da Pavuna não terão bilhetes vendidos

Redação Terra
 
A venda de bilhetes de integração para quatro linhas partindo da estação Pavuna foi suspensa nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro. Segundo nota oficial do Metrô Rio, a decisão foi das empresas de ônibus operadoras.
 
As quatro linhas que partem da estação Pavuna (Linha 2) em direção aos municípios de Caxias, Mesquita, Nilópolis e Nova Iguaçu não terão os bilhetes de integração vendidos.
 
As demais linhas de integração municipal, ônibus Metrô Na Superfície (Botafogo/Gávea e Ipanema/Gávea) e os trens das Linhas 1 e 2 continuam circulando normalmente, com intervalos regulares, segundo informações oficiais.
 
O Metrô Rio afirmou que vai operar em horário normal até a meia-noite, com todas as estações abertas.

Internacional: Presidente de Burkina Fasso é reeleito com 80,21 % dos votos

Eleições foram realizadas no último domingo, dia 21

EFE
 
O presidente de Burkina Fasso, Blaise Compaoré, venceu as eleições realizadas no país no último dia 21, informou nesta quinta-feira a Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI).
 
Compaoré obteve 80,21% dos votos, seguido de Hama Arba Diallo, que recebeu 8,18%, e Stanislas Benewinde Sankara, que ficou com 6,34%, segundo a CENI, que não especificou a percentagem de participação dos 3.239.852 eleitores registrados, um número muito baixo para em um país com 16,300 milhões de habitantes.
 
O presidente reeleito, de 59 anos, é um antigo capitão do Exército que chegou ao poder em um sangrento golpe de estado em 1987 e implantou um sistema pluripartidário com uma nova Constituição.
 
Em 1991, deixou o Exército e, como civil, ganhou as eleições desse ano e foi reeleito em 1998 e 2005.
 
Horas antes do anúncio dos resultados, o Tribunal Administrativo de Ouagadougou declarou ilegais as credenciais de votação utilizadas para as eleições presidenciais, mas sem efeito imediato sobre o pleito, informou à Agência Efe o juiz encarregado do caso.
 
"As credenciais não estão adequadas de acordo com o Código Eleitoral, o que significa que as pessoas votaram com cartões ilegais", assinalou o juiz Rene Bagoro, presidente do Tribunal.
 
No entanto, Bagoro informou que a sentença "não tem consequências imediatas sobre as eleições".
 
Quatro partidos opositores apresentaram, após o pleito, uma denúncia contra a CENI por ter incluído apenas o ano de nascimento da pessoa nos cartões, sem o dia nem o lugar, o que, afirmaram, pode favorecer uma fraude.

HOJE: 25/11/10 - QUINTA-FEIRA

Dia n°: 329 - Faltam 036 dias para acabar o ano.

FERIADOS E EVENTOS CÍCLICOS:
- Dia do Doador Voluntário de Sangue;
- Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres;
- Dia da Baiana de Acarajé.

SANTOS DO DIA:
- Dia de Santa Catarina.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Ribeirão Bonito: A Santa Casa é de todos nós

Dois vereadores mobilizaram uma reunião para propor ações

Dr. Marcos Baldavira, Diretor Clínico da Santa Casa

Foto: Marcel Rofeal
Como a maioria dos pequenos hospitais filantrópicos do interior do Brasil que trabalham quase que exclusivamente em função do SUS, a Santa Casa de Ribeirão Bonito sofre dificuldades financeiras crônicas. Isso se deve a vários fatores – má remuneração do SUS, custos operacionais cada vez mais altos, encargos sociais, etc. Aqui a situação só não é pior porque o nosso hospital trabalha em parceria com a Prefeitura através de vários convênios de prestação de serviços e recebe dela um subsídio mensal.

Hoje a Santa Casa tem uma dívida de aproximadamente 60 mil Reais. Projetando-se as despesas (muitas) e as entradas (poucas) até o final do ano este valor deverá chegar a cerca de 160 mil Reais.

Cientes disso os vereadores Branco e Salomé tomaram a iniciativa de mobilizar um grupo de pessoas para agir e propor ações que pudessem ajudar a Santa Casa. Note-se bem, nada a ver com política ou projetos de lei. Agiram como voluntários e ontem um grupo de pessoas realizou no hospital uma reunião na qual várias idéias surgiram e da qual todos saíram com alguma missão a ser cumprida.

Os presentes eram os vereadores Baldan, Benê, Branco, Nelsinho e Salomé, Sr. Dirceu, Licão, Sra. Leonor Brozzi, Ricardo (representando o pastor Rubens), Djalma (representando o pastor Pedro) e nossa Imprensa local representada pelos incansáveis Sérgio Ronco e Marcel Rofeal. Muita gente boa trabalhando em prol da Santa Casa independentemente de matizes políticos ou religiosos. É emocionante e é assim que tem de ser: a Santa Casa é de todos nós.

Contamos agora com a sua participação que será tão importante quanto a de todos os que já se envolveram: desde já uma campanha de arrecadação de fundos (iniciada já durante a reunião) via telefone, visitas e contatos com empresários e cidadãos foi iniciada. Nos próximos dias divulgaremos uma conta bancária para depósito de contribuições, haverá rifas, sorteios e eventos para arrecadação de fundos. No próximo dia 14 de Dezembro haverá uma nova reunião. Quem puder compareça e ajude também como voluntário. Qualquer contribuição é importante: 1 Real ou 1 hora de voluntariado ajudam, afinal a SANTA CASA É DE TODOS NÓS!

Região: Condenado pela morte de jornalista é absolvido de tentativa de homicídio

Uma das testemunhas vai responder processo por falso testemunho

EPTV
 
O ex-sargento Edson Luiz Ronceiro foi absolvido por unanimidade no julgamento realizado no 4º Tribunal do Júri do Fórum Criminal da Barra Funda, em São Paulo, na terça-feira (23). Ronceiro era acusado pela tentativa de homicídio de um menor de 17 anos, em 2007, em Porto Ferreira.
 
Quatro testemunhas de acusação e uma defesa foram ouvidas, uma das testemunhas vai responder processo por falso testemunho.
 
Segundo advogado de defesa Celso Machado Vendramini, até o promotor acatou a absolvição. Os outros três acusados no caso serão julgados no ano que vem. Paulo César Ronceiro será julgado em 7 de abril de 2011 e Luiz Carlos Grow e Eduardo Alexandre Moreira da Silva vão a júri em 17 de março.
 
O dono da arma, o comerciante Carlos Alberto da Costa, não foi julgado na tentativa de homicídio contra o adolescente porque entrou com recurso. 

Caso Barbon
 
Ronceiro é um dos quatro condenados por participar da morte do jornalista Luiz Carlos Barbon Filho, em maio de 2007, em um bar no Centro de Porto Ferreira. Minutos após o assassinato do jornalista, um adolescente foi baleado em outro bairro.
 
A perícia comprovou que os tiros que atingiram o jornalista e o jovem saíram da mesma arma, que pertencia ao comerciante, também condenado pela morte de Borbon.
 
O ex-sargento, o ex-capitão Adélcio Carlos Avelino e o comerciante Carlos Alberto da Costa foram condenados por homicídio duplamente qualificado (motivo torpe e recurso que dificultou ou impediu a defesa da vítima), tentativa de homicídio contra Alcides Catarino, o Paquito, atingido com um tiro de raspão no dia do crime e formação de quadrilha. Todos receberam a pena de 18 anos e 4 meses de prisão.
 
O ex-soldado Paulo César Ronceiro foi absolvido apenas do crime de formação de quadrilha e foi condenado a 16 anos e 4 meses de detenção.
 
O quarto policial, o ex-soldado Valnei Bertoni, acusado de ter atirado no jornalista, será julgado separado em uma data ainda não definida, pois o advogado conseguiu desmembrar o processo, em recurso aceito pelo Tribunal de Justiça.
 
Em agosto de 2003, Barbon denunciou o esquema de aliciamento de menores envolvendo quatro empresários, cinco vereadores e um garçom da cidade. Na época, eles foram presos acusados de participar de festas com menores em ranchos às margens do Rio Mogi Guaçú.

Brasil: Neste Dia Nacional do Doador de Sangue (25), Inca conta com solidariedade da população

Instituto atende, em média, 1,3 mil pacientes por mês

UOL
 
Na semana em que se celebra Dia Nacional do Doador de Sangue (25 de novembro), o Inca (Instituto Nacional de Câncer) conta com solidariedade para abastecer o estoque que atende pacientes de suas cinco unidades hospitalares. Como os pacientes realizam cirurgias, tratamento quimioterápico e radioterápico, além de transplantes de medula óssea regularmente são necessárias transfusões de sangue frequentes.
 
A instituição atende, em média, 1,3 mil pacientes por mês em suas cinco unidades, realizando, aproximadamente, 700 cirurgias. Neste momento, há necessidade especial de plaquetas, indispensáveis à coagulação sanguínea.
 
O Banco de Sangue do Inca funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h30, e aos sábados, das 8h às 12h, na Praça Cruz Vermelha, 23, 2º andar, Rio de Janeiro. Para a doação de plaquetas, é necessário marcar horário nos telefones: (xx) (21) 2506-6021 e 2506-6580. 

Doar sangue é seguro
 
Qualquer pessoa em boas condições de saúde, entre 18 e 65 anos, e pesando mais de 50 kg pode doar sangue. Para a doação, a pessoa não deve vir em jejum, mas deve evitar a ingestão de alimentos gordurosos até 4 horas antes do procedimento. Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como grávidas e mulheres no pós-parto com tempo mínimo de três meses.

Internacional: Combates entre milícias islâmicas na Somália deixam 22 mortos

Outras 60 ficaram feridas nos dois últimos dias de combates

EFE
 
Ao menos 22 pessoas morreram e 60 feridas em uma região no centro da Somália, nos combates registrados os dois últimos dias entre duas milícias islâmicas, segundo disseram à Agência Efe fontes locais.
 
Ambos os grupos enfrentados, a milícia radical de Al Shabab, ligada à Al Qaeda, e a organização relativamente moderada sufi Ahlus Sunna Wal Jamaah, assinalaram que as baixas eram muito mais numerosas, mas seus números, geralmente exageradas, não foram confirmadas por fontes independentes.
 
Um líder sufi garantiu "que mais de 50 corpos que Al Shabab deixou no campo de batalha foram resgatados, mas não vamos enterrar ainda (apesar da tradição islâmica de inumar aos mortos no mesmo dia do falecimento), pois queremos mostrá-los à imprensa".
 
A liderança admitiu a morte de seis milicianos de um grupo próximo ao Governo Federal Transitório de Mogadíscio, apoiado pela comunidade internacional.

HOJE: 24/11/10 - QUARTA-FEIRA

Dia n°: 328 - Faltam 037 dias para acabar o ano.

FERIADOS E EVENTOS CÍCLICOS:
- DESCONHECIDO / INEXISTENTE.

SANTOS DO DIA:
- Dia de Santa Flora;
- Dia de Santa Maria;
- Dia de Santo André Dunglac;
- Dia de Santo Columbário;
- Dia de Santo Crisógono;
- Dia de Santo Porciano.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Ribeirão Bonito: Legislativo divulga conteúdo de laudo sobre a real situação do prédio da Câmara

Comentário em blog questionou sobre a necessidade de mudança

Marcel Rofeal, da Redação

Foto: Arquivo/MR
O Poder Legislativo de Ribeirão Bonito divulgou nesta segunda-feira (22) o conteúdo de um laudo técnico apresentado em novembro do ano passado sobre a real condição do prédio que abriga a Câmara Municipal local. A avaliação foi feita pouco depois da inundação que atingiu o prédio na noite de 23 de novembro daquele ano, quando todas as dependências do prédio foram afetadas.

A divulgação do laudo partiu após um comentário no Blog do Ronco que questionava sobre a necessidade de mudança da sede do Legislativo para o piso superior do Banco do Brasil. Nesse comentário, o autor afirmou que o telhado do prédio havia sido reformado e que não teria mais o risco de a chuva atingir as instalações internas do prédio. Confira o laudo:

G & A Construção Reformas Manutenção

A/C
Câmara Municipal de Ribeirão Bonito
Ao presidente da câmara José Luiz Mascaro

LAUDO TÉCNICO

Conforme avaliação técnica feita nas dependências da Câmara Municipal de Ribeirão Bonito, localizada na Praça dos Três Poderes, s/n em 23/11/2009 constatou-se que as telhas de cimento, de amianto e zinco que fazem parte da cobertura da edificação estão em estado precário.

Devido ao desgaste do tempo, as telhas encontram-se danificadas e furadas, causando infiltração no edifício; deteriorando o estado do madeiramento do telhado, do forro de madeira e das instalações elétricas do mesmo.

Considerando que o forro de madeira está em estado de decomposição, o mesmo pode a qualquer momento desabar, caindo sobre pessoas e móveis, causando um acidente; levando em conta que o edifício encontra-se em uso.

As instalações elétricas, com excesso de umidade e infiltração, poderão causar um curto-circuito a qualquer momento deixando a rede elétrica e de lógica sem energia.

Assim conclui-se que o estado de cobertura do edifício está precário, para condições de uso atual.

Ribeirão Bonito, 25 de novembro de 2009

G&A Construção Civil Ltda.

Eng. Civil Cesar Pistelli

Patrícia Helena Dornfeld Fiscal Sanitária

Região: Presidente da Embrapa prestigiará posse do Novo Geral da unidade de Instrumentação

Solenidade deve contar com a presença de diversas autoridades

São Carlos em Rede
 
Foto: Divulgação
A posse do novo chefe-geral da Embrapa Instrumentação, em São Carlos (SP), Luiz Henrique Capparelli Mattoso, nesta quinta-feira, 25, será marcada por grandes contribuições de impacto, tanto para o centro de pesquisa quanto para a sociedade. A solenidade, com início previsto para as 16 horas, com a presença do diretor-presidente da Embrapa, Pedro Arraes, entre outras autoridades, conta com exposição de tecnologias destinadas à agricultura de precisão, assinatura de termo para transferência de tecnologia, de convênio adicional para continuidade de parceria entre instituições nacionais e internacionais, além de homenagens e visitas ao Laboratório Nacional de Nanotecnologia para o Agronegócio.
 
O engenheiro de materiais Luiz Henrique Capparelli Mattoso já está no comando da Embrapa Instrumentação desde o dia 20 de setembro, em substituição a Álvaro Macedo da Silva, que deixou o cargo após estar à frente do Centro por mais de quatro anos. Mattoso é o sexto chefe geral a administrar a Embrapa Instrumentação em 25 anos de existência, com desafios nacionais e internacionais e metas que vão nortear os rumos da Unidade nos próximos seis anos. Para dar continuidade ao desenvolvimento de ações e, ao mesmo tempo manter o alto nível de pesquisa e conceito do Centro, o pesquisador já traçou um plano de trabalho para as áreas de P&D&I, comunicação e transferência de tecnologia e administração, a fim de dar início a gestão. De acordo com ele, entre as propostas de fortalecer a área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I) destacam-se o estímulo a projetos em parceria com a iniciativa privada, ações socioambientais, participação em políticas públicas em todas as esferas de governo, municipal, estadual e federal; apoio a projetos considerando necessidade de soluções simples, de baixo custo, mas que propiciem maior competitividade e inserção no mercado para pequenos produtores, principalmente agricultura familiar; avançar na fronteira do conhecimento nas áreas de ciência do solo, mudanças climáticas, agricultura de precisão, pós-colheita e nanotecnologia.
 
Na área de comunicação e transferência de tecnologia, considerada estratégica na Empresa, o chefe geral pretende atuar de forma a fortalecer a divulgação dos resultados de pesquisa em mídia nacional e internacional, além de implementar modelos mais ágeis e flexíveis para a realização de parcerias, convênios, negócios e transferência de tecnologia para a iniciativa privada.
 
No setor administrativo, a proposta da nova chefia é, entre outras, estimular parcerias com outras unidades em processos diversos, como compras, eventos, buscando melhorar eficiência e baixar custos; e avançar na descentralização de processos que envolvam as Unidades Centrais da Embrapa. "Vamos ainda estimular ações de melhorias no ambiente interno, bem como incentivar cursos de aperfeiçoamento e treinamento de todos os funcionários" assegura o chefe geral.
 
Perfil chefe geral
 
Luiz Henrique Capparelli Mattoso é Engenheiro de Materiais com mestrado e doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Possui especialização nas Universidades: Université de Montpellier e Domaine Universitaire Saint Martin d´Heres Grenoble na França, University of Pennsylvania, Estados Unidos, tendo trabalhado com o professor Alan MacDiarmid, Prêmio Nobel de Química de 2000, com o qual publicou 10 artigos em revistas especializadas.
 
Mattoso é pesquisador da Embrapa Instrumentação desde 1994 e liderou vários projetos na Embrapa, FAPESP, CNPq, FINEP e CAPES, somando captação de recursos superiores a 10 milhões de reais, nos temas: nanotecnologia, sensores de interesse para a agroindústria, polímeros condutores, polímeros naturais, compósitos com fibras vegetais, novos usos de produtos agrícolas, desempenho de novos clones de borracha natural e desenvolvimento de materiais de fonte renovável.
 
O pesquisador já orientou ou co-orientou 25 teses de doutorado, 19 de mestrado e teve 25 pós-doutorandos sob sua supervisão, o que demonstra sua capacidade de trabalho, organização e habilidade em formar pessoas e trabalhar em equipe.
 
Possui 10 patentes sendo três delas no exterior e 622 trabalhos e resumos publicados em congressos e similares, 180 trabalhos em revistas especializadas indexadas e 22 capítulos de livro e artigos de revisão em enciclopédia, frutos de sua extensa rede de ex-alunos, ex-pós-doutorandos e colaboradores e do trabalho em equipe. Seus trabalhos possuem mais de 2.200 citações na base de dados Web of Science e um fator H igual a 25, indicando a importância dos trabalhos realizados.
 
Seus projetos e trabalhos foram premiados várias vezes, dentre as quais se destacam: Prêmio de Excelência Técnico-Científica (1998) e Destaque Individual (1999) da Embrapa e Prêmio "Governador do Estado – Invento Brasileiro" do SEDAI (2001). Foi incluído na lista dos 400 pesquisadores brasileiros mais citados no Exterior, na pesquisa feita pelo jornal Folha de São Paulo (1999), e ganhou o prêmio SCOPUS/CAPES 2009 pela sua produtividade científica, o reconhecimento do RDA/Coréia como pesquisador de destaque, e o prêmio de melhor trabalho da Divisão de Borracha da Sociedade Americana de Química em 2009, dentre outros. Foi responsável pela área de nanotecnologia (2005-2007) no programa Labex (Laboratório Virtual da Embrapa no exterior) no Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, colaboração na qual viabilizou a participação de uma dezena de pessoas e com a qual mantém até hoje estreita colaboração.