Brasil: Meirelles diz que Banco Central pode tomar medidas "impopulares" - Blog Marcel Rofeal

Breaking

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Brasil: Meirelles diz que Banco Central pode tomar medidas "impopulares"

AFIRMAÇÃO FOI DADA NA CERIMÔNIA DE POSSE DO NOVO DIRETOR DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS DO BC

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou nesta sexta-feira que a autoridade monetária tem que atuar de forma técnica e consistente, mesmo tomando decisões impopulares, sinalizando uma possível alta na taxa básica de juros, a Selic, nos próximos meses. A próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) será nos dias 16 e 17 de março.

"Atuar de forma consistente significa também não evitar decisões tecnicamente justificadas que, no curto prazo, possam parecer antipáticas ou impopulares, mas que visam sim o bem comum", disse em discurso na cerimônia de posse de Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo para a diretoria de Assuntos Internacionais do Banco Central.

Economistas consultados pelo Banco Central mantiveram a previsão para a Selic em 11,25% no fim do ano na última pesquisa Focus, divulgada segunda-feira (22). A taxa está atualmente em 8,75% ao ano - no fim de janeiro, o Copom manteve a tava nesse patamar pela quarta reunião seguida. Para 2011, a projeção do mercado subiu de 11% para 11,25%

No evento, Meirelles afirmou ainda que "enganam-se aqueles que esperam mudanças na conduta do BC em função do calendário cívico", referindo-se às eleições.

Sobre a rotatividade na diretoria do Banco Central, que nos últimos meses teve a troca de dois diretores, o presidente do órgão ressaltou que isso nunca afetou a atuação da autoridade monetária e não há motivos para acreditar que isso pode acontecer a partir de agora. O próprio Meirelles pode ser uma das baixas do BC neste ano se decidir ser candidato nas próximas eleições.

Da Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora