Oito delegados devem representar o município em conferência regional
Marcel Rofeal, da Redação
Fotos: Sérgio Ronco/BR
Terminou no final da tarde desta sexta-feira (15) a 1ª Conferência Municipal de Saúde de Ribeirão Bonito, realizada deste a noite de quinta-feira (14) no plenário “Vereador Emygdio Lucato” da Câmara Municipal. O encontro contou com palestras e apresentações, além de proporcionar momentos de discussões e debates sobre um tema de grande importância que é a Saúde. Depois da exposição de soluções aos problemas apresentados, o relatório foi votado e oito delegados foram eleitos.
Na manhã de ontem, sexta-feira, duas palestras abriram a programação. O doutor José Luiz Riani Costa, professor da UNESP de Rio Claro, e a doutora Ana Maria Tucci Gammaro Baldavira Ferreira, professora da Uniara, abordaram, em comum, a questão dos profissionais que trabalham no atendimento dos usuários. Para Riani, o médico deve estar comprometido com o seu trabalho e cumprir seus horários. “Sou médico, mas não me conformo com médico não cumprindo horário”, disse.
Já Ana Maria destacou a importância de a população conhecer os profissionais que estão lhe atendendo. “Todos são responsáveis pelo acolhimento dentro da cadeia, para o bom atendimento”, disse. Na noite anterior, uma palestra já havia sido proferida pelo médico e coordenador da conferência, Marcos Baldavira Ferreira, que destacou os objetivos do evento, assim como as principais edições e um breve histórico dos encontros que ocorrem a cada quatro anos.
Durante um rápido intervalo após as palestras, um desentendimento entre um cidadão e um médico da rede atraiu a atenção dos presentes. A discussão foi gerada após um questionamento sobre médicos que não cumprem horário nas unidades de saúde do município. Segundo o profissional, o autor do questionamento foi “inoportuno” e declarou que um médico não deve ser avaliado pelo tempo de serviço, mas pela qualidade do mesmo.
Por volta das onze horas, as enfermeiras Maria Silvia Vannucchi, Jennyfer de Souza e Luciana Celestino apresentaram um relatório onde apontaram os principais problemas encontrados nas unidades em que trabalham. Já à tarde, com base nas discussões e conteúdo apresentados, grupos de trabalho foram formados para debaterem os temas e encontrarem soluções para os problemas expostos. Um relatório final sobre a conferência foi redigido e passou por votação já no final do evento, quando oito delegados foram eleitos para representarem Ribeirão Bonito na Conferência Regional de Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário