Mundo | Polícia sudanesa enfrenta estudantes que protestam em Cartum - Blog Marcel Rofeal

Breaking

domingo, 30 de janeiro de 2011

Mundo | Polícia sudanesa enfrenta estudantes que protestam em Cartum

"Juventude pela mudança" atraiu mais de 15 mil pessoas

Khaled Abdelaziz, Reuters
 
A polícia sudanesa agrediu e deteve estudantes no domingo durante protestos em Cartum exigindo a renúncia do governo, manifestações semelhantes às registradas no vizinho Egito. 
 
Centenas de policiais reprimiram grupos de jovens sudaneses que protestavam no centro de Cartum e cercaram as entradas de quatro universidades na capital, atirando gás lacrimogêneo e batendo em estudantes em três delas.
 
A polícia agrediu os estudantes com cassetetes enquanto eles gritavam palavras de ordem contra o governo, como "estamos prontos para morrer pelo Sudão" e "revolução, revolução até a vitória".
 
Grupos surgiram em redes de relacionamento na Internet se auto denominando "Juventude pela mudança" e "A faísca" desde as manifestações na Tunísia e no Egito neste mês.
 
A "Juventude pela mudança" atraiu mais de 15 mil pessoas.
 
"As pessoas do Sudão não seguirão em silêncio mais", disse a página do grupo no Facebook. "É hora de exigir nossos direitos e tomar o que é nosso em uma demonstração pacífica que não envolverá qualquer ato de sabotagem".
 
O grupo pró-democracia Girifna ("Estamos cansados") disse que nove de seus membros foram detidos na noite anterior ao protesto e representantes de partido da oposição listaram quase 40 nomes de manifestantes detidos no domingo. Cinco ficaram feridos, afirmaram.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora