Brasil: Índios negociam desocupação de usina em reunião - Blog Marcel Rofeal

Breaking

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Brasil: Índios negociam desocupação de usina em reunião

Manifestantes protestam contra empreendimento erguido sobre cemitério sagrado em MT

Do R7

Os cerca de 250 índios que desde domingo (25) ocupam a usina hidrelétrica de Aripuanã (MT) estão reunidos neste momento com representantes da empresa Águas da Pedra, responsável pela obra, da Funai (Fundação Nacional do Índio) e da Polícia Federal.

Os interlocutores que foram até o local tentam negociar a saída dos índios. Em um primeiro momento, quando ocorreu a ocupação, os manifestantes fizeram reféns cerca de 280 funcionários contratados para trabalhar no empreendimento.

Este grupo foi posteriormente trocado por outro, formado por engenheiros e cozinheiros. Estima-se que no mínimo sete pessoas sigam com os índios, mas segundo informações da Funai não estão na condição de reféns. Ninguém foi ferido.

Ainda de acordo com a entidade, os índios protestam contra a construção da usina, erguida sobre um cemitério sagrado. Caso não haja acordo, os manifestantes ameaçam incendiar a hidrelétrica a partir desta terça-feira (27). Em um primeiro momento, foi divulgada a informação - depois desmentida - de que os índios pediam uma indenização de R$ 10 milhões.

Mais cedo, o capitão Sebastião Taques do Espírito Santo, comandante da Companhia Independente da Polícia Militar de Aripuanã, havia afirmado que o clima no local era tranquilo.

- Os reféns estão no pátio, onde ficam o alojamento, o refeitório, a farmácia.

Por meio de nota, a Águas da Pedra afirma que os índios não serão atingidos diretamente pela obra, uma vez que a aldeia mais próxima fica a 42 quilômetros. Paulo Rogério Novaes, gerente de Meio Ambiente da companhia, afirmou que aguarda a aprovação de um programa de ações para a comunidade.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora