JMJ Rio 2013 | “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” - Blog Marcel Rofeal

Breaking

segunda-feira, 29 de julho de 2013

JMJ Rio 2013 | “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”

Peregrinos de Ribeirão Bonito voltam para casa e prometem ir à Polônia 

Marcel Rofeal e Giovana Galhardi, especial do Rio de Janeiro 

Fotos: Marcel Rofeal/BMR
Os 21 peregrinos que partiram de Ribeirão Bonito no último dia 20 para participarem da 28ª Jornada Mundial da Juventude, realizada na última semana no Rio de Janeiro, voltaram para a casa na manhã desta segunda-feira (29). No sábado (27), o grupo participou da Vigília com o Papa Francisco, mas nenhum dos jovens dormiu na Praia de Copacabana. Com o anúncio da próxima JMJ para 2016 em Cracóvia, na Polônia, os jovens já planejam participar do encontro.

Foram nove dias de peregrinação. Neste domingo (28), após a Missa de Envio que encerra o evento, os jovens voltaram para a Paróquia Apóstolo São Pedro, onde ficaram hospedados, e arrumaram as malas. A viagem de retorno a Ribeirão Bonito começou por volta das 21 horas e emocionou o grupo e as famílias que o acolheram. O ônibus transportando os peregrinos ribeirão-bonitenses chegou ao município pontualmente às 7 horas desta segunda-feira (29).

Oitavo dia de peregrinação – No sábado (27), com a transferência de eventos do Campus Fidei em Guaratiba para Copacabana, o grupo aproveitou as horas a mais para descansar. Líderes do grupo pularam cedo da cama para a retirada do Kit Vigília e o pároco de Ribeirão Bonito, padre João Francisco Trovilho Morales, seguiu para a Catedral de São Sebastião, onde concelebrou Missa com o Papa Francisco, cardiais, bispos, padres, diáconos e religiosas.

Após o almoço, os peregrinos seguiram para Copacabana. Lá, houve Festival da Juventude durante a tarde. Apresentações artísticas preparavam o ambiente e os jovens para a Vigília, realizada à noite. No início, os jovens não poderiam dormir na praia, mas a organização permitiu e os fiéis tomaram a Avenida Atlântica e ruas próximas com sacos de dormir, colchões infláveis e barracas. Ninguém de Ribeirão Bonito permaneceu na praia durante a madrugada; todos voltaram para casa.

Nono dia – Às 7h deste domingo (28), o grupo de Ribeirão Bonito já estava na Praia de Copacabana para o último compromisso da JMJ Rio 2013. Os jovens se uniram a cerca de 3 milhões de fiéis para a Missa de Envio, mas nossa equipe foi à área exclusiva da imprensa logo em frente ao palco. Junto ao BMR, jornalistas de todas as partes do mundo e de todos os veículos de comunicação do Brasil. Um dos momentos mais aguardados era o anúncio da próxima JMJ.

O Papa Francisco escolheu Cracóvia, na Polônia – país de origem do Beato João Paulo II, idealizador da JMJ –, como sede da próxima Jornada Mundial da Juventude em 2016. Após a Missa, Francisco ainda rezou o Ângelus e se despediu dos jovens. O grupo de Ribeirão Bonito permaneceu na praia por algumas horas para os shows de encerramento da JMJ Rio 2013. Alguns já se preparam para o próximo encontro. A peregrinação chegou ao fim com uma despedida emocionante.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora