Plano de Saneamento Básico é apresentado em audiência - Blog Marcel Rofeal

Breaking

domingo, 29 de novembro de 2015

Plano de Saneamento Básico é apresentado em audiência

Moradores, servidores públicos e autoridades participaram do evento 

Marcel Rofeal, da Redação 

Foto: Arquivo/BMR
Um grupo de moradores, servidores públicos, chefes de departamentos e autoridades participaram na manhã da última sexta-feira (27), no Plenário “Vereador Emygdio Lucato” da Câmara de Ribeirão Bonito, de audiência pública promovida pela Prefeitura, através do Departamento de Planejamento, Desenvolvimento, Obras e Serviços Públicos, para apresentação, discussão e votação do Plano Municipal de Saneamento Básico com metas e diretrizes para 20 anos.

Entre os temas mais importantes destacados estão o abastecimento de água do município, onde o Plano Diretor ressalta a necessidade de investimentos para sanar o problema com a falta de água em diversos pontos da cidade, uma vez que o consumo diário supera a capacidade de armazenamento. Outra questão é o coleta do esgoto sanitário e a necessidade de recursos para a conclusão das obras na Estação de Tratamento de Esgoto de Ribeirão Bonito, que estão paradas há anos.

Também é destacado pela proposta, elaborada com base em dados do Executivo, o manejo das águas pluviais, que também demandam de investimentos para evitar inundações e para a substituição das tubulações subterrâneas, em estado bastante deteriorado. Por fim, não menos importante, a destinação dos resíduos sólidos, que parecia ter sido solucionada com a instalação de uma pequena empresa de reciclagem na cidade, volta à pauta após a desativação desta há meses.

O PMSB, que visa criar mecanismos de gestão pública de infraestrutura sobre esses quatro eixos do saneamento básico prevê um planejamento com metas e diretrizes ao longo das próximas duas décadas, porém, é importante destacar que o Plano será revisado a cada quadriênio. O texto deve estar em conformidade com as legislações municipais, entre elas as orçamentárias, como Plano Plurianual (PPA), e as Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Orçamentária Anual (LOA).

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora