Internacional: Terremoto de magnitude 6,1 mata ao menos uma pessoa no Irã - Blog Marcel Rofeal

Breaking

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Internacional: Terremoto de magnitude 6,1 mata ao menos uma pessoa no Irã

País persa está situado sobre a confluência de duas das principais placas tectônicas e sofre cerca de um tremor por dia

IG São Paulo, com EFE e Reuters

Ao menos uma pessoa morreu e três ficaram feridas quando um terremoto de magnitude 6,1 atingiu o sul do Irã nesta segunda-feira, segundo a mídia iraniana.

O Centro Sismológico Iraniano informou que o tremor ocorreu às 8h22 (horário de Brasília) a uma profundidade de oito quilômetros em Konar Takhteh, a oeste da cidade de Shiraz.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos registrou um tremor de magnitude 5,7 a oeste de Shiraz. "Baseados nos últimos relatos, o terremoto de hoje deixou pelo menos uma pessoa morta e outras três feridas", afirmou a agência semioficial de notícias Mehr.

Uma autoridade provincial disse que "alguns prédios velhos" em dois vilarejos próximos de Shiraz haviam ficado danificados.

O Irã está situado sobre a confluência de duas das principais placas tectônicas em colisão na Terra e, segundo as autoridades, sofre pelo menos um tremor por dia.

O último terremoto de grande intensidade destruiu, em dezembro de 2006, grande parte da histórica Bam, no leste do país, e matou mais de 31 mil pessoas, um quarto da população da cidade medieval. O mais devastador, no entanto, ocorreu em junho de 1990 nas províncias de Zanjan e Gilan, quando um abalo de 7,7 graus na escala Richter matou 37 mil pessoas e destruiu 27 cidades e quase 2 mil povoados.

Teerã está em uma das áreas mais críticas da falha tectônica. Especialistas afirmam que a capital iraniana, onde vivem cerca de 14 milhões de habitantes, pode sofrer um grande terremoto no futuro.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora