Dezessete personalidades da oposição integram o conselho
EFE
A coalizão de jovens que lidera os protestos contra o regime do presidente iemenita, Ali Abdullah Saleh, formou neste sábado um conselho provisório para administrar os assuntos do país até a realização das eleições gerais. O anúncio foi feito pelo presidente do Conselho de Jovens da Revolução, Tawakul Karman - que pertence ao Partido da Reforma Islâmica -, em entrevista coletiva na qual precisou que o conselho está integrado por 17 personalidades da oposição.
A nova instância interina designou o ex-ministro da Defesa Abdullah Ali Aliwa, como comandante geral das Forças Armadas, e o juiz Fahim Abdullah Mohsen, como presidente do Conselho Supremo de Justiça. Entre os outros membros desse órgão figuram também o ex-primeiro-ministro iemenita Abu Bakr al Attas, que vive exilado na Europa, e dirigentes dos principais partidos da oposição.
Karman, em seu comparecimento perante a imprensa, pediu à comunidade internacional para "respeitarem as decisões dos jovens da revolução e reconhecer suas instituições, e pôr fim a toda forma de colaboração com os restos do regime de Saleh, porque carecem de legitimidade".
As seis principais formações políticas, integradas na coalizão opositora Encontro Partilhado, ainda não comentaram o anúncio dos jovens revolucionários. Esses partidos tinham iniciado no dia 2 de julho a estudar a formação de um conselho provisório interino.
Por sua parte, o vice-ministro de Informação iemenita, Abdo al Yenadi, considerou em entrevista coletiva que o anúncio da nova instância provisória representa "um escalada de discórdia e um golpe à legitimidade constitucional". Além disso, disse que quem anunciou esse conselho "sofre o mal da grandeza" e acrescentou que "esse suposto conselho não poderá substituir as instituições governamentais".
Os partidários da oposição realizaram grandes manifestações diariamente em diversas regiões do país para pressionar a formação de um conselho provisório, como passo para destituir o regime iemenita. À revelia de Saleh, o vice-presidente iemenita, Abdo Rabbo Mansur Hadi, assumiu interinamente a Presidência do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário