Oratório de Nossa Senhora Aparecida é rodeado por incêndio, mas fica intacto no Trevo de Ribeirão Bonito - Blog Marcel Rofeal

Breaking

terça-feira, 12 de setembro de 2017

Oratório de Nossa Senhora Aparecida é rodeado por incêndio, mas fica intacto no Trevo de Ribeirão Bonito

Segundo relatos, chamas se apagaram naturalmente ao redor do ícone da Padroeira do Brasil. Vândalos destruíram três imagens e oratórios desde 2011

Rocha com imagem de Nossa Senhora ficou entre as chamas, mas o ícone não foi afetado (Foto: Blog do Ronco)
Em pleno Jubileu Mariano, nas celebrações dos 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora da Conceição nas águas do Rio Paraíba, uma imagem da Padroeira do Brasil ficou intacta em meio a um incêndio que atingiu o Trevo de Ribeirão Bonito na tarde de domingo (10). Segundo o Blog do Ronco, o fogo chegou a circundar a rocha em que o ícone foi instalado, mas se apagou naturalmente sem afetar a pedra. A presença de Nossa Senhora Aparecida no local já dura seis anos e superou uma série de atentados praticados por vândalos, que já destruíram três imagens e oratórios desde 2011.

Sob suspeitas de origem criminosa, as chamas começaram no início da tarde às margens da Rodovia Luiz Augusto de Oliveira, a SP-215, entre Ribeirão Bonito e Dourado. O fogo começou próximo ao KM-181, invadiu a mata e devastou uma área de preservação ambiental, se alastrando com facilidade pela vegetação seca em função da estiagem. Acionados, funcionários do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) estiveram no local e enfrentaram dificuldades para controlar o incêndio, o que foi possível após horas de tentativas com o apoio de um caminhão-pipa cedido por uma usina da região.

Incontrolável, o fogo seguiu rumo ao Trevo Cláudio José Trevisan, mas algo surpreendente chamou a atenção de quem acompanhava a operação. Ao se aproximar de uma rocha, onde fica uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, as chamas simplesmente se dissiparam sem qualquer intervenção humana e o local permaneceu intacto. De acordo com relato do jornalista Sérgio Ronco, a pedra chegou a ser cercada pelo fogo, mas não foi atingida. A história ganhou repercussão por meio das redes sociais e é considerada um sinal, ou até mesmo um milagre, segundo devotos e fiéis católicos.

A primeira imagem de Nossa Senhora Aparecida chegou ao Trevo de Ribeirão Bonito em outubro de 2011, pouco mais de um ano após a reinauguração do trecho, mas foi alvo de vândalos duas vezes; na primeira ocasião, em poucos dias, acabou sem a cabeça, mas foi totalmente destruída logo depois. Em agosto de 2012, uma nova imagem foi instalada, desta vez com uma redoma de vidro, mas durou três meses até ser destruída por completo. Em fevereiro de 2013, um novo oratório foi produzido, desta vez com vidro e granito, mas o ícone foi mantido por apenas quatro meses até ser depredado.

Devotos protestaram contra as depredações e um cartaz, com os dizeres "Nossa fé e nossa vontade são maiores que qualquer ato de vandalismo", foi colocado sobre a rocha. Após uma mobilização, a quarta imagem foi inserida na própria rocha e, desde então, é mantida. Para os fiéis, é uma referência a proteção de Nossa Senhora aos motoristas que trafegam pelo trecho. A pedra foi o que restou do chamado "Trevo da Morte". Palco de tragédias, o trevo passou por reformas, recebeu um viaduto e duas rotatórias, e foi inaugurado em 2010. Operários da obra não conseguiram remover a rocha.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora