Nicarágua: Sandinistas marcham para pedir ajuda a Ortega - Blog Marcel Rofeal

Breaking

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Nicarágua: Sandinistas marcham para pedir ajuda a Ortega

Ex-soldados chegaram à Manágua depois de oito dias percorrendo 130 km a pé

EFE

Centenas de ex-militares sandinistas, que combateram com as armas à "Contra" durante os anos 80, chegaram nesta segunda-feira a pé a Manágua vindos do norte da Nicarágua para pedir ao presidente do país, Daniel Ortega, uma aposentadoria e outros benefícios, informaram os organizadores da marcha.

Os ex-soldados do extinto Exército Popular Sandinista (EPS) chegaram à Manágua depois de percorrer a pé 130 quilômetros durante oito dias, em uma caminhada que saiu da província nortista de Matagalpa, disse aos jornalistas o primeiro-tenente aposentado Francisco Javier Escoto.

O capitão aposentado Ronald Zeledón explicou, por sua vez, o objetivo da marcha é exigir que Ortega aprove uma pensão a favor dos ex-soldados, em sua maioria camponeses, que foram aposentados do Exército em 1990, ou antes, sem nenhuma indenização nem previdência.

Também pedem que o Governo lhes entreguem terras, entre outros benefícios recebidos pelos militares que deixaram o exército depois de 1990.

Esses ex-militares sandinistas protagonizaram uma guerra civil com os ex-membros da "Contra", que foram financiados pelos Estados Unidos nos anos 80.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora