Padre João Morales completa 20 anos em Ribeirão Bonito

É o segundo sacerdote com maior tempo à frente da Igreja no município 

Marcel Rofeal, da Redação 

Foto: Arquivo Pessoal
Se o dia 11 de fevereiro já é uma data importante para o Catolicismo no mundo, há 20 anos tornou-se ainda mais especial para os católicos de Ribeirão Bonito. Na data em que se celebra Nossa Senhora de Lourdes, dois anos após o anúncio da renúncia do Papa Bento XVI, a Paróquia Senhor Bom Jesus da Cana Verde também comemora duas décadas da chegada do novo pároco, padre João Francisco Trovilho Morales. O sacerdote recebeu homenagens durante as celebrações no último domingo (8).

Era um sábado. Os fiéis aguardavam o início de uma procissão quando conheceram o novo pároco, nomeado pelo bispo da Diocese de São Carlos à época, Dom Constantino Amstalden. Apresentado à população, padre Morales conduziu a celebração e foi acolhido calorosamente por centenas de fiéis, entre eles autoridades, e se emocionou ao ser envolto pela bandeira do município [foto]. Poucos anos se passaram até que o sacerdote fosse oficialmente declarado Cidadão Ribeirão-Bonitense, título concedido pela Câmara Municipal em reconhecimento ao seu trabalho.

Nascido no dia 5 de julho de 1952 em Itapuí, João Francisco Trovilho Morales foi ordenado presbítero no dia 14 de janeiro de 1978. Trabalhou em diversos municípios da Diocese de São Carlos, como Bariri e Ibaté, e foi enviado em missão ao Estado de Goiás. À frente da Paróquia de Ribeirão Bonito há 20 anos, é o segundo padre com maior tempo de permanência na comunidade, atrás apenas do padre Casimiro Mikucki, pároco no município por 22 anos, entre 1951 e 1973.

Homenageado pela assembleia lotada na noite do último domingo (8), padre Morales desabafou em Missa na Igreja Matriz de Ribeirão Bonito. Segundo o pároco, que afirmou já ter recusado propostas de transferência quando, segundo ele, a Paróquia estava “no auge”, a comunidade não estaria em um momento difícil, pediu ajuda para reestruturar movimentos e pastorais, e disse que se sente só. Desde segunda-feira (9), Morales está em Atibaia, onde passou por uma cirurgia.
Padre João Morales completa 20 anos em Ribeirão Bonito Padre João Morales completa 20 anos em Ribeirão Bonito Reviewed by Marcel Rofeal on 02:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.