Internacional: Sobe a 30 número de mortos pela chuvas na Ilha da Madeira - Blog Marcel Rofeal

Breaking

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Internacional: Sobe a 30 número de mortos pela chuvas na Ilha da Madeira

SEGUNDO GOVERNADOR, 63 FERIDOS JÁ DERAM ENTRADA NOS HOSPITAIS

Pelo menos 30 pessoas morreram neste sábado (20) em consequência das chuvas torrenciais e dos fortes ventos que afetam a ilha da Madeira, em Portugal.

O número atualizado de mortos foi divulgado pelo governador da região, Alberto João Jardim, segundo o qual 63 feridos já deram entrada nos hospitais, dois em estado grave.

A chuva alagou ruas de Funchal capital do arquipélago da Madeira, que fica 900 km ao sudoeste de Lisboa.

Segundo fontes da Prefeitura de Funchal, a capital das ilhas, citadas pela imprensa portuguesa, há povoados isolados, estradas bloqueadas e graves danos em diversas áreas do arquipélago. O número de mortos pode subir.

O primeiro-ministro português, José Sócrates, se declarou "consternado" pelas mortes e pela destruição. Segundo ele, as imagens das inundações são "desoladoras".

Sócrates comprometeu o governo na ajuda às vítimas, expressou sua solidariedade aos madeirenses e anunciou que o ministro da Administração Interna português, Rui Pereira, viajará para o arquipélago assim que as condições do tempo permitirem.

Em declarações à imprensa portuguesa, o prefeito de Funchal, Miguel Albuquerque, disse que várias de suas avenidas principais e bairros estão completamente intransitáveis. As regiões mais baixas da cidade e dois de seus principais shoppings tiveram que ser esvaziados.

Devido aos ventos de até 100 km/h, o tráfego aéreo foi desviado para as Ilhas Canárias, a menos de 400 quilômetros de distância.

Os serviços de meteorologia declararam alerta vermelho, o mais alto, tanto em terra como nas áreas litorâneas do arquipélago, onde as ondas passam dos quatro metros de altura.

Do G1 - O Portal de Notícias da Globo

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora