Internacional: Deslizamento no México deixa pelo menos sete mortos - Blog Marcel Rofeal

Breaking

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Internacional: Deslizamento no México deixa pelo menos sete mortos

Números oficiais ainda são vagos devido às dificuldades de se chegar até a região atingida

R7 com AFP

Foto: Max Nuñes/EFE
O deslizamento que soterrou nesta terça-feira (28) centenas de casas no povoado indígena de Santa María, no sudeste do México, matou pelo menos sete mortos e deixou cem desaparecidos, embora as autoridades regionais estimem que até mil pessoas estejam debaixo dos escombros.

O governador Ulises Ruiz do Estado mexicano de Oaxaca, onde fica o povoado, confirmou os números oficiais à rádio Formato 21.

- São sete mortos e cem desaparecidos, é o relatório fornecido pelas autoridades.

Ruiz disse que tentou chegar de helicóptero à área atingida, mas as condições climáticas impediram sua aterrissagem.

- Não conseguimos chegar ao local. Homens do Exército mexicano estão sendo enviados, além de socorristas e funcionários de saúde.

Anteriormente, em entrevista à rede local Televisa, o governador afirmou que temia pela vida de "entre 500 e 600 pessoas, até mil", indicando que 300 casas podem ter sido atingidas. A maior parte delas é feita de madeira e telha no povoado.

Deslizamento na estrada impede chegada de ajuda


Santa María está cerca de 130 km a nordeste da cidade de Oaxaca, capital do Estado de mesmo nome, mas um deslizamento na estrada impede a passagem de qualquer veículo, constatou um jornalista da agência de notícias France Presse.

Soldados do Exército e policiais tentavam liberar o caminho na manhã desta terça-feira para permitir o acesso das equipes de resgate, que também não conseguiram se deslocar por via aérea para a região devido à chuva e à neblina.

As autoridades da localidade, que é administrada de acordo com os costumes indígenas, procuravam de manhã centenas de pessoas que vivem na área atingida pelo deslizamento.

A comunicação é complicada pela falta de instalações telefônicas fixas ou móveis, e o único contato é feito por um telefone por satélite.

Moradores cavam lama com as próprias mãos


Moradores de Santa María e cidades vizinhas tentavam cavar com suas próprias mãos a lama para conseguir chegar às casas soterradas. Eles procuravam desesperados por seus parentes, segundo a France Presse.

O México foi atingido por chuvas que deixaram desde meados de maio mais de 80 mortos, 810 mil desabrigados e perdas de cerca de R$ 6,8 bilhões (US$ 4 bilhões) no México, segundo a Defesa Civil.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora