Brasil: Campinas confirma epidemia de dengue no municipio - Blog Marcel Rofeal

Breaking

terça-feira, 27 de abril de 2010

Brasil: Campinas confirma epidemia de dengue no municipio

NÚMERO DE CASOS CONFIRMADOS CHEGOU A 945, NÚMERO MAIS DE QUATRO VEZES MAIOR DO NO ANO PASSADO

Da Agência Estado

A Secretaria de Saúde de Campinas, no interior de São Paulo, informou nesta segunda-feira que a cidade passa por uma epidemia de dengue. O número de casos confirmados chegou a 945, número mais de quatro vezes maior do que os 201 casos confirmados em 2009 e ao menos 300 casos acima do esperado para os quatro primeiros meses neste ano.

A secretaria confirmou uma morte por dengue entre dois óbitos que estavam sob investigação por suspeita da doença.

Um homem de 66 anos portador de hipertensão e diabete (fatores de risco para gravidade) morreu no dia 4 de abril com febre hemorrágica provocada pela doença.

É a primeira morte confirmada por dengue no município em 2010. Outro óbito, de um homem que morreu no dia 9 de abril, ainda está sob investigação. Em 2009, houve uma morte por dengue na cidade.

"O Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde classificam como epidemia quando há mais de 300 casos para cada 100 mil habitantes, o que seria falar em 3.050 casos em Campinas.

Mas a Secretaria Municipal de Saúde trabalha com o termo epidemia para quando o número de casos confirmados está acima do esperado, que é o que está ocorrendo", afirmou o médico sanitarista André Ricardo Ribas Freitas, da Coordenadoria de Vigilância em Saúde.

"A leitura que a população tem do termo epidemia é diferente, é de que a situação está fora de controle. Mas também não é isso: a situação está sob controle, temos conseguido desencadear as ações e acompanhar, mas é um momento grave desde o fim do ano passado", admitiu.

Nota do Blog: Mais uma vez minha viagem de férias deve ser adiada. No ano passado o motivo havia sido a epidemia com a Gripe A H1N1, que também arrasou Campinas. Torço para que, pelo menos, meus amigos e familiares campineiros não sejam vítimas da dengue.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora