Internacional: Imigrantes nos EUA fazem protesto neste sábado contra lei do Arizona - Blog Marcel Rofeal

Breaking

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Internacional: Imigrantes nos EUA fazem protesto neste sábado contra lei do Arizona

MANIFESTAÇÕES OCORREM EM LOS ANGELES, NOVA YORK, MIAMI E CHICAGO

Da AFP

Ao grito de "Todos Somos Arizona" e com o pedido de uma reforma das leis de imigração, milhares de imigrantes nos Estados Unidos sairão em passeata neste sábado (1º), com direito a uma grande concentração em Los Angeles e à participação de estrelas latinas.

Eddie "Piolín" Sotelo, o locutor de maior audiência em língua espanhola dos Estados Unidos, vai comparecer ao protesto.

- É importante que nos unamos e participemos de uma marcha pacífica para que sejam respeitados os direitos e a dignidade de nossa comunidade.

Líderes de grupos de imigrantes no país, em sua maioria latinos, convocaram a passeata de 1º de maio em Los Angeles para pedir uma reforma das leis de imigração e defender um boicote contra o Estado do Arizona pela nova lei contra estrangeiros sem documentos.

Nativo López, presidente da Associação Política Mexicano-Americano (Mapa), disse que não apenas os latinos sofrerão com a lei.

- O lema tem que ser 'Todos Somos Arizona'. As organizações e o povo do Arizona, não apenas os mexicanos e latinos, também os índios americanos, os afroamericanos e as pessoas trabalhadoras em geral são as verdadeiras vítimas que estão na linha de frente dessa lei retrógrada e racista promulgada pela governadora Jan Brewer.

Segundo os organizadores, acontecerão marchas em 70 cidades do país, incluindo uma diante da Casa Branca em Washington, além de Miami Nova York e Chicago.

LEI CAUSOU INDIGNAÇÃO NO PAÍS E NA AMÉRICA LATINA

A lei promulgada na semana passada pela governadora republicana do Arizona, Jan Brewer, provocou uma onda de indignação entre a comunidade hispânica nos EUA, a principal minoria no país com 44 milhões de habitantes, e em países da América Latina.

Nesta quinta-feira, três grupos de defesa dos direitos civis nos Estados Unidos anunciaram que apresentarão uma ação federal contra a lei que criminaliza os imigrantes sem documentos, permite à polícia interrogar sobre o estatuto migratório e pune qualquer pessoa que contrate ou que transporte as pessoas 'sem documentos'.

Angélica Salas, diretora da coalizão de defesa dos direitos dos imigrantes em Los Angeles (Chirla), convocou a população para o protesto.

- As pessoas têm que deixar o medo em casa, sair de casa no sábado. Queremos que os membros de nossa comunidade nos acompanhem, mas também os cidadãos americanos e toda a população deste país que está percebendo a injustiça dessa lei.

Uma pesquisa da empresa Angus Reid publicada na quinta-feira revelou que 76% dos americanos apoiam que seja convertido em crime o transporte de pessoas sem documentos, e uma esmagadora maioria respalda regulamentações similares à promulgada no Arizona.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora