Cidade | Ribeirão Bonito confirma epidemia de conjuntivite - Blog Marcel Rofeal

Breaking

sexta-feira, 11 de março de 2011

Cidade | Ribeirão Bonito confirma epidemia de conjuntivite

Surto já atingiu quase 500 pessoas, segundo o Departamento de Saúde

Marcel Rofeal, da Redação

Foto: Reprodução/Internet
O Departamento Municipal de Saúde de Ribeirão Bonito confirmou nesta quinta-feira (10) uma epidemia de conjuntivite. Segundo dados oficiais do órgão, já são quase 500 registros da doença na cidade e, de acordo com a diretora Maria Eliza Alboleia, surgem cerca de 40 novos casos a cada dia. A confirmação do surto no município já deu início aos boatos e tomam repercussão regional.

Segundo Maria Eliza, o vírus detectado desta vez é o mesmo já diagnosticado em 2003, o Enterovirus A-24. Até o final da semana passada, eram 260 casos. Ontem à tarde, o departamento confirmou mais de 460 casos. Há cerca de quatro anos, a doença atingiu centenas de pessoas em Ribeirão Bonito, principalmente crianças, o que provocou a diminuição do fluxo nas escolas.

A conjuntivite é uma inflamação da membrana que reveste a parte da frente do globo ocular, que nada mais é que o branco dos olhos, e o interior das pálpebras. No geral, os dois olhos são atacados e o desconforto pode durar de uma a quatro semanas e não costuma deixar seqüelas. Os principais sintomas são: olhos avermelhados e lacrimejantes, inchaço e incômodo causado pela luz.

Com a confirmação da epidemia, o caso tomou repercussão de nível regional e já começaram os boatos. Durante programa de grande audiência em uma emissora regional, um morador de Ribeirão Bonito teria afirmado que a doença atingiu níveis alarmantes e que 60% dos habitantes teriam sido contaminados. Os órgãos oficiais negam e confirmam pouco menos de 500 casos.

Devido à gravidade do caso, é necessário tomar medidas preventivas como: lavar as mãos e o rosto freqüentemente; evitar aglomerações, piscinas de academias ou clubes e praias; não coçar os olhos; não compartilhar esponjas e produtos de beleza; evitar ambientes onde há bebês e contato direto com outras pessoas; não usar lentes de contato nesse período; e evitar banhos de sol.

Nossa reportagem, até a redação desta matéria, não recebeu informações sobre as providências a serem tomadas pela administração sobre o caso. As aulas, até o momento, não devem ser paralisadas. Na manhã desta sexta-feira (11), a partir das 12 horas, o “Jornal da EPTV” fará uma reportagem especial sobre o caso de Ribeirão Bonito.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora