Jornalismo: Tele-exame do coração supera as 60 mil consultas e já atende 51 unidades - Blog Marcel Rofeal

Breaking

domingo, 31 de janeiro de 2010

Jornalismo: Tele-exame do coração supera as 60 mil consultas e já atende 51 unidades

COM ESTA TECNOLOGIA, O LAUDO DOS EXAMES SAI EM UMA HORA

A Secretaria de Estado da Saúde acaba de ampliar o serviço de Tele-eletrocardiograma, passando a funcionar em 51 unidades espalhadas por todo Estado. A Central de Laudos do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia que já funciona ininterruptamente, 24 horas ao dia, terá seu potencial aumentado a cada ano, para que em 2012 cerca de 200 unidades possam contar com o serviço.

Com esta tecnologia o laudo dos exames de eletrocardiografia, que antes levava até duas semanas para ficarem prontos (nos casos ambulatoriais), hoje sai em aproximadamente uma hora, agilizando o diagnóstico e o encaminhamento desses pacientes para tratamento. O sistema atenderá tanto as emergências quanto pacientes atendidos em ambulatórios e nas avaliações pré-cirúrgicas.

Antes, os hospitais faziam o exame e encaminhavam o resultado em papel para um cardiologista avaliar e emitir o laudo. Agora, por meio de um equipamento que utiliza sinal de telefone celular, o exame é encaminhado imediatamente a um especialista do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, que avalia e encaminha o laudo rapidamente à unidade solicitante.

A nova tecnologia foi desenvolvida pelo setor de Bioengenharia do próprio Dante. Cerca de 300 exames são enviados diariamente pelo sistema para avaliação dos especialistas e emissão de laudos. Desde o início do funcionamento em 2008, o tele-eletrocardiograma já analisou mais de 60 mil exames cardiológicos.

O sistema de tele-eletrocardiografia também será expandido para todos os AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades), unidades de alta resolutividade que reúnem médicos especialistas e exames em um só local. Vinte desses ambulatórios já estão em funcionamento no Estado e outros 20 deverão ser entregues até o próximo ano.

Confira as unidades estaduais que já contam com esse sistema clicando aqui.

Da Assessoria de Imprensa da Sec. Estadual da Saúde - SP

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora