Justiça aceita sugestão e menores infratores também irão participar de curso de orientação em Ribeirão Bonito - Blog Marcel Rofeal

Breaking

domingo, 1 de novembro de 2015

Justiça aceita sugestão e menores infratores também irão participar de curso de orientação em Ribeirão Bonito

Programa foi proposto há pouco mais de um ano e deve sair do papel 

Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito 

Foto: Reprodução
A Justiça da Comarca de Ribeirão Bonito recomendou que também os menores infratores participem do Curso de Orientação Educacional, a princípio voltado para os pais ou responsáveis, proposto pela 2ª Companhia da Polícia Militar e pelo Conselho Comunitário de Segurança de Ribeirão Bonito. Essa iniciativa, apresentada há pouco mais de um ano, está prestes a ser concretizada, segundo o Conseg, aguardando apenas a finalização da lista de participantes.

Responsável pela redução da participação de crianças e adolescentes em atos criminosos, o projeto não é visto como a solução do problema, mas uma alternativa na recuperação de menores infratores. Previsto pelo artigo 129 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o programa conta com o envolvimento de diversos setores da sociedade e visa resgatar menores com potencial periculosidade e evitar que outros venham a ingressar no mundo da criminalidade.

De acordo com o comandante da 2ª Companhia do 38° Batalhão da Polícia Militar do Interior, capitão Paulo Roberto Nucci Júnior, na ocasião de apresentação da proposta, em setembro do ano passado, o programa apresentou bons resultados em Batatais, onde o envolvimento de menores em atos ilícitos caiu em 80%, e não é visto como uma punição aos pais ou tutores dos menores, mas como uma orientação no acompanhamento dessas crianças e adolescentes.

Para a presidente do Conseg, Maria José Prior, o curso deve ter duração de nove semanas, mas ainda não há uma previsão para ser iniciado. Segundo ela, a sociedade será convidada a participar da cerimônia de inauguração do curso, mas apenas os pais ou responsáveis e os menores encaminhados pela Justiça poderão participar das palestras. Se houver ausência, estão previstas condução coercitiva e eventual enquadramento em crime de desobediência.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora