Prefeitura inaugura Usina de Reciclagem de Lixo nesta sexta - Blog Marcel Rofeal

Breaking

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Prefeitura inaugura Usina de Reciclagem de Lixo nesta sexta

Centro de triagem recebeu investimento de pouco mais de R$ 500 mil 

Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito 

Foto: Marcel Rofeal/BMR
A Prefeitura de Ribeirão Bonito irá inaugurar oficialmente nesta sexta-feira (12) a Usina de Triagem de Resíduos Sólidos no aterro sanitário do município. O evento estava previsto para o início de agosto, mas foi adiado por razões desconhecidas pela própria administração. A unidade deve promover a geração de empregos, ainda que em pequeno número, e renda para algumas famílias da cidade e é o cumprimento às novas exigências para o depósito de lixo urbano no país.

O prazo para que os municípios brasileiros se adequassem à lei sobre a destinação de resíduos sólidos, que não poderão mais ser descartados a céu aberto, terminou no dia 2 de agosto. Segundo dados oficiais, cerca de 60% dos municípios não contam com aterros sanitários e mais de 3,3 mil prefeituras em todo o Brasil depositam o lixo em terrenos sem qualquer tratamento que evite a contaminação do solo. Os administradores que descumprirem a lei poderão ser presos.

Em Ribeirão Bonito, também foi crucial para a instalação da usina o fato de a capacidade do aterro sanitário do município estar próxima do limite, o que acendeu a luz vermelha para o Executivo ainda no ano passado. Em fevereiro de 2013, o prefeito Wilson Forte Júnior (PMDB) passou a tratar da questão como prioridade e a discutir alternativas em caráter de urgência, uma vez que a proposta de alteamento do aterro, que aumentaria sua capacidade, foi rejeitada pela Cetesb.

De acordo com a Prefeitura, a solução encontrada foi construir a usina de reciclagem de lixo, mas para tal foi necessária uma redução nos gastos da administração, que conseguiu economizar em torno de R$ 512 mil no orçamento e investir na unidade. A inauguração, que aconteceria no dia 8 de agosto, está prevista para esta sexta-feira (12), a partir das 9h, na RBB-134, a 400 metros do KM 171 da Rodovia Luís Augusto de Oliveira, a SP-215, na zona rural de Ribeirão Bonito.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora