Padre João Morales completa 20 anos em Ribeirão Bonito - Blog Marcel Rofeal

Breaking

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Padre João Morales completa 20 anos em Ribeirão Bonito

É o segundo sacerdote com maior tempo à frente da Igreja no município 

Marcel Rofeal, da Redação 

Foto: Arquivo Pessoal
Se o dia 11 de fevereiro já é uma data importante para o Catolicismo no mundo, há 20 anos tornou-se ainda mais especial para os católicos de Ribeirão Bonito. Na data em que se celebra Nossa Senhora de Lourdes, dois anos após o anúncio da renúncia do Papa Bento XVI, a Paróquia Senhor Bom Jesus da Cana Verde também comemora duas décadas da chegada do novo pároco, padre João Francisco Trovilho Morales. O sacerdote recebeu homenagens durante as celebrações no último domingo (8).

Era um sábado. Os fiéis aguardavam o início de uma procissão quando conheceram o novo pároco, nomeado pelo bispo da Diocese de São Carlos à época, Dom Constantino Amstalden. Apresentado à população, padre Morales conduziu a celebração e foi acolhido calorosamente por centenas de fiéis, entre eles autoridades, e se emocionou ao ser envolto pela bandeira do município [foto]. Poucos anos se passaram até que o sacerdote fosse oficialmente declarado Cidadão Ribeirão-Bonitense, título concedido pela Câmara Municipal em reconhecimento ao seu trabalho.

Nascido no dia 5 de julho de 1952 em Itapuí, João Francisco Trovilho Morales foi ordenado presbítero no dia 14 de janeiro de 1978. Trabalhou em diversos municípios da Diocese de São Carlos, como Bariri e Ibaté, e foi enviado em missão ao Estado de Goiás. À frente da Paróquia de Ribeirão Bonito há 20 anos, é o segundo padre com maior tempo de permanência na comunidade, atrás apenas do padre Casimiro Mikucki, pároco no município por 22 anos, entre 1951 e 1973.

Homenageado pela assembleia lotada na noite do último domingo (8), padre Morales desabafou em Missa na Igreja Matriz de Ribeirão Bonito. Segundo o pároco, que afirmou já ter recusado propostas de transferência quando, segundo ele, a Paróquia estava “no auge”, a comunidade não estaria em um momento difícil, pediu ajuda para reestruturar movimentos e pastorais, e disse que se sente só. Desde segunda-feira (9), Morales está em Atibaia, onde passou por uma cirurgia.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora