Regional | Moradores de casa que desabou relatam momentos de desespero - Blog Marcel Rofeal

Breaking

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Regional | Moradores de casa que desabou relatam momentos de desespero

Temporal de segunda-feira (31) também alagou casas e derrubou 27 árvores

EPTV
 
Moradores da casa que desabou no bairro Jardim Beatriz durante o temporal da tarde de segunda-feira (31), em São Carlos, contam que viveram momentos de desespero quando a água começou a invadir e destruir tudo. 
 
De acordo com o pedreiro Santino Donizete Pagoto, ele e a esposa quase não tiveram tempo de sair da residência. “Ela que viu saindo água da parede. Eu peguei na mão dela e sai correndo, quando deu um estouro e a água foi empurrando tudo”, disse.
 
A sala ficou completamente destruída. Em alguns cômodos as paredes ficaram em pé, mas a força da água arrastou todos os móveis. Em frente, Pagoto estava fazendo uma nova casa.
 
A construção já estava na laje e também foi derrubada, causando um prejuízo de R$ 50 mil. “A imagem fica na cabeça da gente. A gente vem fazendo e construindo devagar e fica nisso”, lamentou a dona de casa e esposa do pedreiro, Virgínia Godói Pagoto. O casal teve que passar a noite na casa de parentes.
 
Os moradores do bairro já temiam uma consequência assim, já que o terreno do fundo não tem proteção suficiente para segurar a água da chuva e, por isso, casa veio abaixo.
 
Por segurança, a Defesa Civil interditou a casa ao lado. Agora todos esperam providências. “Tá todo mundo preocupado com a segurança da rua de baixo, em razão do terreno de cima. Isso perece toda a segurança da rua de baixo”, disse o representante comercial José Cláudio da Silva. 

Transtornos
 
O trânsito está impedido em uma das faixas da marginal perto do Sesc. Em um ponto a chuva levou toda a terra para dentro do rio e sobrou apenas a calçada.
 
Muitos lojistas acordaram mais cedo nesta terça-feira (1) para limpar a sujeira deixada pela enxurrada. A região da baixada do mercado foi novamente atingida. Apesar do transtorno, os comerciantes não perderam mercadorias. 

O temporal
 
No CDHU, alguns enfrentaram a água. Um taxista precisou de ajuda para retirar o carro que parou no pontilhão da Praça Itália.
 
O bairro cidade Aracy foi um dos mais afetados. Na serra que dá acesso, um barranco desmoronou e uma das pistas ficou interditada. Pedaços do asfalto foram arrancados e as casas ficaram sem energia.
 
Algumas casas do bairro Lagoa Serena, da Vila Morumbi e do Jardim Monte Carlo também ficaram alagadas. Na Vila Prado, choveu granizo pela segunda vez nos últimos três dias.
 
Ao todo, 24 árvores caíram na cidade e 70 pontos ficaram sem energia elétrica, que foi restabelecida durante a madrugada desta terça.
 
A assessoria da Prefeitura de São Carlos informou que nesta terça-feira (1) as equipes da secretaria de Cidadania vão passar nas casas alagadas e na que desabou para fazer um levantamento. O objetivo é saber as necessidades das famílias e como elas podem ser ajudadas.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora