Dinheiro poderá chegar mais rápido a estados e municípios atingidos
Tatiana Damasceno, especial para o Terra
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira medida provisória (494/10) que muda o funcionamento do Fundo Especial para Calamidades Públicas (Funcap) e autoriza o Ministério da Integração Nacional a liberar recursos para as áreas atingidas pro catástrofes naturais, como enchentes, antes da apresentação de um plano de trabalho.
Este item continua obrigatório, mas agora o dinheiro pode chegar mais rapidamente aos estados e municípios atingidos. A medida já estava em vigor desde a sua edição, em julho, como resposta do Executivo as enchentes em Alagoas e Pernambuco.
A verba demora até chegar na ponta porque é necessário que os governos locais enviem à União documentos comprobatórios das perdas e da aplicação dos recursos. A análise dos documentos pela Secretaria Nacional de Defesa Civil chega a demorar um mês. Pela medida, o governo também cria um mecanismo para estimular estados e municípios a criarem fundos para uso em caso de emergência.
A votação da proposta foi feita em menos de uma hora, com acordo entre governistas e oposição. Os deputados também votaram MP que autoriza a prorrogação de contratos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), afirmou que a prioridade do governo á aprovar as medidas provisórias que trancam a pauta, além de pré-sal e orçamento para 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário