Moradores relatam abandono no Cemitério de Guarapiranga - Blog Marcel Rofeal

Breaking

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Moradores relatam abandono no Cemitério de Guarapiranga

Reportagem visitou o local e constatou uma série de problemas graves 

Marcel Rofeal, de Guarapiranga 

Foto: Marcel Rofeal/BMR
Moradores de Guarapiranga, distrito situado a 12 quilômetros do perímetro urbano de Ribeirão Bonito, denunciam o abandono e atos de vandalismo praticados no Cemitério Municipal da localidade, que fica às margens da Rodovia Vicinal Abílio Augusto Correa, que liga Guarapiranga a Araraquara. Sepulturas foram danificadas e violadas, objetos e adornos foram furtados e entulhos estão acumulados em várias partes da necrópole. A reportagem do BMR esteve no local.

Um dos problemas mais visíveis é também antigo. O acesso ao cemitério está em péssimas condições e os visitantes não sabem quando fica pior, se durante a estiagem ou em períodos chuvosos. Segundo a Prefeitura, a estrada pertence a uma propriedade particular que não teria autorizado o Município a promover melhorias no trecho. Em algumas situações, moradores que acompanham sepultamentos são colocados em perigo devido à grande quantidade de gado no local.

Dentro do cemitério, túmulos abandonados e alguns depredados. O jazigo de uma família foi aberto por vândalos e os restos mortais de um casal ficaram expostos. Logo ao lado, outra sepultura apresenta sinais de uma tentativa de violação e o revestimento está trincado. Em outro trecho, uma cova ocupada foi coberta por restos de poda e entulhos, só é possível identifica-la por uma cruz de ferro que ainda está visível. O local usado para preparar a massa virou uma poça de água.

Segundo a Prefeitura de Ribeirão Bonito, as estruturas fúnebres de Guarapiranga, não só o Cemitério, mas também o Velório Municipal local, devem receber melhorias. A princípio, o Executivo, por meio da assessoria, tem focado no registro das propriedades e catalogado todos os problemas, para depois dar início aos trabalhos de limpeza e recuperação dos espaços. No caso de Guarapiranga, ainda não é uma prioridade a abertura de novas vagas para sepultamentos.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora