Instituto atende, em média, 1,3 mil pacientes por mês
UOL
Na semana em que se celebra Dia Nacional do Doador de Sangue (25 de novembro), o Inca (Instituto Nacional de Câncer) conta com solidariedade para abastecer o estoque que atende pacientes de suas cinco unidades hospitalares. Como os pacientes realizam cirurgias, tratamento quimioterápico e radioterápico, além de transplantes de medula óssea regularmente são necessárias transfusões de sangue frequentes.
A instituição atende, em média, 1,3 mil pacientes por mês em suas cinco unidades, realizando, aproximadamente, 700 cirurgias. Neste momento, há necessidade especial de plaquetas, indispensáveis à coagulação sanguínea.
O Banco de Sangue do Inca funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h30, e aos sábados, das 8h às 12h, na Praça Cruz Vermelha, 23, 2º andar, Rio de Janeiro. Para a doação de plaquetas, é necessário marcar horário nos telefones: (xx) (21) 2506-6021 e 2506-6580.
Doar sangue é seguro
Qualquer pessoa em boas condições de saúde, entre 18 e 65 anos, e pesando mais de 50 kg pode doar sangue. Para a doação, a pessoa não deve vir em jejum, mas deve evitar a ingestão de alimentos gordurosos até 4 horas antes do procedimento. Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como grávidas e mulheres no pós-parto com tempo mínimo de três meses.
Um comentário:
Não sou doadora, mas gostaria de saber se o sangue é doado. Porque a maternidade de São Carlos cobra 280,00 uma bolsa de sangue para quem precisa receber sangue?Dá para explicar isto, eu achei o cúmulo; recebem de graça e cobram.A preocupação é principalmente com a pessoa que não tem condições de pagar, será que morre e eles não colocam o sangue?Indignada.
Postar um comentário