Casa do Povo? Câmara de Ribeirão Bonito impõe censura à imprensa e a moradores - Blog Marcel Rofeal

Breaking

terça-feira, 19 de março de 2019

Casa do Povo? Câmara de Ribeirão Bonito impõe censura à imprensa e a moradores

Comunicado foi lido da tribuna pelo presidente do Legislativo em sessão ordinária nesta segunda-feira (18)

Plenário Vereador Emygdio Lucato (Arquivo/BMR)
RIBEIRÃO BONITO/SP - Claramente submissa ao Executivo, e demonstrando total despreparo e desrespeito à população, a Mesa Diretora da Câmara Municipal e a Direção Geral da Casa decidiram instituir a censura aos moradores e à própria imprensa, segundo comunicado lido nesta segunda-feira (18) pelo novato presidente João Victor Machado Borges (PSB). O "chefe" do Legislativo anunciou que todo e qualquer tipo de manifestação popular será coibido e até mesmo cartazes dirigidos aos parlamentares serão proibidos, sob pena de retirada por parte da Polícia Militar.

A administração da Câmara tem demonstrado claramente o intuito de intimidar a população ao exigir a presença de tamanha força policial às sessões. O objetivo final das ações é blindar os parlamentares de críticas e cobranças por parte daqueles que o elegeram, o povo. Com a nova diretriz da Casa, ainda a liberdade de imprensa foi cerceada, uma vez que jornalistas estão proibidos de acessar o Plenário e demais dependências do parlamento para questionar vereadores, e buscar todo e qualquer tipo de informação que se fizer necessário para transmitir com clareza as notícias ao público.

Segundo o Regimento Interno da Câmara de Ribeirão Bonito, não são permitidas manifestações que possam prejudicar o andamento dos trabalhos ou mesmo interrompe-los. No entanto, a Mesa Diretora e os presidentes que passaram pelo Legislativo até o fim do ano passado mantiveram o bom senso de respeitar a indignação popular quando se fizesse presente e, em havendo protestos exaltados, dava-se pequenos intervalos para que a ordem fosse restabelecida. Agora, porém, a incapacidade de respeitar a população prevaleceu para aqueles que aparentam temer a reação popular à sua atuação.

João Victor Borges (Arquivo/BMR)
Ataque à imprensa - Ainda na tribuna, João Victor Machado Borges anunciou que apresentará uma Moção de Repúdio contra o jornalista Pedro Sérgio Ronco, do Blog do Ronco, devido à atuação do mesmo em Plenário, respondendo a provocações de vereadores. Segundo Borges, que pediu apoio dos pares para aprovação da matéria, a proposta deve ser apresentada na próxima sessão, marcada para o Dia da Mentira (1° de abril). Atualmente, espera-se que a matéria seja aprovada com o voto de cinco dos nove parlamentares, o mesmo grupo de apoio ao Executivo.

O BMR acompanha o cotidiano do Legislativo de Ribeirão Bonito desde 2009, portanto há 10 anos. Nossa reportagem sempre teve o livre acesso garantido, tanto ao Plenário quanto aos bastidores da Casa, ao longo de cinco mandatos presidenciais: José Luiz Mascaro (2009-2010); Eduardo Antonio Doimo (2011-2012); Dimas Tadeu Lima (2013-2014/2017-2018); e Marcelo Antonio Lollato (2015-2016). É a primeira vez que a imprensa é proibida de acompanhar com transparência o que se passa por detrás das cortinas do Legislativo, impedindo a clareza na transmissão de informações ao público.

Nota do Blog: A administração da Câmara de Ribeirão Bonito que acabou de chegar, mal sabe o que está fazendo além de claramente envergonhar a história do Poder Legislativo local, deveria adotar a norma regimental de analisar as denúncias por quebra de decoro parlamentar, o que mais se observa na Casa, mas que fica impune pelo corporativismo existente, que eu prefiro chamar de covardia. Se a PM deve ser acionada para retirar alguém, que sejam os próprios vereadores que não cumprem com o seu papel de representar a população e fiscalizar os atos do Poder Executivo.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora