Artigo: Pensar à Direita - Ser Democrata - Blog Marcel Rofeal

Breaking

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Artigo: Pensar à Direita - Ser Democrata

"Com a democracia ganhamos direitos, mas também aumentamos os nossos deveres"

Paulo Mendes da Paz* 

Foto: Reprodução/A Opinião
Por vezes temos a sensação que a Democracia não esta bem. Um dia destes estava a pensar com os meus botões, mas o que é que se está a acontecer no mundo para que exista uma fricção entre o mundo muçulmano e o europeu? 

“Com a democracia ganhamos direitos, mas também aumentamos os nossos deveres” 

Cheguei à conclusão que apenas existe um problema de falta de democratas. O que é um democrata? É uma forma de viver em sociedade. É o saber respeitar as opiniões diferentes das nossas. Ser democrata é aceitar a liberdade de imprensa, mas também é respeitar a não representação de um profeta importante de uma religião diferente da nossa. Com a democracia ganhamos direitos, mas também aumentamos os nossos deveres. Ganhamos o direito de liberdade de expressão, mas ganhamos o dever de respeitar os outros pelas suas diferenças.

Ser democrata é respeitar a opinião dos eleitores, e como democratas que somos temos de emitir a nossa opinião, no entanto devemos sempre procurar consensos nacionais, no sentido de melhorar-mos a nossa sociedade e de ajudar-mos o nosso país a sair da crise.

Em Águeda não elegemos nenhum vereador para a Câmara, no entanto como bons democratas que somos temos de ajudar os executivos camarários, no sentido de serem eficientes a executarem o programa camarário sem problemas, em vez de dificultar o avanço na resolução dos problemas.

Ser democrata é um estilo de vida e uma forma de encarar a sociedade, com respeito pela opinião diferente. Não podemos abusar dos direitos adquiridos. Saber gerir as crises a todos os níveis e sentir os direitos de terceiros como se fossem os nossos próprios direitos.

*Paulo Mendes da Paz, 25, é Economista.

Publicado originalmente em 20/04/2006 no blog "A Opinião"

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora