Aconteceu de novo: Prefeitura promove corte de árvores em massa, agora no Jardim Morumbi - Blog Marcel Rofeal

Breaking

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Aconteceu de novo: Prefeitura promove corte de árvores em massa, agora no Jardim Morumbi

Em junho, dezenas de árvores foram exterminadas sem justificativa na Avenida Irmãos Zeraik, saída de Ribeirão Bonito para Guarapiranga

Sem oferecer riscos a pedestres, árvores foram eliminadas pela segunda vez na cidade e provoca revolta (Reprodução)
As árvores são os alvos de mais um crime que vem se tornando comum na administração do prefeito Francisco José Campaner (PSDB) em Ribeirão Bonito, só que desta vez contra o Meio Ambiente. Na segunda rodada, por assim dizer, do corte em massa de árvores pela cidade, diversas delas foram liquidadas ao longo da Rua Vereador Agostinho Campaner, no Jardim Morumbi. Há exatamente quatro meses, a população ficou revoltada com a derrubada de outras dezenas de árvores ao longo da Avenida Irmãos Zeraik, no Jardim Centenário. O pior: a operação não tem qualquer embasamento.

Justificar as podas de árvores por, supostamente, representarem riscos aos pedestres é algo totalmente descartado. Moradores vizinhos às áreas prejudicadas pela decisão inescrupulosa da administração afirmam que as plantas estavam em perfeito estado e negam haver qualquer indício e muito menos perigo iminente de que algum galho pudesse vir a cair sobre pedestres ou automóveis. Populares, que não se conformam com o desmatamento, destacam ainda a importância das árvores no momento atual em que o sol forte predomina ao longo do dia e que qualquer sombra é bastante disputada.

Há quatro meses, árvores foram ceifadas ao longo da Avenida Irmãos Zeraik, no Jardim Centenário (Reprodução)
Mas não é de hoje a obsessão de Chiquinho Campaner por cortar árvores. Em junho, a Prefeitura chegou a anunciar o corte de uma espécie centenária localizada na Rua Dr. Mello Peixoto, ao lado do Paço Municipal, mas moradores se manifestaram em defesa da manutenção da mesma, considerada um símbolo para o município. Um cartaz chegou a ser afixado no local e até mesmo um despacho de macumba, como é popularmente denominado, foi ali deixado na tentativa de impedir a derrubada, o que parece ter funcionado. Porém o alvo mudou uma semana depois, surpreendendo a todos.

No dia 18 de junho, populares registraram em imagens e compartilharam por meio de redes sociais o ataque a dezenas de árvores na saída de Ribeirão Bonito para o distrito de Guarapiranga. "E nem estava na via de rolamento de veículos", comentou um morador em alusão à justificativa apresentada pelo prefeito para o corte da primeira árvore. Nesta terça-feira (17), funcionários de uma empresa que presta serviços à Prefeitura voltaram a promover o desmatamento e moradores voltaram a protestar. "Só gostaria de saber qual o motivo e qual a melhoria para a cidade", questionou um morador.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora