Dom Paulo Sérgio Machado deixa São Carlos após 9 anos

Papa Francisco aceitou a renúncia do bispo diocesano nesta quarta 

Marcel Rofeal, da Redação 

Fotos: Marcel Rofeal/BMR
O Papa Francisco aceitou nesta quarta-feira (16) a renúncia de Dom Paulo Sérgio Machado, de 70 anos, ao governo da Diocese de São Carlos, função que desempenhava desde janeiro de 2007. Em seu lugar, assume como Administrador Apostólico Dom Airton José dos Santos, arcebispo metropolitano de Campinas. A última aparição pública de Dom Paulo enquanto bispo diocesano ocorreu no último domingo (13), ocasião em que ordenou seis novos padres.

Dom Paulo Sérgio e seu irmão gêmeo, padre Sérgio Paulo, nasceram aos 22 de novembro de 1945 em Patrocínio, Minas Gerais. Tornou-se padre aos 8 de abril de 1972 e sagrou-se bispo aos 24 de setembro de 1989 com o lema “A paz é obra da solidariedade”. Governou a Diocese de Ituiutaba, em Minas Gerais, de 1989 a 2006, quando foi nomeado bispo diocesano de São Carlos pelo Papa, hoje emérito, Bento XVI. Sua posse canônica ocorreu em 25 de janeiro do ano seguinte.

À frente da Diocese de São Carlos, Dom Paulo ordenou cerca de 60 novos padres – são em torno de 100 os presbíteros ordenados em toda sua vida episcopal – e criou mais de 50 paróquias. Sua passagem pela Diocese ficou marcada pela implantação do Instituto de Filosofia Santo Tomás de Aquino (Infista), onde os seminaristas cursam a primeira etapa da formação rumo ao sacerdócio, e pelo reconhecimento do curso pelo Ministério da Educação como nível superior.

Sua ligação com Ribeirão Bonito também foi especial. Em junho do ano passado, Dom Paulo presidiu a Missa Festiva de São João Batista, padroeiro de Guarapiranga, no distrito ribeirão-bonitense, sendo o primeiro bispo diocesano a celebrar uma Missa no local. No último dia 11 de outubro, esteve em Ribeirão Bonito pela última vez, oportunidade em que presidiu a Missa de Crisma a 74 jovens na Igreja Matriz da Paróquia Senhor Bom Jesus da Cana Verde.

Renúncia – Há cerca de um ano, nos bastidores da Cúria Diocesana, a saída de Dom Paulo já era especulada. Os rumores foram confirmados pelo próprio bispo em um boletim divulgado em meados de 2015, quando anunciou que escreveria uma quarta carta pastoral aos fiéis, a última, de despedida, ao completar 70 anos. Na noite de sexta-feira (11), ao ordenar 10 novos diáconos, ele citou sua renúncia de forma discreta ao anunciar uma série de mudanças na Diocese.

Pela internet, a Diocese de São Carlos confirmou nesta quarta-feira (16) que está vacante e divulgou uma nota de orientação aos fiéis e ao clero sobre o rito litúrgico. “Na Oração Eucarística, onde se reza pelo bispo diocesano, pede-se que mencione somente “pelos bispos””, afirma um trecho. Também na Oração dos Fiéis, é recomendada a inclusão das preces pelas intenções do Administrador Apostólico e pelas necessidades da Diocese e nomeação do novo bispo.
Dom Paulo Sérgio Machado deixa São Carlos após 9 anos Dom Paulo Sérgio Machado deixa São Carlos após 9 anos Reviewed by Marcel Rofeal on 00:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.