Relatora especial da ONU para habitação critica ação no Pinheirinho - Blog Marcel Rofeal

Breaking

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Relatora especial da ONU para habitação critica ação no Pinheirinho

A relatora especial da ONU para o direito à moradia adequada, Raquel Rolnik, reivindicou nesta sexta-feira (27) às autoridades uma "solução apropriada", incluindo novas casas, para as pessoas que foram desalojadas nesta semana na região do Pinheirinho, em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, no interior de São Paulo. [+] da EFE no G1

Nota do Blog: Ao contrário do que possa parecer, o que está sendo criticado não é o trabalho da Polícia Militar do Estado de São Paulo, mas o modo com que a operação foi comandada no Pinheirinho. Esta situação, no meu ponto de vista, está errada desde o princípio, com a falta de moradias aos moradores, o que os obrigaram a invadir o local em 2004. Ainda assim, a entrada e a ocupação foram permitidas pelas autoridades da época, que os mantiveram naquela área.

O uso da força policial se fez necessária, e nem poderia ser diferente, devido à reação dos pobres cidadãos residentes naquela área – mesmos que, diga-se de passagem, chegaram a formar uma espécie de “tropa de choque” para enfrentar a PM. Baderneiros se aproveitaram da situação para provocar a desordem – poderiam, pacificamente, reivindicar seus direitos junto às autoridades, e não iniciar um “quebra-quebra”, tampouco envolver crianças na confusão – e os policiais precisaram se defender, como o bem comum.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora