Regional | Araraquara criou 12 mil postos de trabalho - Blog Marcel Rofeal

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sábado, 16 de julho de 2011

Regional | Araraquara criou 12 mil postos de trabalho

São Carlos 3.650 no primeiro semestre

São Carlos em Rede
 
Foto: Divulgação
Araraquara é recordista regional em criação de empregos formais no primeiro semestre de 2011, conforme levantamento divulgado esta semana pela Fiesp/Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).
 
Dos 26.150 postos de trabalho criados de janeiro a junho deste ano, 12 mil foram registrados em Araraquara, segundo a Folha de S. Paulo, edição dessa sexta-feira (15).
 
O prefeito Marcelo Barbieri afirma que os números demonstram que Araraquara vem passando por um momento bastante positivo com a vinda de novas empresas. "Nossa cidade é escolhida pela sua localização geográfica privilegiada e mão de obra qualificada", acrescenta.
 
Em segundo lugar na geração de empregos vem Sertãozinho, com 7.250 vagas, depois São Carlos, com 3.650, Franca, 2.500 e Matão, 750. Ribeirão Preto não entra nesta estatística, segundo o jornal.
 
Ainda de acordo com ao Fiesp/Ciesp, o recorde de Araraquara foi provocado pelas contratações na indústria de alimentos, máquinas e equipamentos ligados ao setor de combustíveis, produtos têxteis e produtos químicos.
 
Outros fatores
 
O prefeito Marcelo Barbieri também destaca a parceria com o Senai na qualificação da mão de obra como outro fator que provoca a geração de mais empregos, além da instalação de novas empresas.
 
Com esta parceria, a Prefeitura já qualificou, em dois anos e meio, mais de 2,6 mil pessoas nos cursos gratuitos do setor da construção civil, para pedreiro assentador, pintor de obras, eletricista predial e instalador hidráulico predial (NR10). Estes cursos são oferecidos em diversos bairros da cidade.
 
"O resultado é a geração de mais emprego e renda e, conseqüentemente, o desenvolvimento econômico da cidade e da própria região", ressalta. Marcelo prevê a expansão do número de vagas com a inauguração de novas empresas, como Fortaleza e Big Ducthman, em agosto, e a futura fábrica de trens de alta velocidade, prevista para ser instalada na IESA, em parceria com a Hitachi.
 
Números gerais
 
Em todo o Estado de São Paulo, a indústria paulista registrou a abertura de 116,5 mil postos de trabalho no primeiro semestre deste ano, o que representa alta de 4,5% no nível de emprego, com relação ao mesmo período do ano passado.
 
Na análise regional, que aponta Araraquara na liderança em contratações, com 12 mil postos de trabalho, a alta foi de 24,3% no período, seguida de Sertãozinho, com 19,7%.
 
Em 12 meses, os destaques positivos foram Araraquara, que cresceu 8,7% na geração de novas vagas, e Matão, com 8,5%.

Um comentário:

Leoni disse...

Araraquara e região poderam ter trens regionais de passageiros !!!

”Trens regionais pendulares de passageiros de médio e longo percurso São Paulo-Minas-Brasília.”

Para que possamos ter definido um trajeto para trens regionais de passageiros de médio e longo percurso São Paulo - Brasília, passando por muitas das cidades citadas abaixo entre outras, além de um trajeto coerente para cargas, (dupla função) com o fator de sazonalidade igual a zero, deveremos tomar as seguintes providências;

1ª fase Interligar a ferrovia Norte / Sul com ramal para Brasília-DF com a Ferrovia Centro Atlântica FCA existente passando pelas cidades de Anápolis-GO, Araguari, Uberlândia, Uberaba-MG que hoje se encontram operando somente em bitola métrica, com a implantação de bitola mista ( 1,0 + 1,6 m ), passando por Ribeirão Preto, até o ponto que se encontram com a bitola larga em Campinas, aí já seguindo para Jundiaí e a capital-SP.

2ª fase Interligar em linha paralela com a ferrovia Norte / Sul passando por Goiânia, Anápolis, Itumbiara-GO, Monte Alegre de Minas, Prata e Frutal-MG e adentrando pelo centro norte de SP na cidade de Colômbia, e a partir daí seguindo por ferrovias existentes por Barretos, Bebedouro, Jaboticabal, até Araraquara no centro de São Paulo, com bifurcação para Panorama ou para a estação Júlio Prestes na capital-SP, ambos os trajetos como função de linhas troncos.

A maior parte destas propostas é a de se utilizar ao máximo os trechos ferroviários existentes que se estejam desativados ou subutilizados, mas que se encontram-se em regiões de grande potencial, que no passado já possuíram ferrovias a fazer parte de seu desenvolvimento, e que inexplicavelmente se encontram abandonadas, principalmente no estado de São Paulo, e o trecho novo complementar se limita a, ligação ferroviária Norte / Sul, Anápolis, Itumbiara-GO Colômbia-SP ~380 km, a maior parte em Minas Gerais. (Esta ligação tem a função de interligar na menor distância em bitola larga os pontos onde se encontram paralisadas ao Norte Anápolis-GO com a ao Sul Colômbia-SP) em um tempo, distância e custo de implantação muito inferior à proposta original, além que poderá ser utilizada como trens de passageiros.

Notas:
1-Fica definida a cidade de Panorama-SP de onde deve partir rumo ao Rio Grande do Sul a continuidade da ferrovia Norte / Sul.
2-Alguns trechos entre Colômbia e Panorama-SP se encontram em estado precário, ou erradicados, portanto devem ser refeitos.

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