Internacional: Termina primeiro turno das eleições presidenciais na Colômbia - Blog Marcel Rofeal

Breaking

domingo, 30 de maio de 2010

Internacional: Termina primeiro turno das eleições presidenciais na Colômbia

NOVE CANDIDATOS SE APRESENTARAM NESTE TURNO

Da Folha Online, com Agências Internacionais

Os centros eleitorais colombianos fecharam neste domingo às 16h (18h de Brasília), encerrando o primeiro turno da eleição presidencial do país, em um processo eleitoral marcado pelo grande comparecimento às urnas.

"Neste momento está encerrada a votação", anunciou Luis Guillermo Villegas, funcionário da instituição encarregada da organização das eleições.

Neste turno nove candidatos se apresentaram, dos quais despontam como favoritos Juan Manuel Santos, do Partido Social da Unidade Nacional (La U, direita), e Antanas Mockus, do Partido Verde, segundo as últimas pesquisas realizadas antes da eleição.

Caso nenhum deles obtenha mais de 50% dos votos, será necessário um segundo turno, que será realizado no dia 20 de junho.

Houve um grande comparecimento de eleitores aos centros de votação. Para esta eleição foram convocados cerca de 29,9 milhões de colombianos.

A participação esperada era de entre 50% e 53%, acima do índice de 45,5% de 2006. "Há grande afluência e normalidade. Chegaremos aos 15 ou 16 milhões de eleitores", disse Carlos Sánchez, diretor do Registro Nacional.

Nesta eleição, os colombianos decidem quem será o sucessor de Uribe, que mantém um índice de aprovação de 70% e foi impedido de tentar uma segunda reeleição por decisão da Corte Constitucional.

DIA DA VOTAÇÃO


A calma na qual as zonas urbanas colombianas viveram nas primeiras horas das eleições para a presidência contrasta com os combates, que deixaram dois soldados e um guerrilheiro mortos, e o suposto sequestro de um delegado da Registradoria Nacional do Estado Civil da Colômbia.

Um guerrilheiro das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) conhecido pelo codinome de "Chamizo", morreu em combate no sudoeste do país. Outro rebelde foi capturado no conflito, segundo fontes militares.

Em outra zona rural localizada no centro da Colômbia, um soldado morreu em perseguição policial durante uma patrulha. O outro soldado teria morrido em confronto entre as Farc e o Exército, no norte do país.

Duas horas depois da abertura dos colégios eleitorais, o ministro do Interior e Justiça Fabio Valencia disse que as autoridades desativaram três artefatos explosivos.

Também foram registrados quatro ataques de rebeldes contra as tropas, mas que "foram controlados".

Já o delegado, ente encarregado de organizar e divulgar os resultados das eleições presidenciais realizadas hoje, foi supostamente sequestrado em uma zona de floresta no noroeste do país na sexta-feira (28).

Ele se deslocava por um rio na região de Pie de Pato, na cidade de Alto Baudó, no departamento de Choco, quando foi interceptado por cinco homens armados, informou hoje um correspondente da Caracol Radio, que citou testemunhas e autoridades da região.

Oficias da Polícia de várias cidades do departamento iniciaram a busca pelo funcionário eleitoral, cuja identidade não foi divulgada, acrescentou a emissora de rádio.

O suposto sequestro foi publicado depois que a ONG independente Missão de Observação Eleitoral reportou um total de 17 ações armadas até as 12h locais, durante as eleições presidenciais realizadas hoje no país.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora