Internacional: Cuba completa envio de primeiro grupo de presos políticos à Espanha - Blog Marcel Rofeal

Breaking

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Internacional: Cuba completa envio de primeiro grupo de presos políticos à Espanha

Todos foram condenados na onda repressiva de 2003

Da Agência EFE, em Havana

Familiares confirmaram à Agência Efe que Jorge Luis González Tanquero, José Ubaldo Izquierdo Hernández, Antonio Ramón Díaz Sánchez, Blas Giraldo Reyes e Jesús Mustafá Felipe viajam esta noite para Madri em voos regulares das companhias aéreas espanholas Iberia e Air Europa.

Todos foram condenados à prisão na onda repressiva de 2003, quando foi preso um grupo de 75 opositores, jornalistas independentes e ativistas de direitos humanos cubanos.

Como ocorreu com os 15 primeiros presos libertados a partir do último dia 13, até agora os cinco últimos detentos foram transferidos de uma prisão de Havana direto para o aeroporto José Martí.

Também não houve informação hoje, nem por parte de fontes oficiais cubanas, nem da Igreja Católica local, sobre detalhes destas libertações e o momento exato das viagens.

Nilda Tanquero, mãe de Jorge Luis González Tanquero, disse por telefone do povoado de Jovellanos, no oeste de Cuba, que sentia "muita alegria" pela libertação de seu filho e com a confirmação de que já estava no aeroporto com outros familiares.

"Com ele vão para a Espanha seu irmão Lázaro Miguel com a esposa, três filhas e o marido de uma das filhas e sua menina", explicou Nilda, que viaja com mais quatro parentes em uma data ainda não determinada.

Isel Acosta, mulher de Blas Giraldo Reyes, disse que as autoridades anunciaram que em breve a levariam com outros cinco parentes ao aeroporto José Martí, onde se encontraria com seu marido.

Rosa Sánchez, cunhada de Antonio Díaz, contou que já se tinha despedido de sua irmã Gisela, que viaja em um dos voos desta quinta-feira.

Além disso, Lidia, parente de Yamilka Morejón, esposa de José Ubaldo Izquierdo, explicou que "ele (José Ubaldo) ligou e disse que já está pronto para ir ao aeroporto".

O Governo do Chile se ofereceu para receber Izquierdo Hernández como refugiado político. Ele aceitou a proposta de ir para o país depois de passar primeiro pela Espanha, aonde chegará amanhã.

Nesta semana também viajaram para Madri Arturo Pérez de Alejo Rodríguez, Ricardo Silva Gual, Alfredo Pulido López e Manuel Ubals González, como tinha anunciado o Ministério de Assuntos Exteriores espanhol.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora