Mundo | Conselho das Nações Unidas aprova sanções contra Gaddafi - Blog Marcel Rofeal

Breaking

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Mundo | Conselho das Nações Unidas aprova sanções contra Gaddafi

Sanções incluem a proibição de viagens do ditador e o congelamento de bens

Folha.com
 
Foto: Timothy A. Clary/AFP
O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou neste sábado, por unanimidade, sanções severas contra o líder líbio Muammar Gaddafi, seus familiares e integrantes de seu círculo político. Essas sanções incluem a proibição das viagens de Gaddafi e o congelamento de seus bens.
 
A resolução aprovada pelo conselho de 15 nações também inclui uma referência a Corte Internacional de Haia a respeito da repressão das forças governamentais contra as manifestações populares, para posterior investigações de quaisquer responsáveis pela morte de civis.
 
A resolução aprovada pelo conselho tem por objetivo "atingir a ampla e sistemática violação de direitos humanos, incluindo a repressão de protestantes pacíficos". Os membros também manifestaram preocupação pela morte de civis, "rejeitando inequivocamente o incitamento de hostilidades e violências contra a população civil feita pelas mais altas autoridades do governo líbio".
 
A decisão das Nações Unidas ocorre na sequência de medidas semelhantes já adotadas pelos EUA. Obama assinou uma ordem executiva para congelar todos os ativos de Gaddafi, sua família e membros de seu regime.
 
Hoje, o líder americano declarou que Gaddafi deve deixar o poder e sair do país "agora", já que perdeu a legitimidade para governar. "Quando a única forma de um líder permanecer no poder é pelo uso da violência massiva contra seu próprio povo, ele perdeu sua legitimidade para governar e precisa fazer o que é certo: ir embora", avaliou Obama, conforme comunicado distribuído pela Casa Branca.
 
O Conselho de Segurança das Nações Unidas é composto por cinco integrantes permanentes --China, França, Rússia, Reino Unido e EUA-- e dez integrantes com mandatos de dois anos, que hoje são: África do Sul, Alemanha, Bósnia e Herzegovina, Brasil, Colômbia, Gabão, Índia, Líbano, Nigéria e Portugal. 
 
GUERRA CIVIL 
 
Em entrevista à rede de televisão árabe Al Arabiya neste sábado, o filho do ditador líbio Muammar Gaddafi, Saif al Islam Gaddafi, disse que a escalada dos conflitos entre manifestantes e forças do governo podem levar o país a uma guerra civil ou à intervenção internacional na região.
 
O filho do ditador líbio também reconheceu que há "uma vontade interna de mudança" na Líbia, mas afirmou que os manifestantes estão sendo manipulados.
 
"O que a nação líbia está passando abriu as portas para todas as opções, e agora os sinais de guerra civil e interferência estrangeira começaram a aparecer", disse Saif al Islam.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora