País | Quatro corpos de naufrágio no lago Paranoá são resgatados - Blog Marcel Rofeal

Breaking

terça-feira, 24 de maio de 2011

País | Quatro corpos de naufrágio no lago Paranoá são resgatados

Bombeiros apontam falha mecânica em bombas de esgotamento do barco. Corpo de criança de 10 anos pode ser um dos encontrados

Naiara Leão, iG

Foto: Fellipe Bryan/iG
Mais dois corpos foram encontrados depois que uma embarcação afundou na noite de domingo (22) no Lago Paranoá, em Brasília. Um deles, encontrado por mergulhadores próximo ao barco por volta das 18h, é de um homem adulto. O outro é de uma criança. Nesse caso, ainda não há informações de sexo e idade, mas suspeita-se que seja a menina Ester, de dez anos. O corpo estava longe do local do acidente num local profundo e foi encontrado por mergulhadores.
 
"A única criança que temos certeza que está desaparecida é a menina de dez anos. Mas como a lista de vítimas não foi fechada, pode se tratar de outra pessoa, ainda que isso não seja provável", explica uma das responsáveis pela busca, Major Vanessa Signalli.
 
A mãe de Ester, Valdelice dos Santos, também está desaparecida. No total, três ou quatro pessoas ainda não foram encontradas.O Corpo de Bombeiros ainda não tem o número exato de pessoas que estavam na festa no local, já que não há uma lista de convidados.
 
Às 11h40, o corpo de Flávia Daniela Pereira Dornel, de 22 anos, foi encontrado pelos mergulhadores. Segundo os bombeiros, o corpo estava preso ao barco.
 
Flávia era irmã da promoter da confraternização que ocorria no barco, Vanda Pereira Dornel, sobrevivente do acidente. Vanda prestou depoimento pela manhã e disse que faz eventos há anos neste e em outros barcos e que nunca houve acidentes. Ela contrata os barcos e realiza as festas. Dessa vez, participavam da festa amigos e parentes e alguns outros convidados, que pagavam entre R$ 50 e R$ 60.
 
A primeira vítima fatal foi um bebê de seis meses. Ele chegou a ser resgatado com vida, mas não resistiu. O Corpo de Bombeiros recebeu uma ligação às 22h52. Segundo a Major Vanessa, a ligação foi feita por um passageiro do próprio barco. Dez minutos depois o resgate chegou ao local.
 
As estimativas de números de vítimas se baseiam nas afirmações do comandante do barco, segundo um dos responsável pela operação de resgate, Major Adriano Azevedo. Ele acredita que algumas pessoas possam ter se salvado nadando e não tenham entrado em contato com órgãos de segurança. Oficialmente, sete pessoas seguem desaparecidas com possibilidade do número mudar para oito. Segundo os bombeiros, a lista possui nomes similares e é confusa.
 
Os mergulhadores começam a procurar corpos em locais distantes do acidente. Segundo o Major Azevedo, o vento forte da noite de ontem pode ter afastado as vítimas. Após uma reunião da Secretaria de Segurança Pública ficou decidido que a base de buscas passará nesta tarde do clube da  Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados (Ascade) para o Brasília Ultraleve Clube.
 
Apesar de trabalhar com a possibilidade de encontrarem pessoas com vida em margens distantes do local do acidente, os bombeiros encaminham os familiares de desaparecidos para o Intituto Médico Legal. O tio da menina de dez anos que não foi encontrada, o empresário Vilmar de Oliveira,  reclama da falta de informações. "Não tem ninguém prestando esclarecimentos e temos que procurar saber do que acontece por meio da imprensa". Até agora 82 pessoas e 12 tripulantes foram resgatados com vida. Um bebê de aproximadamente seis meses não sobreviveu e outras 15 pessoas foram hospitalizadas, mas nenhuma com problemas graves.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora