País | Chuva deixa 20 desabrigados e vários prejuízos em São Luis (MA) - Blog Marcel Rofeal

Breaking

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

País | Chuva deixa 20 desabrigados e vários prejuízos em São Luis (MA)

Ponte de 10 metros de extensão foi levada pela força das águas, assim como pedaços de encostas e barreiras

Wilson Lima, iG Maranhão
 
A forte chuva que castigou São Luís na noite de segunda-feira e manhã desta terça-feira trouxe um rastro de destruição em toda a capital maranhense. Oficialmente, a Defesa Civil Municipal estima que aproximadamente 20 pessoas já estão desabrigadas. Pontes, ruas inteiras e trechos de encostas e barrancos foram destruídos.
 
No bairro Vila Conceição, na zona periferia da capital, uma ponte de aproximadamente 10 metros de comprimento sob o Rio Calhau foi arrastada pela força das águas, deixando moradores da área praticamente isolados. Sem a ponte, a população improvisou um acesso por uma ponte de madeira. Duas residências construídas ao lado do Rio Calhau também foram parcialmente destruídas.
 
Durante a chuva, foram registradas quedas de barreiras no Cantinho do Céu, também na periferia de São Luís e na avenida Litorânea, um dos principais pontos turísticos de São Luís. Duas famílias que moravam próximas a essa barreira no Cantinho do Céu foram retiradas de suas casas. Pelo menos outras três já estavam sendo remanejadas de outras áreas de risco da capital maranhense para abrigos públicos. “Estamos tirando as famílias que moram em locais potencialmente perigosos”, declarou o Secretário de Segurança e Cidadania de São Luís e superintendente da Defesa Civil Municipal, Luís Carlos Magalhães.
 
No bairro Coroadinho, pelo menos 20 residências ficaram inundadas por causa do transbordamento de um canal localizado na rua da Felicidade. Nos bairros Jambeiro e Piancó também houve casas que ficaram alagadas. No bairro Ponta do Farol, uma rua inteira foi destruída pela força das águas e nas principais avenidas de São Luís, como a Jerônimo de Albuquerque, pequenos trechos do asfalto se soltaram formando vários buracos na via.
 
Conforme dados do Departamento de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em 12 horas choveu 117 mm, o que corresponde a 45% do volume de chuvas historicamente registrado para o mês de janeiro em São Luís. A expectativa dos meteorologistas é que o período chuvoso seja mais intenso a partir do próximo mês no Maranhão.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora