Vicentinos arrecadam quase uma tonelada de alimentos no Corpus Christi em Ribeirão Bonito - Blog Marcel Rofeal

Breaking

domingo, 29 de maio de 2016

Vicentinos arrecadam quase uma tonelada de alimentos no Corpus Christi em Ribeirão Bonito

Fiéis participaram de Missa e Procissão pelas ruas do Centro da cidade 

Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito 

Fotos: Marcel Rofeal/BMR
Durou cerca de três horas as celebrações pelo Dia de Corpus Christi na manhã desta quinta-feira (26) em Ribeirão Bonito. Centenas de fiéis lotaram a Igreja Matriz da Paróquia Senhor Bom Jesus da Cana Verde durante a Missa que abriu a solenidade e participaram da procissão, que percorreu cerca de 500 metros, até a Igreja São Benedito. Como a Igreja havia pedido, os populares levaram alimentos à celebração e as doações atingiram quase uma tonelada de mantimentos.

A Missa começou por volta das 8h e foi concelebrada pelos padres Fábio de Carvalho e pelo pároco local, padre João Francisco Trovilho Morales. Durante sua homilia, o sacerdote João Morales pediu três testemunhos sobre a Eucaristia, o primeiro deles relatado pelo próprio padre Fábio que, ordenado presbítero há mais de 40 anos, faz questão de celebrar a Santa Missa diariamente. Segundo o religioso, de 83 anos, ele chegou a celebrar sobre a própria cama, durante uma viagem.

Já se aproximava das 10 horas quando, logo após a Comunhão, o Santíssimo Sacramento foi exposto. Cerca de 10 minutos depois, após orações e avisos, a procissão deixou a Igreja Matriz e seguiu pelas ruas São Paulo e Padre Guedes até o Largo São Benedito. No percurso, moradores instalaram pequenos altares em frente às residências. Um por um, todos os fiéis que participaram da procissão reverenciaram o Corpo de Cristo, representado pela hóstia consagrada no ostensório.

Por volta das 10h30, o Santíssimo adentrou à Praça São Benedito e foi levado a um altar externo na escadaria da Igreja São Benedito para a bênção. Após a celebração, voluntários da Sociedade de São Vicente de Paulo, responsável pelo Lar dos Velhos “Maria Afra Tostes” de Ribeirão Bonito, recolheram os alimentos deixados na Matriz pelos fiéis. Segundo os Vicentinos, à princípio, foram arrecadados cerca de 800 quilos de mantimentos que serão destinados às famílias carentes.

Guarapiranga – No distrito que fica a 12 quilômetros de Ribeirão Bonito, dezenas de fiéis participaram da celebração de Corpus Christi na Igreja São João Batista. A cerimônia foi presidida pelo padre José Carneiro de Oliveira Filho, auxiliado pelo diácono Francileudo Gomes Oliveira de Lacerda, e começou por volta das 9h. A celebração durou em torno de duas horas e contou com uma pequena procissão pelas ruas que circundam o templo religioso, na Região Central do distrito. 

Para não perder a tradição, um grupo de fiéis decidiu enfeitar trechos por onde a procissão passaria, inclusive a escadaria da Igreja e parte da praça. De acordo com a Comunidade, não houve campanha de arrecadação de alimentos em Guarapiranga durante as celebrações de Corpus Christi, mas os fiéis podem levar as doações durante as atividades do próximo fim de semana, quando Guarapiranga irá receber a imagem peregrina de Nossa Senhora Mãe Rainha de Schoenstatt.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora