Internacional: Tremor de magnitude 8,8 atinge o Chile e deixa ao menos 214 mortos - Blog Marcel Rofeal

Breaking

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Internacional: Tremor de magnitude 8,8 atinge o Chile e deixa ao menos 214 mortos

O TREMOR PROVOCOU UM TSUNAMI NO PACÍFICO

O terremoto de magnitude 8,8 que atingiu o centro-sul do Chile neste sábado deixou pelo menos 214 mortos, segundo o ministro do Interior, Edmundo Pérez Yoma. Por enquanto, não há informações de que brasileiros tenham morrido no terremoto, o maior do país dos últimos 25 anos.

O tremor provocou um tsunami no Oceano Pacífico e a previsão é que grandes ondas atinjam o Havaí por volta das 18h (horário de Brasília). A Administração Nacional de Atmosfera e Oceanos (NOAA, na sigla em inglês) afirmou que o tsunami poderá gerar danos no litoral de todas as ilhas do Havaí.

De acordo com a agência geológica americana (USGS, na sigla em inglês), o terremoto teve seu epicentro a 35km de profundidade, na região de Bio Bio, a cerca de 320km ao sul da capital chilena.

Em Santiago, o tremor arrancou varandas de edifícios, derrubou pontes, deixou fábricas em chamas e moradores desabrigados e sem eletricidade e sistema telefônico.

Pelo menos três hospitais da capital desabaram e na cidade de Concepción, cerca de 400 quilômetros ao sul de Santiago, o edifício do governo local desmoronou e pacientes estavam sendo transferidos dos hospitais, segundo rádios chilenas.

Em Concepción, fendas se abriram nas ruas. "Há uma enorme quantidade de danos que não sabemos a exata dimensão", afirmou a presidente Michelet Bachelet.

Do Último Segundo - IG

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora